terça-feira, 4 de agosto de 2009

Drenagem linfática




A drenagem linfática é uma massagem que trabalha o sistema linfático, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é um líquido que banha os tecidos do corpo humano e é formada através do extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos. A linfa é filtrada nos gânglios linfáticos (linfonodos), e direcionada de volta ao sangue.

Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que banha as células e devolve-lo ao sangue. A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas (toxinas) que as células produzem durante seu metabolismo.
Não há um órgão específico que bombeie a linfa, então sua movimentação depende unicamente de agentes externos, como por exemplo a compressão dos músculos (realizada durante exercícios físicos), a respiração, a atividade intestinal e inclusive a massagem denominada drenagem linfática.
A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos que ocorre por fatores internos.
A drenagem linfática auxilia a eliminação desses líquidos, por movimentar a linfa até os gânglios linfáticos. Esses líquidos serão encaminhados ao sangue e dessa forma poderá ser eliminado pela urina. Por esse motivo é muito comum sentir muita vontade de urinar após uma sessão de drenagem linfática.
Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
É importante comentar que pessoas com infecções agudas, varizes severas, trombose ou câncer não podem receber a drenagem linfática.

Thamiris Stefani

3 comentários:

  1. Caramba, quando é que as pessoas, principalmente voces que trabalham na area de estetica, vao deixar de ser ignorantes?! A drenagem linfatica nao E' contro indicada a pacientes que estao em tratamento ou tiveram cancer! Existem diversos tipos de cancer, como é possivel que voces, que se dizem tao estudados, se dao no direito de generalizar?! A drenagem linfatica E' em muitos casos INDICADA a quem tem ou teve certos tipos de cancer, por exemplo nas mamas. Nao é indicada, por exemplo, nos linfomas. Quanta ignorancia, preconceito e falta de profissionalidade de voces, esteticistas (independente da formaçao inicial, incluo aì fisioterapeutas). Ser rejeitada por uma "profissional" da estetica somente por ter tido um episodio de cancer, ja tratado e liberado por meus medicos, é muito desanimador. VAO ESTUDAR E SE INDORMAR MELHOR! Desserviço total esse que voces prestam à sociedade. Ao invez de combater o preconceito com o cancer e pacientes de cancer, voces estao, ao contario, disseminando o preconceito! Nunca ouviu falar de fisioterapia oncologica, minha filha?! E adivinha, a drenagem linfatica è o primeiro dos procedimentos a ser adotados.

    ResponderExcluir
  2. Você poderia colocar seu comentário sem me acusar de ignorante. Não sou obrigada a saber de tudo que existe no mundo, assim como você também não deve ser um SABE TUDO que é melhor do que os outros (como está se fazendo parecer). Quando uma profissional da estética recusa uma paciente que já teve câncer, é por medo de piorar a situação, e não por preconceito. Nesse caso, quem está tendo preconceito é você. Se você já teve câncer e quer receber uma drenagem linfática, peça ao seu oncologista um termo recomendando o tratamento e assinado por sua responsabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Justo o que eu procurava sobre drenagem linfática bh. Obrigada!

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.