terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nicotinamida - anti-ACNE e anti-envelhecimento



A nova arma contra a acne é o gel de nicotinamida a 4%. A nicotinamida é a forma amida da vitamina B3, que tem importante ação antiinflamatória, agindo dessa forma impedindo a formação da acne, as famosas "espinhas". Estudos realizados demonstraram que a eficácia do gel de nicotinamida a 4% é comparável à de antibióticos utilizados topicamente, e tem a vantagem de não promover resistência e não ter efeitos colaterais.

Como a nicotinamida também é anti-oxidante, dessa maneira também atua como um poderoso componente anti-envelhecimento, acabando com os radicais livres e hidratando a pele, pois também causa o aumento da síntese de ácidos graxos pela pele, o que a mantém protegida e hidratada.
A nicotinamida também apresenta bons resultados em testes demonstrando capacidade anti-tumoral e acelerando a cicatrização.
A parte boa é que a nicotinamida já está sendo comercializada sob forma de gel a 4%, em bisnagas de 25 g. E não custa caro. Uma bisnaga custa em torno de R$ 45,00.
Gel anti-ACNE, anti-envelhecimento e anti-tumoral tudo num produto só e sem efeitos colaterais? Essa é a nova promessa da nicotinamida.
Não estou fazendo marketing não, tanto que nem postei a marca do produto aqui, mas é que eu achei tão interessante e tão boa a idéia e os resultados que não resisti, e vim divulgar a novidade.
Estou usando esse gel há 2 semanas. Até hoje não me surgiu nem uma espinha. E olha que eu nunca vivi sem espinhas, rsrs. Estou adorando o resultado contra as espinhas, e também pude notar que minha pele ficou mais macia.
Quem quiser uma leitura mais acadêmica sobre o assunto, leia o artigo:

Thamiris Stefani


Obs. Estou adicionando aqui uma informação: já se passou um ano desde que coloquei esta postagem. Continuo usando e minha pele está muito linda. No more espinhas!
Só os cravos ainda continuam aparecendo, quando arranjar uma solução pra esses maledetos eu aviso.

Atenção: devido ao grande número de comentários para esta postagem, não cabe tudo em uma página só, então quando chegar ao final da página, clicar em "carregar mais". Aí aparece mais um pouco. Vai clicado em "carregar mais" até aparecer todos.

Ou podem mandar dúvidas pelo email: thamirisstefani@yahoo.com.br

434 comentários:

  1. poxa verdade o q escreveu, durante minha gravidez fiquei com a pele do rosto horrivel, minha obstetra me pasou uma pomada em gel com nicotinamida e o resultado foi muito rápido, além de tirar as acnes ainda clareou minha pele.
    Se for útil a alguém ,claro q com receita médica o nome da q eu usei é Papuless

    ResponderExcluir
  2. A que eu uso também se chama Papuless. É que eu não citei o nome do texto pra não ficar uma propaganda discarada sem me pagarem nada, rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tudo bem?
    Eu só queria tirar uma dúvida com vocês sobre como vocês usam... passam todo dia sobre todo o rosto ou só nas espinhas?
    Obrigada!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Melissa, a forma certa de usar é passar no rosto todo de manhã e de noite, ou seja, 2 x ao dia. Pode usar protetor por cima se quiser, mas a nicotinamida não mancha o rosto nçao, então não tem problema usar de dia, por isso usa-se de manhã e a noite.

    ResponderExcluir
  5. ola tenho muitas espinhas tambem ja fiz de tudo mas ñ vejo resuldado.aonde vende este medicamento em farmacia ou em farmacia de manipulaçao

    ResponderExcluir
  6. ola tenho muitas espinhas ja fiz de tudo.aonde eu compro este medicamento em farmacia comum ou manipulaçao.

    ResponderExcluir
  7. Em farmácia você encontra pelo nome Papuless. Em farmácias de manipulação pode mandar manipular (fica muito mais barato): nicotinamida 4% gel ou creme, fica a seu critério.

    ResponderExcluir
  8. estou usando um que meu esteticista passou, ele é de 1% apenas.. isso influencia muito..? que ótimo que n mancha ao sol..e tambem qria saber se pode passar no rosto todo ou só em locais com espinha..
    grato

    ResponderExcluir
  9. 1% é muito pouco, pode ser que não tenha o efeito desejado.
    E pode passar no rosto todo sim!

    ResponderExcluir
  10. quais são os principais efeitos da nicotinamida?

    ResponderExcluir
  11. Está no texto: antiinflaatório, anti-oxidante e anti-tumoral.

    ResponderExcluir
  12. Comecei a usar essa semana e já estou sentindo diferença. Estou gostando mto.....;)

    ResponderExcluir
  13. minha filha , ficou com a testa cheia de bolinhas de um dia para o outro,usei minancora , melhorou mais, ficaram manchas escuras , posso uzar a papulesse

    ResponderExcluir
  14. Oi, Meire. Poder pode sim, a Papuless vai evitar que novas bolinhas apareçam, e não tem contraindicação nenhuma. Mas para as manchinhas não ficarem difinitivas, vc deve passar protetor solar nela todos os dias.
    bjos

    ResponderExcluir
  15. olá, gostei de saber dessa pomada, eu queria saber por quanto tempo devo usar e se parar de usar as acnes vão voltar. minhas espinhas aparecem geralmente quando estou perto de menstruar e estou com o rosto marcado.

    ResponderExcluir
  16. Você pode usar o tempo que você quiser. Eu estou usando e vou continuar usando eternamente, rsrs. Até porque não faz mal, é só vitamina.

    ResponderExcluir
  17. Sera que esta pomada pode ser usada por quem tem rosacea? Vc sabe de algum tratamento tipo luz pulsada?? Melhora a aparencia vermelha do rosto??

    ResponderExcluir
  18. Poder ser usada em rosácea até pode, pois não causa mal algum. Agora eu não sei te dizer se resolveria o problema. Você pode experimentar usar.
    Sobre outros tratamentos, eu acho que a luz intensa pulsada melhoraria muito o aspecto das rosáceas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Thamiris minha dermatologista me passou um protetor solar com nicotinamida e clindamicina para tratamento de rosacea, so me da irritaçao sempre que uso , coça muito.Sera que e normal? Posso usar o rozex (metronidazol) junto com a nicotinamida?
    Obrigada pela atenção!!!
    Marcia

    ResponderExcluir
  20. Márcia, a clindamicina é um antibiótico. Seu dermatologista te receitou porque é uma causa provável que alguma bactéria esteja causando a rosácea, mas as causas da rosácea são desconhecidas. Enfim, o que está fazendo sua pele arder é o antibiótico mesmo, mas você deve seguir o tratamento que o médico te receitou. Trocar por um antifúngico por conta própria não é boa idéia. Converse com ele antes de tomar qualquer decisão.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  21. oi Tâmires, tudo bem? gostaria de saber se a nicotinamida pode ser usada por adolescentes ou só os adultos podem usar? já que ela previne o envelhecimento. adolescentes com 15 anos podem usar?
    muito obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!
    um beijo, Júlia.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Júlia!
    Sim, adolescentes podem usar sim. Aliás, é o mais indicado, pois é apenas vitamina e não tem nenhum efeito colateral. Previne o envelhecimento porque é uma vitamina anti-oxidante. Melhor ainda né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie
    primeiramente gostaria de pedir desculpas

    E porque sofro com espinhas há uns 5 anos
    jah usei diversos remédios
    roacutam ,diversas pomadas, remédios caseiros, te falar que ja usei de tudo
    hoje em dia não agüento mais
    tenho 21 anos sofro com issu jah bastante tempo
    já estive lendo diversos tópicos sobre acne
    há minha e de grau 4

    ultima tentativa agora que to fazendo e ir em uma dermatologista novamente
    porque ja fui receitou roacutan porem não posso tomar mais por ter dado contra indicações
    e dessa vez em que fui ela me receitou um remédio que se chama epiduo gel, um sabonete de enxofre,
    e um antibiótico via oral tomar 3 dias e parar 7

    so que não estou muito esperançoso há esse tratamento não espero que eu me fique surpreso porque não agüento mais espinhas

    Le sobre essa pulmada papuless que você falou ai no fórum será que posso tah usando ela junto com os remédios
    que dermatologista me passou ?

    pq se não der um jeito vou ter que fazer um transplante facial pq não agüento mais ...

    brigado

    ResponderExcluir
  24. Oi, Vitor. Como você já está fazendo tratamento com dermatologista, acho melhor você voltar nela e perguntar se pode misturar os tratamentos.
    Só dando a minha experiência: já usei sabonete de enxofre, já usei antibióticos, nada resolveu. Só a Papuless resolveu.
    Mas o meu caso era grau 2. O seu é grau 4, é mais grave. O roacutan seria o mais indicado mesmo, mas como você não pode tomar, então tem que apelar para outros tratamentos mesmo.
    Então, você precisa conversar com ela, não pode misturar pomadas assim, uma pode interagir com a outra, entende?
    Boa sorte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. olá Thamiris,

    Tb sou farmacêutico e gostaria de te parabenizar pelo blog e pelas dicas de tratamento.

    Só gostaria de fazer uma observação. Uma das maiores lutas de nossa classe está sendo o combate a auto-medicação, nós sabemos o quanto essa é uma batalha árdua e os riscos q tal prática pode ocasionar.

    A nós, farmacêuticos, cabe a orientação ao paciente sobre o tratamento prescrito e o debate com o especialista em casos de possíveis discordâncias.

    O tratamento anti-acne deve ser prescrito pelo dermatologista, pois somente este tem a capacidade de emitir um parecer completo a respeito das características de nossa pele e, dessa forma, prescrever o medicamento adequado, em especial, sua concentração (%) e posologia.

    Fica a dica a seus leitores.

    Grato.

    ResponderExcluir
  26. Sim, Renato, você está corretíssimo. Por esse motivo eu não coloquei o nome do produto na matéria, mas acabaram citando nos comentários.
    Contudo, eu mesma já sofri com acne e fiz tratamentos com muitos dermatologistas, porém nenhum deles conseguiu resolver meu problema. Apenas receitavam produtos danosos à pele, antibióticos, etc.
    Eu só me dei bem com a nicotinamida, que não me receitaram, eu compre por conta própria. Parece que os dermatologistas não conhecem este produto.
    Enfim, sim, você está certo, os leitores daqui devem discutir utilizar ou não o produto com o seu dermatologista de confiança.
    Mas Renato, nós farmacêuticos temos muito mais informação e conhecimento sobre a área de medicamentos do que os médicos, concorda né? Pena que neste país somos uma classe muito desvalorizada. Em outros países são os farmacêuticos quem receitam medicamentos.
    Valeu pelo comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oooi Thamiris, tudo bom? ^^
    Primeiro gostaria de dar parabéns MESMO pelo seu blog, muito informativo e util pra necessitados como eu =D
    Agora, o seguinte, voltei do meu dermato faz 4 dias, e ele me recomendou usar Epiduo gel a noite e tomar tetraciclina 500mg uma vez por dia. Como antes ja usei pomadinhas bestas como Clindoxyl e uma soluçao em alcool bem bizarra chamada Stiemycin, e ambos só deixaram minha pele pior (francamente, prefiro um rosto somente com espinhas ao inves de menos espinhas e pele vermelha, ardendo e descamando) estava com receio de usar esse tal de Epiduo, que inclusive parece ser novo no Brasil, e pelo que li por aí, em maioria dos casos ele descama a pele e a deixa avermelhada, para apresentar melhoras apenas depois de semanas de tratamento. Entao, com receio de machucar meu rosto nooovamente por uma pomada besta, nao usei o Epiduo e fiquei só com o antibiótico mesmo. Daí fui fuçar pela internet pra procurar tratamentos alternativos e me dei com esse fantástico blog e essa tal de nicotinamida 4%. Pelo que li esse Papuless é o que há, mas ele resolve mesmo no tratamento contra acne? Ou só com espinhas isoladas? Foi efetivo com vc? Ele deixou sua pele descamando, ressecada, e avermelhada, ou seja, piorou pra depois melhorar? Ele tem muitos efeitos colaterais?
    Minhas espinhas sao moderadas, nao tomaram conta de meu rosto (ainda hahaha pois as desgraçadas parecem piorar de um dia pro outro), tenho 17 anos. Tava pensando em continuar com o antibiótico, e começar com o Papuless, visto que ele não é antibiotico tambem. Pode dar coisa ruim os 2 interagindo (tetraciclina 500mg e nicotinamida), seria melhor eu consultar meu dermato antes de utilizá-lo por conta própria? Estou realmente de saco cheio dessas espinhas, estou com elas faz 3 anos e me irritam profundamente, e usar o Roacutan está fora de questao.
    Valeu mesmo pelo blog, continue o bom trabalho! =) Agradeço desde já. Lucas.

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Essas pomadas que ressecam a pele e deixam vermelha elas atuam reduzindo a oleosidade, promovendo descamação, por isso trazem esses efeitos colaterais desagradáveis.
    A nicotinamida nada mais é que a vitamina B3, ela tem poder antiinflamatório, por isso é eficaz contra as espinhas. Só as espinhas. Contra os cravos ela não tem efeito.

    Eu estou usando a nicotinamida a 4% há 1 ano mais ou menos. Acredita que desde esse tempo eu tive pouquíssimas espinhas? Pois é, deu super certo para mim, minha pele está linda, todo mundo elogia minha pele, diz que melhorou demais. E realmente está sim muito bonita, sem espinhas.
    Ela não tem nenhum efeito colateral, não dá escamação, não fica vermelha, nada. Só melhora e ainda previne rugas.
    Eu te aconselharia a usar a Papuless sim, mas eu como farmacêutica, assim como o rapaz acima me alertou, não posso incentivar a auto-medicação. Te aconselho a procurar seu dermatologista e conversar com ele sobre usar a Papuless.
    Obs. Não tem interação nenhuma com os antibióticos. Você poderia conciliar as duas sim, sem problemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. OI THAMIRIS...
    Estou usando nicotiamida para melasma e estou fazendo peeling de cristal tb...queia saber se posso passar essa pomada de nicotiamida em outros tipos de mancha...tipo coxa,interno de coxa e se existe algum tratamento para manchas na parte interna da coxa...minha dermatologista passou para o rosto...mas esqueci do resto do corpo

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Então, pelo que eu saiba a nicotinamida não tira manchas não.. O que deve estar melhorando a sua pele é o peeling de cristal.

    ResponderExcluir
  31. Olá Thamiris, seu blog é muito útil e em nada você incentivou a usar o medicamento sem prescrição. Eu sofro com acne há 12 anos e já usei e litudo sobre o assunto. Logo, pra uma pessoa como eu, dicas como esta são de suma importância. Fica aqui meu agradecimento. E deixo duas perguntas. Papuless não tem genérico? Caso não tenha, pra manipular, precisa de receita? grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Olá, João Paulo. Obrigada pelos elogios. Papuless não tem genérico não, mas você pode mandar manipular sim. Não precisa de receita, é só pedir nicotinamida 4% aí você escolhe a base que você quer: creme, ou gel, ou gel-creme, etc.
    Eu mando manipular a minha. Como eu gosto de hidratar a pele eu mando por na base de creme croda.

    ResponderExcluir
  33. Uso um gel com a nicotinamida desde dezembro de 2007. A minha dermatologista foi quem prescreveu e algumas amigas já aderiram ao produto por indicação minha! No meu caso uso o produto manipulado e apenas à noite, como foi prescrito pela minha médica.

    ResponderExcluir
  34. Que bom, Fernanda.
    Eu também só uso à noite agora, mas a minha dosagem está maior, eu estou usando 7% manipulado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá Tamiris, encontrei seu blog e achei muito esclarecedor.
    Comecei a usar o gel nicotinamida 4% por indicação do dermatologista por causa da dermatite seborreica. Já usei também o manipulado, e sempre tive bons resultados, ocorre que agora estou grávida de 14 semanas e o gel que eu tinha acabou, meu rosto tá todo vermelho, horrivel pela manifestação da dermatite e pra eu conseguir outra consulta é muito difícil porque não é plano, então decidi comprar o papuless que já usei,e pelo que li na bula não deveria usar no primeiro trimestre da gravidez porque é excretado no leite materno...
    Pergunto: já passei dos 3 meses, estou com quase 4, será que há alguma contra indicação pra mim:
    Obrigada desde já.
    Simone.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Simone!

    A nicotinamida é a vitamina B3, um composto que está presente em todas as células do noso corpo e inclusive do bebê também, portanto é um componente seguro e não tóxico. Você pode usar sim, sem problemas. Mas é bom você visitar o seu médico (ou o dermatologista ou o ginecologista) para avisar que você vai usar a Papuless de novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Estive recentemente no dermatologista e ele me receitou a nicotinamida em gel 4% manipulada, muito mais barata, ficoui por R$14,00 30g.
    Com dois dias de uso já percebi minha pele do rosto mais clara e mais hidratada. Não tenho problemas com espinha, mas por conta da oleosidade, tenho cravos.
    Como dito anteriormente, evite auto-medicação!!!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada pelo comentário. Eu também uso a nicotinamida manipulada. Realmente, muito mais barata. Abraços!

    ResponderExcluir
  39. eu fiz na farmacia de manipulação bem mais barato

    ResponderExcluir
  40. eu fiz em farmácia de manipulação é bem + barato nas primeiras semanas vc não ve resultado depois percebi q minha pele estava começando a clarear e nao tinha + espinhas no local

    ResponderExcluir
  41. Oi bom dia!
    Adorei o blog! Ele á bastante explicativo. Estou com alergia devido ao uso de um exfoliante onde várias bolinhas apareceram. A dermatogolista passou o gel de nicotinamida 4% e eu resolivi tomar para aceleram a parte da alergia celestamine. Tem algum problema??
    Ela tb pediu para borrifar Agua Thermal durante o dia mesmo tendo passado o gel.
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  42. Olá, Roberta, obrigada pela visita e pelos elogios. Não tem problema nenhum usar tudo isso junto, não tem interação, então pode usar tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Olá Thamires,

    Li todas as perguntas e não havia nada sobre isso, então eu mesmo pergunto: A ação da nicotinamida se dá unicamente na prevenção das espinhas? Ou pode/deve ser usada também pra combater uma espinha já instalada?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  44. Olá.

    A nicotinamida tem efeito antiinflamatório, portanto ajuda um pouco também a combater uma espinha já instalada. Mas seu efeito principal se dá evitando que novas espinhas apareçam, por isso deve ser usada diariamente, de preferência 2 x ao dia.
    Assim sendo, ela tem pouco efeito "secativo", atua mais prevenindo.
    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Olá, quero saber se posso usar como antienvelhecimento, já que tenho 40 anos?
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Olá.
    Pode sim, mas para ter mais efeito, você poderia mandar manipular com outros componentes a mais na fórmula, como por exemplo com vitamina C e silício orgânico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Ola peguei hoje minha manipulação nicotinamida 4% gel nossa ficou muito barato 50g R$ 17,60
    COMECEi a usar hoje 27/08/ e to na espectiva de ter um bom resultado espero daqui uns dias deixar boas noticias aki rsrsrs

    ResponderExcluir
  48. Suzany, aguardamos as suas notícias! Eu estou usando há mais ou menos um ano e ainda minha pele está linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  49. thamiris... pode passar essa pomada no rosto inteiro? é recomendado fazer isso? ou apenas nas areas com acnee... eu tenho poucas espinhas.. mas o problema q elas somem mas ficam marcando minha pelee... =/
    desde já agradeço :D

    ResponderExcluir
  50. Sim, é para passar no rosto inteiro, duas vezes ao dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. eu gostaria de saber pq o que acho mais chato no meu rosto sao as olheiras e pela parte dos olhos sao escuras se pra isso exite algum tipo de tratamento que clarei as partes dos olhos eu tenho um pouco de espinhas e algumas manchas que ficaram devido eu mexer e uso o cleriderm a noite
    e penso em fazer o tratamento com Pillen
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  52. eu gostaria de saber o seguinte meu namorado tem um problema de espinhas nas costas e manchas brancas o problema dele e o tempo que ele nao tem de ir ao dermat.se pra isso existe alguma medicação que ela possa tomar ou usar na pele e se a pomada de nitotinamida ajudaria
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  53. As olheiras são algo muito difícil de se tratar. O melhor seria você conversar com seu dermatologista para ele receitar um creme para clarear as olheiras. Mesmo assim, pode ser que não dê muito resultado, mas vale tentar.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  54. O melhor seria mandar seu namorado procurar um dermatologista mesmo para avaliar o caso, não somente pelas espinhas, mas pelas manchas brancas também, que podem ser alguma doença de pele como por exemplo uma micose. E isto deveria levar um tratamento apropriado para não se espalhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Olá Tamires,

    Mesmo a nicotinamida não manchando, pra quem tem a pele clara e/ou não gosta de se expor ao Sol, será que dá pra colocar protetor junto ao manipular o gel de nicotinamida 4%? Seria prático pra se usar um produto só,né? No meu caso, que sou homem, não gosto de passar muitas coisas...rs...Será que perde um pouco a ação ?
    Parabéns mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir
  56. Olá, João Paulo.
    Eu creio que possa ser manipulado junto, sim. Realmente fica mais prático, né? Não perde a ação não, mas na dúvida é melhor perguntar para a farmacêutica da farmácia onde você vai manipular, já que quando eles recebem os princípios ativos, vem uma lista com as incompatibilidades, ou seja, eles checam para você se vai ter problemas ou não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Terminei o tratamento com roacutan há 3 meses, mas agora começou a sugir espinhas, principalmente na região do pescoço. Segundo minha dermatologista, é por causa da barba ai ela passou Epidac(sabonete q diminui a oleosidade).
    Pergunto, posso lavar o rosto com ele e depois passar a nicotinamida?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Olá, Alexandre.
    Se você usou o roacutan, não era mais para aparecer espinhas. Mas se estão aparecendo por causa da barba, então pode ser que os pêlos estejam encravando. Para solucionar isso, pode usar sim a nicotinamida após lavar o rosto, e eu recomento você esfoliar a região umas 3 vezes por semana com um creme esfoliante (pode usar um muito bom chamado Creme esfoliante de apricot D'água Natural forte abrasão) encontrado em lojas de cosméticos. A esfoliação vai evitar que se encravem os pelos.
    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Olá Thamires, tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida, a nicotinamida é eficiente no tratamento da foliculite?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  60. Olá, Rafaela. A nicotinamida pode ajudar sim contra a foliculite, mas para tratar a foliculite eu indico também esfoliação da pele 3 vezes por semana. Ajuda muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  61. ola thamiris,muito legal seu blog.
    Entao,queria saber se a nicotinamida, ajuda a tirar os vermelhoes causados pelas espinhas e se realmente previne , pois estou com o rosto bem avermelhadinha das espinhas.
    Com quantos dias da para perceber a mudanca na pele? sera que ajuda a fechar um pouquinho dos poros? Quanto a porcentagem, tem de ser mesmo 4% ou pode ser um poquinho a mais para ajudar a melhorar o rosto?
    obrigado

    ResponderExcluir
  62. Olá.
    Em uma semana eu já notei a diferença na minha pele. Sobre os poros, não ajuda a fechar não, apenas evita as espinhas, tem efeito antiinflamatório. Sobre a porcentagem, pode usar de 4 % até 7%. Eu uso o meu 7%.
    Beijos

    ResponderExcluir
  63. OLA THAMIRES QUERIA SABER SE E MELHOR COMPRAR A POMADA OU MANDAR MANIPULAR.SE TEM O MESMO EFEITO,E SE PRA COMPRAR A POMADA SE PRECISA DE PRESCRICAO MEDICA,VALEU

    ResponderExcluir
  64. thamires amei esse blog ,ja fiz quase tudo nessa minha pele por conta da acne ja usei antibioticos como tetralisal,astro e pomada em gel como clindoxil e epiduo,nao tive nenhuma melhora,so fez piorar minha pele.por incrivel que pareçA MINHA ACNE esta melhorando com sabonete de aroeira lavando com cautela da certo porque se passar de mais a pele fica vermelha.mas thamires eu queria saber se aquelas manchas vermelhas deixadas por acne que parecem ate ser inflamadas saem com esse gel,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  65. SOBRE COMPRAR A DA FARMÁCIA OU MANDAR MANIPULAR, TANTO FAZ, O EFEITO É O MESMO, SÓ QUE A MANIPULADA É MAIS BARATA. NÃO PRECISA DE RECEITA.

    Sobre as manchas vermelhas deixadas pela acne, eu não sei dizer se melhora; creio que não; apenas evita aparecer outras espinhas; já o tratamento de manchas seria outro tipo de tratamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  66. thamires fui na farmapele e na roval e disseram que precisa de receita pra poder manipular.to triste, poxa ir pra dermato so pra pedir isso.com voce precisou de receita.me responda por favor.ate logo. beijos..

    ResponderExcluir
  67. Olá.
    Essas farmácias onde você foi acho que não manipulam nada sem receita.
    Eu não precisei de receita, só fui à farmácia, pedi para manipular nicotinamida 4%, a farmacêutica perguntou em que base, e eu pedi em creme para rosto. Ela fez.

    ResponderExcluir
  68. Olá Thamires, Parabéns!
    Sofro muito com acne desde os 16 anos, tenho quase 19 agora.
    O meu problema é grau 2 ou 3, pois não tenho nadaa praticamente de espinhas feridas, abertas no rosto, mas pelo contrário, tenho muita secreção no rosto, acne inflamada, resumindo.. espinhas internas que não saem e icham meu rosto as vezes.
    Já tomei tetralysal por um ano, jah usei clindoxyl gel, vitanol A, sabonetes de todos os tipos, agora estou terminando de tomar (há 2 meses) a doxiciclina, melhorou, mas tenho certeza que volta.
    Não sei se meu problema se deve a eu ter feito depilação facial algumas vezes ou é genético/hormonal. Já me recomendaram roacutan, mas tenho medo dos efeitos colaterais de depressão e a “fase da piora”, então não usarei!
    Gostaria de saber se essa PAPULESS serve também para o meu caso? De acne interna e inchada?

    ResponderExcluir
  69. Olá, Priscila!
    Olha, eu te aconselho a experimentar sim o tratamento com a nicotinamida. Creio que vá melhorar, porque no meu caso, eu já tentei muitos tratamentos, e só a nicotinamida resolveu. Tente por uns 2 meses. Se não resolver, aí você pode pensar em tomar o roacutan. Mas antes é bom tentar todas as opções, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  70. Claro!
    Irei tentar!
    Obrigada mesmo! E parabéns novamente ;)

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  71. Já comprei e agora qual é o modo certo de usar?Quantas vezes ao dia e se é preciso lavar o rosto antes?

    Obrigado!
    E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  72. Olá.

    Você pode lavar o rosto primeiro e aplicar 2 vezes ao dia. Pode ser uma vez de mnhã e uma vez a noite.
    Obrigada você pela visita!

    ResponderExcluir
  73. ola gostaria de saber se nicotinamida é melhor em gel ou creme? obrigada

    ResponderExcluir
  74. Olá, Ilma.
    Tanto faz em creme ou em gel. O efeito se dá pela nicotinamida. Se sua pele for oleosa você pode optar por gel. Se for seca, pode optar por creme. Se for mista, pode optar por qualquer um dos dois, ou então um gel-creme.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  75. Oi Tamiris.. Muito legal o seu blog!
    A nicotinamida tem alguma contra indicação? Posso usar sem medo? rsrs..
    Obrigada.. Beijos..

    ResponderExcluir
  76. Olá.

    Como é uma vitamina, não tem nenhuma contraindicação. A única coisa que pode ocorrer é você ter alergia a algum componente da fórmula, mas é muito difícil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  77. Olá,tudo bem?minha dermatologista passou para mim:Azeloglicina a 10%,Coffeeskin a 3% e Nicotinamida a 5%.Tudo em solução aquosa qsp.Gostaria de saber o que tudo isso vai fazer na minha pele do rosto?Desde já agradeço e parabéns pelo blog.É muito informativo.Silvana.

    ResponderExcluir
  78. Basicamente, a azeloglicina reduz a produção de oleosidade e sebo na pele (evita principalmente os cravos); a nicotinamida tem efeito antiinflamatório (evita principalmente as espinhas), e o coffeskin tem efeito antioxidante (evita o envelhecimento).
    Gostei da fórmula, deve ser muito eficaz.

    ResponderExcluir
  79. Oi, estou passando uma solução de azeloglicina 10%, ureia 10% e óleo de semente de uva 5% nas pernas devido aos pelos encravados.
    Posso continuar tomando sol normalmente?

    ResponderExcluir
  80. Olá!
    Pode tomar sol sim. Nenhum desses componentes tem reações adversas no sol.
    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  81. Obrigada Thamiris !!

    Existe alguma outra coisa que eu possa fazer para acabar com estes pelos encravados?? Não aguento mais...rss

    Nathalia

    ResponderExcluir
  82. Olá, Nathalia!

    Para pêlos encravados, o melhor que você tem a fazer é esfoliar a área várias vezes por semana. Compre um esfoliante, de forte abrasão, e pelo menos 3 vezes por semana esfolie a área.
    Vou te indicar um bom: Esfoliante de apricot D'água Natural forte abrasão.
    Se mesmo assim continuarem a encravar e você não aguentar mais, só terá uma solução: depilação definitiva a laser.
    Beijos

    Thamiris

    ResponderExcluir
  83. Oi, tomei roacutam há 4 meses, e as espinhas estão voltando, mas não tão graves e com intensidade menor. Será que a nicotinamida ajuda a resolver?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  84. Olá, Ricardo!

    Eu creio que vá te ajudar sim. Acho que seria bom você experimentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  85. Oi Thamiris, tenho algumas espinhas no rosto (pequenas e inflamatórias) e já usei vários produtos. Quando vi você dizer em seu blog que a nicotinamida impede que novas espinhas surjam passei a usar o Papuless. Tem cerca de duas semanas que estou usando, mas após uns dias me apareceram mais espinhas. Gostaria de saber se isso é normal e se demora muito tempo para ele fazer efeito.

    ResponderExcluir
  86. Olá.
    Não, isso mão é normal não. Geralmente já começa a diminuir as espinhas. O que pode estar acontecendo com você é você estar tendo alguma reação alérgica a algum componente da fórmula, de modo que tais "espinhas" sejam uma alergia. Use mais alguns dias. Se não melhorar, interrompa o uso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  87. Olá! Estou grávida de 08 semanas e minha Dermatologista mandou eu usar o papuless mas estou com medo, será mesmo seguro?

    ResponderExcluir
  88. Olá, Thelma.

    Sim, é seguro. A nicotinamida é a vitamina B3, que também é encontrada em alimentos que nós comemos, portanto não causará mal ao bebê. Seu dermatologista não te receitaria nada que colocaria em risco o seu bebê, pode ficar tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  89. OI Thamiris adorei esse blog...olha sofro muito com bom acho que é acne minha pele fica cheia de bolinhas vermelhas e as vezes com pus e está manchando principalmente nas laterais do meu rosto...minha dermatologista me receitou vitacid plus porém, quando começei usar essa pomada minha pele ficou mais oleosa e nasceram diversas novas espinhas com pus bem pequenininhas gostaria de saber se posso usar o papulles juntamente com o vitacid plus ou se devo para com o mesmo?
    obraigada!

    ResponderExcluir
  90. Olá.
    Olha, se o VITACID piorou as suas espinhas, eu te orientaria a parar com o vitacid e ficar só com o Papuless para experimentar como seria o resultado em você. Mas você deveria tomar essa decisão junto com sua dermatologista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  91. Oie!!!
    ADOREI a informação !!! Mas fiquei com uma dúvida: será que é possível usar esse produto juntamente com o Alfa-Arbutin?? Pergunto isso porque as espinhas que tenho, apezar de poucas, inflamam e (pro meu desespero) mancham a minha pele !! Sinceramente eu não sei o que é pior: a espinha ou a mancha que a inflamação provoca. Até agora, o único despigmentante que gostei deu muito certo foi o Ácido Dióico, porém o custo dele é alto no mercado. E esses produtos são de uso contínuo.
    Por tudo isso, gostaria de saber se posso associar o Nicotinamida 4% manipulado com o Alfa-arbutin 3% em gel.

    Ficarei muito agradecida se você responder. Já gastei com dermatologistas que receitaram produtos que me fizeram mal ou mostraram pouquíssima eficiência.
    Tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  92. Olá.

    Um não interfere no efeito do outro, mas eu sugiro que você faça o seguinte: mande manipular as duas fórmulas separadas. A nicotinamida você pode usar 2 vezes ao dia, de manhã e à tarde, porque ela não tem problema com o sol. Já o alfa-arbutin, que te problema com o sol, você usa à noite. Entendeu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  93. olá Thamiris,
    sou valdi,estou usando o adaptaleno 1% gel gostaria de saber se a nicotinamida 4% é melhor no caso de acne e alergia atópca,obrigada desde já.......

    ResponderExcluir
  94. Olá, Valdi.

    Você pode associar as 2 juntas, o resultado seria melhor. Não há interação.

    Beijos

    Thamiris

    ResponderExcluir
  95. Olá Thamiris. Soua Daiana

    Minhas olheiras não são tão escuras, mas um tanto inchadas. Gostaria de saber se vc conhece algum produto ou fórmila que ajudaria, assim informaria à minha dermatologista.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Olá, Daiana. Olheiras são muito difíceis mesmo de se tratar. Se as suas são inchadas, prova-se que são causadas pela circulação, e não pela pigmentação. Sendo assim, uma coisa que você poderia fazer para melhorar um pouco momentaneamente são compressas geladas. Molhe um algodão com água gelada (ou chá de camomila gelado)e deixe sobre os olhos alguns minutos.
    Se há mais alguma coisa que se possa fazer, não sei te dizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  97. Oi Thamires, meu nome é Samara, começei a usar a nicotinamida manipulada receitada pela minha derma.: ontem, e por incrivel que pareca ja noto resultado.
    Alem daquelas espinha com as pontas amarelas a maioria que saem em mim sao aquelas intenas que nao tem como estourar e doem muito, e ja estava começando a formar pequenos buracos nao sao muitos mas me encomoda minha pele é negra o que vc me indica?

    beijos

    ResponderExcluir
  98. Olá, Samara. Continue o tratamento que sua dermatologista receitou. Se em um dia você já começou a ver o resultado, espere o tratamento ter mais alguns dias, você vai ficar muito feliz com o resultado. Aguarde.
    Para essas cicatrizes que ficam (os buracos) não há muito o que se fazer em casa. Você pode fazer esfoliações para ajudar a amenizá-los.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  99. Olá Thamiris! :)
    Me chamo Sandra, sou de Brasília, tenho 29 anos e eu nunca tive espinhas, nem mesmo na adolescencia...porém, a pouco mais de 6 meses parei de tomar anticoncepcional e meu rosto se encheu de espinhas, cravos...nossa me assustei mto, não sabia como lhe dar c isso...daí, comecei a pesquisar na internet e achei seu blog...Daí comecei a usar a nicotinamida a 4% gel e tbm como pesquisei bastante, tbm comecei a tomar pílulas de silício orgânico 150 mg...resultado...2 MESES depois, minha pele está MARAVILHOOSA, sem espinhas, sem cravos e mais viçosa! E digo mais, não precisa comprar marca nenhuma, é só pedir pra manipular que fica muuito mais barato...a nicotinamida fica por 16 reais e o silício fica por 29 reais 60 cápsulas...Obrigada pelas informações! Seu Blog me ajudou mto! E nunca mais fico sem esses 2 produtinhos...sem espinhas, sem rugas, cabelo cresce mto e fica brilhante e unhas fortes...:))))
    BJOKS

    ResponderExcluir
  100. Olá Thamiris, meu nome é Telma e tenho uma duvida quanto ao hidratante a ser usado no rosto, uma vez que, após o uso continuo da nicotinamida a pele começa a ficar ressecada e como tende a espinhas deve-se ter muito cuidado a usar hidratante no rosto para não obstruir os poros. Podes informar-me que hidratante usar ou a base de quê?
    Muito obrigada e parabéns pelo seu blog é muito informativo.

    ResponderExcluir
  101. Olá, Sandra! Muito obrigada pelo seu testemunho! É muito importante aos leitores verem que também há outras pessoas que foram casos de sucesso. Boa sorte no seu tratamento! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  102. Olá, Telma. Acho que a solução para o seu caso seria mandar manipular o creme hidratante com a nicotinamida. Assim, os produtos seriam usados juntos. Você pode mandar manipular a nicotinamida a 4 ou 7% por exemplo em uma base de creme croda.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  103. Olá Thamires, a Sadra disse acima sobre as píluas de silício orgânico. Eu como tenho acne e já passei a usar a Nicotinamida graças ao seu blog (obrigado!!!), pensei em tentar,mas ela disse que o preço fica na faixa de 29 reais. Fui pesquisar e achei um link da revista corpo a corpo que essa quantidade e dosagem fica na faixa dos 120 reais, mais salgadinho. ( http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/192/artigo4215-2.asp ) Queria saber se você sabe alguma coisa sobre as pílulas em relação a oleosidade e acne e preço delas. E abusando de você - quem manda seu blog ser bom, se fosse ruim eu nem visitava e fazia tantas perguntas..rs...Queria saber sobre fazer um filtro solar com nicotinamida, será que dá resultado?

    ResponderExcluir
  104. Olá, João Paulo. Você pode incorporar o silício orgânico na fórmula da nicotinamida, ao invés de tomar cápsulas. Eu uso silício orgânico na minha fórmula. É só acrescentar: "LN2OUT 3%". O bom que o silício é um potente agente anti-envelhecimento. E não é caro não, fica barato o meu creme. Fica uns 30 reais com tudo, e eu acrescento também a vitamina C.
    Sobre mandar manipular junto com o filtro solar, aí eu não vou saber te dizer, porque existem muitos tipos de bases e princípios ativos pra filtro solar, e tudo depende de todos os componentes que se usa.
    Nas farmácias de manipulação, cada produto que eles compram vem escrito na embalagem quais são as incompatibilidades. Então você pode ir à farmácia de manipulação de sua confiança e perguntar ao farmacêutico de lá se seria possível manipular a nicotinamida (e talvez até o silício orgânico) junto com o protetor solar. Ele vai pesquisar sobre as incompatibilidades e te dizer se será possível.
    Beijos e obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
  105. Parabéns pelo blog!!estava com uma duvida a respeito desse medicamento e fui esclarecida!! Muitoo Obrigadaa!!
    Grataa!!

    ResponderExcluir
  106. olá...me chamo Linda...
    A derma das minhas filhas passou papuless para duas, mas achei q fosse para uso somente nas espinhas...começaram usar ontem, mas ela receitou somente a noite o uso.então hj passarei todo rostinho delas.obrigada!adorei tudo que lí:-)bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  107. Olá boa tarde, estou grávida de 21 semanas e com muitos problemas de espinhas. Fui ao dermatologista e ela me receitou Papuless e estou com receio de usar por medo de prejudicar o meu bebê. O que acha? Papuleses e Nicotinamida são as mesmas coisas?
    Obrigada, aguardo retorno

    ResponderExcluir
  108. Sim, sim, são a mesma coisa. Pode ficar tranquila, não tem nenhuma contra-indicação mesmo na gravidez. Não vai prejudicar de forma nenhuma seu bebê. Lembrando, a nicotinamida (Papuless é o nome comercial) é uma vitamina (B3), e ingerimos ela na alimentação também.

    ResponderExcluir
  109. Meus parabéns, amei seu blog...voce ajudou muito,que DEUS te abençoe sempre....

    ResponderExcluir
  110. Obrigada, Nilda! Beijão pra você! Que Deus te abençoe também!

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde!

    Vc sabe se é necessária receita pra fazer em farmácia de manipulação?

    Vc é linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  112. Olá, Hugo! Não é necessário receita não, nem na farmácia de manipulação nem na drogaria. E obrigada pelo elogio, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  113. Oi Thamiris, sou eu novamente.

    Tentei fazê-lo em 3 farmácias diferentes, mas estão querendo a receita com CRM e tudo...

    Tem alguma especificamente que vc faça?

    Qual a diferença de preço em média entre o Papuless e o de manipulação.

    Por último, sabe se é eficaz o usa de tetraciclina?

    E azitromicina?

    Agradeço.

    Beijos

    ResponderExcluir
  114. Olá, Hugo.

    Eu sou de Sertãozinho, e conheço várias pessoas que já fizeram em várias farmácias e nunca precisaram de receita. Enfim, a Papuless custa cerca de R$ 50,00. A manipulada cerca de R$ 17,00.
    Sobre a azitromicina e a tetraciclina, são antibióticos. São eficazes enquanto se usa, mas uma pessoa não pode usar antibióticos sempre no rosto, isso acaba matando as bactérias mais fracas e selecionando as mais resistentes, de forma que eu não usaria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  115. Olá, Thamiris! Achei fantástico o seu blog, e o modo como você ajuda as pessoas, parabéns! Gostaria também de fazer uma pergunta. Vi seu comentário que falava do creme com nicotinamida, vitamina C e LN2OUT 3%. Gostaria muito de mandar manipular? Você poderia me dizer a porcentagem da vitamina C e da Nicotinamida? Obrigada e um abraço!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  116. Desculpe, esqueci de perguntar: minha pele é cheia de manchinhas de sol, será que podia acrescentar algo para clarear, ou passar outra coisa separadamente? Não quero usar hidroquinona, prefiro coisas mais "naturais". Muito obrigada de novo! :)

    ResponderExcluir
  117. Boa Tarde Thamiris, gostaria de tirar uma duvida com vc : meu Dermatologista me receitou o Vitacid, para mim usar sempre a noite, pois meu rosto tem tem algumas acnes e marcas tambem, porem eu gostaria de saber se depois que eu passar o Vitacid, eu poderia tambem passar o Clindoxyl Gel ?( esse clindoxyl, eu comprei por conta propria, porem ele disse que essa pomada tambem seria boa para mim, mas ele nao me receitou ela pois toda vez que eu fosse comprar a receita ficaria retida na farmácia, mas como eu tenho um amigo na farmacia perto de casa, eu acabei conseguindo comprar !! rsrs

    Tem algum problema, ou é melhor eu usar um dos 2 ? O que vc me recomendaria ?

    Obrigado desde ja.

    William.

    ResponderExcluir
  118. Olá, Ana Paula. A nicotinamida pode ser 4% a 7%. Se for usar de manhã e a noite pode ser 4%. Se for usar só à noite pode ser 7%.
    A vitamina C é sob a forma de VCPMG 2% (é um complexo mais estável da vitamina C, e ela também tem efeito clareador, portanto vai ajudar também nas manchas.
    O LN2OUT 3% é silício orgânico, agente que evita o envelhecimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  119. Olá, William
    Não é recomendado "misturar" medicamentos sem a autorização do seu médico. Ambas as pomadas tem efeitos diferentes. A Vitacid reduz a oleosidade da pele, provoca ressecamento. A clindoxyl é um antibiótico, mata as bactérias que poderiam ser causadoras de espinhas. Apesar de não estar descrito, uma pode ter alguma interação com a outra, e podem causar alguma reação adversa na sua pele. Use somente o que o dermatologista te passou. Não convém usar a clindoxyl, até porque os antibióticos tem efeito bom enquanto se está usando. Depois, pode voltar a acne, e desta vez, com bactérias mais resistentes. Portanto, fique só com o Vitacid mesmo. Se não estiver resolvendo, volte ao dermatologista e estudem trocar a pomada, mas não misture nada por conta própria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  120. Bom Dia Thamiris, muito Obrigado pela atenção. Gostaria de tirar só mais um duvida !! rsrs. Usando esse Vitacid e mais o sabonete em barra Asepxia, que o Dermatologista me receitou tambem, irá resolver o meu problema com acne e com algumas marcas de acne que eu tenho no rosto ?
    Obrigado mais uma vez !!!!

    ResponderExcluir
  121. O sabonete pode usar sim porque você lava o rosto e não fica com o produto. Dessa forma não há como haver interação. Então pode lavar o rosto com o sabonete e usar o vitacid. É provável que melhore a sua acne. Mas nunca se têm certeza, porque cada pessoa é diferente e um tratamento pode ser excelente para uma pessoa e ruim para outra. Por isso existem tantos tratamentos disponíveis. Se este não for bom para você, volte ao dermatologista e tente outros produtos. Espero que dê certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  122. ola, minha dermato mudou o meu tratamento, me passou Epiduo a noite e Papuless pela manhã + o protetor que ja uso Episol a base de agua, pois minha pele é muito oleosa, porem o antigo tratamento era Differin a noite e Epidac SR pela manhã + protetor, o Epidac SR regula bastante a leosidade da minha pele.
    O que eu gostaria que voce me infomasse se o Papuless regula a oleosidade? Se tem problema usar o papuless + o epidac + o protetor, ou fica muita informacão junta. Bjs.

    ResponderExcluir
  123. Olá, Bia.
    Esses dois produtos que você vai usar agora são eficazes contra a acne, mas o Papuless não regula a oleosidade, apenas combate a acne. Se você quer controlar a oleosidade com o Epidac SR, use em um horário intercalado, e não junto com outro produto. Por exemplo, você pode usar o Papuless de manhã com o protetor solar, o Epidac de tarde com o protetor solar e o Epiduo a noite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  124. Manipule a Nicotinamida: 30g por 9,00.

    ResponderExcluir
  125. Boa noitee!
    meu dermatologias passou: epiduo gel ( usar a noite em dias alternados) + um ác a base de nicotinamida, glulactona, etc... ( 2 vezes ao diaa)

    só q aqui onde moro o calor é demais , mto sol, fico com medo de usar os 2 produtos juntos e estou usando o ácido uma vez ao diaa pois minha pele fica muito brilhante, e deixando o epiduo p dpois q o ácido acabar, o q achaa? continuo usando assim msmo, ou faço o uso dos 2 ao msmo tempo??
    grata desde ja!
    =)

    ResponderExcluir
  126. Olá!

    Eu aconselho a seguir o que o seu dermatologista passou. O epiduo gel não é ácido, é um produto que reduz a oleosidade do rosto. A nicotinamida não é ácido. É um produto que reduz a inflamação. A gluconolactona é um ácido sim, mas ela esfolia e trata a pele sem correr o risco de queimar ou causar alguma irritação. Portanto você está segura, ele escolheu bons componentes. Pode continuar seguindo o tratamento que ele te passou. Só use protetor solar diariamente para proteger a pele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  127. Ola estou amando seu blog.........
    Entao tenho cravos, espinhas e muita cicatriz...se nao bastasse agora estou com melasma...rsrsrsr
    ai fui na dermato ela me passou vitacid plus, usar a noite, lavar o rosto com actine pela manha e aplicar Eucerin fluido clareador 2 x ao dia e protetor roc minesol 30.....ja estou usando faz 30 dias...e continuo do mesmo jeito...e ainda to sentindo que as espinhas estao almentando.....sinceramente nao sei mais o que fazer.....
    e o Silicio organico posso manipular e tomar sem problemas.........bjusssss

    ResponderExcluir
  128. Olá, Lorena.
    Se você está com melasmas, você não deve ter usado o protetor solar com a regularidade necessária. Os melasmas são de difícil tratamento em casa. Provavelmente você vai usar cremes e mais cremes e não vai resolver seu problema. Então eu te aconselho a fazer um tratamento profissional. Eu utilizo o Vulcan Ice, que é um peeling para manchas que tem um resultado muito bom. Desaparece com os melasmas em no máximo 3 sessões. Sugiro que você procure alguma clínica na sua cidade que faça esse tipo de tratamento, depois que sumirem seus melasmas, você começa com o tratamento anti-acne. E nunca mais abandone o filtro solar!
    Boa sorte, beijos

    ResponderExcluir
  129. Muito obrigada..........
    Vc esta me ajudando muito......bjus grande..........

    ResponderExcluir
  130. oi.. parabéns pelo blog!!
    otimas dicas!

    ResponderExcluir
  131. thamiris, eu estou usando isotrex gel 0,05%, há um mês, minha pele é oleosa e acneica... posso acrescentar em meu tratamento a nicotinamida em noites alternadas ou pela manhã??? bjoo

    ResponderExcluir
  132. Olá, Lala. Pode sim. Se você usa o isotrex à noite, pode usar a nicotinamida de manhã. Não tem interação nenhuma e a nicotinamida não te problema com o sol. Beijos

    ResponderExcluir
  133. Oi thamiris!! adorei seu topico!!!
    vou explicar o meu caso p ver se vc pode me ajudar..
    na adolecencia nunca tive problemas com acne.. hj estou com 24 anos e ha uns 3 anos +ou-, comecei a depilar meu rosto..
    desde entao minha pele comecou a irritar e ficar empipocada... eu depilava com cera e comprei um depilador eletrico p ver se melhorava mas nada... e a cada depilacao minha pele vai ficando mais marcada...
    o pelo nao chega a encravar.. sao soh espinhas msm...
    estive numa dermatologista e ela me indicou essa papuless q estou usando ha uma semana...
    sera q ela vai resolver meu problema?!?!?
    vi seu outro topico falando sobre foliculite.. sera q seria bom eu usar mais algum creme ou esfoliante alem do papuless??
    obrigada!! =D

    ResponderExcluir
  134. Olá, Camila. Acho que a Papuless vai ajudar sim, mas pode não resolver o problema. Eu recomendo que você esfolie seu rosto dia sim, dia não. Vai ajudar mais ainda. Se tudo isso não resolver, seria caso para se pensar na depilação a laser. Mas faça o teste com o Papuless e o esfoliante primeiro, creio que vai ajudar bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  135. Olá Thamiris, pode usar a nicotinamida junto com o ácido retinóico na mesma formulação? Ou então usar em formulações diferentes mas usar os dois tratamentos ao mesmo tempo??

    ResponderExcluir
  136. Olá. Não use na mesma formulação. Se quiser usar os dois, use o ácido retinóico à noite e a nicotinamida de manhã.

    ResponderExcluir
  137. oi thamiris!!! obrigada pelas dicas!!!
    minha dermatologista recomendou msm a depilacao a laser e eu adoraria poder fazer no corpo todo!! pq sofro com os pelos desde novinha.. mas o pacote de 5 sessoes ficaria 1500,00.. p mim ficaria meio pesado por enqto...
    ja senti q o papuless melhorou minha pele.. mas ainda nao depilei desde q comei a usar...
    to usando um esfoliante da avon, mas confesso q sempre fui meio displicente com minha pele e nao entendo mto de cremes..
    mas agora com esse problema qro comecar a me cuidar melhor... vc saberia me indicar algum outro esfoliante melhor ou mais apropriado p o meu caso???
    obrigada mais uma vez!!! =D

    ResponderExcluir
  138. Olá, Camila.
    Eu gosto bastante de dois:
    - Esfoliante de Apricot D'água Natural forte abrasão;
    - Sabonete esfoliante de açaí, do Boticário.
    O primeiro é creme, o segundo é sabonete, mas ambos são muito bons.

    ResponderExcluir
  139. Oi Thamiris
    eu vi que o papuless gel tem bastante alcool, nao tem problema?
    É pq já vi pessoas falarem que quando o produto tem mto alcool no inicio melhora a pele mais depois piora pq faz a pele produzir mais oleosidade e com isso depois faz as espinhas piorarem. Será que isso é verdade? È pq eu tva afim de usar ele.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  140. Olá thamiris
    Olha só usei o vitacid plus (tretinoina + hidroquinona) e aumentaram as minha espinhas ao invéz de diminuir, eu passava a noite e pela manhã amanhecia com diversas espinha minusculas e inlfamadas...minha dúvida é saber se isso foi causado pelo vitacid ou pela hidroquinona. Sei que os comentários são em torno do papuless mais espero que vc possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  141. Olá, Marina. Sobre o Papuless ter álcool, ele tem mesmo. Mas é do gel. Mas isso não faz as espinhas piorarem. Se você preferir uma formulação sem álcool, você pode mandar manipular, fazer a nicotinamida a base de creme.

    Olá, Anônimo.
    Não tem como saber qual causou, mas eu suspeito que não sejam simples espinhas, mas pápulas causadas por uma reação alérgica (provavelmente pela hidroquinona). Suponho que você suspenda o uso e converse com seu dermatologista para escolher outro produto a ser usado.

    ResponderExcluir
  142. Olá Thamiris,

    Comecei a usar o papuless ontem à noite, no entanto, surgiram-me muitas botbulhas na testa pequenas e vermelhas...pode ser alergia ao papuless? ou é um reacção normal nos primeiros dias?

    Começou a sentir melhoras da sua pele a partir de que dia da aplicação?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  143. Olá. O que você teve foi uma reação alérgica. Difícil ser alergia à nicotinamida, pois ela é vitamina B3, normalmente encontrada também em alimentos. É mais provável que a sua alergia tenha sido a algum componente da fórmula. Sugiro que você pare de usar. Se quiser tentar usar a nicotinamida novamente, mande manipular com uma outra base. Pode ser na base de creme croda, por exemplo, para testar. Se mesmo assim te der alergia, desista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  144. Oi Thamiris, estava a procurar na internet receitas caseiras ou que não causassem efeitos colaterais fortes e acabei por chegar ao seu blog, depois de continuar pesquisando vi que o Papuless seria uma boa tentativa de aminezar consideralvemente a acne e as espinhas. Comprei hoje o Papuless e sai por 50 reais, se o produto for realmente efetivo como vejo nos comentários minha próxima compra será do papuless manipulado, li que você usa ele assim então gostaria de saber qual é a proporcão que vc pede ele manipulado? 4% nicotinamida pra 25 g. de gel? quanto tempo costuma durar uma bisnaga com essa quantidade de produto?

    ResponderExcluir
  145. Olá. Você pode mandar fazer em gel mesmo, a 4%. Mas eu, para mim, mando fazer em creme croda. Eu prefiro a textura do creme do que do gel. O efeito é o mesmo. Pode mandar fazer até mais, umas 50g, dá pra muito tempo.

    ResponderExcluir
  146. ola, estou fazenu tratamento pra espinhas tambem com nicotinamida gel 4%, alem desse produto, a especialista me receitou, sabonete salder, e um pomada gel chamada adacne... estou adorando os recultados, e com essa pomada nao apareceu nem mais cravos na minha pele.

    ResponderExcluir
  147. Oi, meu nome é Karla. Estou usando ácido retinóico à noite e nicotinamida 2x ao dia prescrito pelo meu dermatologista mas minha pela está escamando muito. Minha dúvida é se posso retirar essas peles ou não. Vai me prejudicar fazer isso? Fico muito engasturada com isso.
    desde já agradeço sua atenção. Beijos!

    ResponderExcluir
  148. Ola, karla. O acido retinoico q faz seu rosto descamar, mas o correto e nao retirar as peles. Deixe-as sairem sozinhas. Beijos.

    ResponderExcluir
  149. Oi, me ajudem, como muitas, também estou angustiada!!!
    Fiz um pelling em uma clínica estética, e minha pele ficou horrível, a princípio achei que fosse uma reação alérgica, mas fui a um dermatologista e ele me disse que minha pele inflamou devido ao procedimento que foi realizado errado, e passou um gel serum com nicotinamida 4% e ketoconazol 2%, para usar manha e tarde, e uma loção a base de acido salicilico, resorcina, calamina, aroeira, enxofre, canfora e água de cal. Minha pele está desinflamada e desinchada, mas está bem queimada e descamando muito. Gostaria de saber se alguém sabe qual o objetivo desse tratamento.
    Ass. Valeska Linhares

    ResponderExcluir
  150. Ele te receitou produtos antiinflamatorios, calmantes e antifungicos

    ResponderExcluir
  151. ola thamiris. so passei p/ dizer q/ seu blog e lindo...
    vc ajuda muitas pessoa com sua gentileza e paciência e explicar e tirar todas duvidas através desse blog..
    parabéns voce e uma fofa!
    R

    ResponderExcluir
  152. Ola thamiris. me chamo thalita e estou morando em Ny. sempre tive pele oleosa e com acne na "zona t" ja tentei de tudo e nada da certo. gostaria de saber se para eu comprar esse gel " papules" eu preciso de receita? pq se nao precisa vou comprar o produto em SP e pedir a uma amiga mandar por sedex.
    thx.
    thalita

    ResponderExcluir
  153. Não precisa de receita não. Será que em NY você não consegue mandar manipular?

    ResponderExcluir
  154. eu queria saber quantos mêses que da o resultado 3 mêses ja resolve o problema???desde ja mto grato...

    ResponderExcluir
  155. O tratamento é contínuo. Se você parar, corre o risco de voltar. O único tratamento para acne que tem prazo é o roacutan.

    ResponderExcluir
  156. OI THAMIRIS EU ESTOU GRAVIDA DE 28 SEMANAS E EU ESTOU CHEIA DE ESPINHAS DESDE O COMEÇO DA GRAVIDEZ E EU NÃO POSSO VER QUE EU JA COMEÇO A CUTUCAR E A MINHA PELE ESTA FICANDO TODA MARCADA SERA QUE ESSA POMADA RESOLVERIA O MEU PROBLEMA SEM PREJUDICAR O BEBE?

    ResponderExcluir
  157. Olá, Rosiane. Sim, você poderia usar sem problemas. A Papuless é uma das únicas que pode ser usada sem prejudicar o bebê. E não se esqueça do protetor solar para essas espinhas não virarem manchas. Beijos

    ResponderExcluir
  158. Thamires, eu sofro muito com espinha, e o pior minha auto-estima vai la embaixo. Ja usei acido retinoico, e outras duas manipulações e nada resolve, lavo meu rosto com sabonete effaclar, agora meu dermatologista passou epiduo gel. O pior que as minhas espinhas não é so no rosto é nas costas tambem, a papuless pode ser passada nas costas tambem? e voce começou a sentir efeito a partir de quanto tempo de uso? se eu quiser usar o epiduo e a papuless eu posso?
    Desde ja agradeço e a parabenizo pelo blog.
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  159. Olá, Lívia. Poder usar nas costas até pode. Mas espinhas nas costas geralmente é problema hormonal. Você já experimentou começar a tomar um anticoncepcional? Geralmente resolve o problema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  160. Ja sim, fiz ate exames de hormonio e deu tudo normal. Aparentemente eu não tenho problema nenhum, atraves dos exames que fiz. Ja sei mais nem o qe faço. AFZ. Muito obrigada pela atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite Thamiris!

    Conheci seu blog hoje e estou encantada.Parabéns!!!Vocêé uma pessoa muito responsável e atenciosa com todos.
    Se possível pode me tirar uma dúvida:tenho rosácea,posso usar NICOTINAMIDA COM HIDROCORTISONA?

    E acrescentar LN2OUT e a vit C pode também?

    Obrigada desde já.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  162. Olá, Ana Paula. Eu não recomento a hidrocortisona. Ela contém muitos efeitos colaterais a longo prazo. Como está aplicando na pele, ocorre também uma absorção sistêmica. Pequena, mas ocorre. A hidrocortisona favorece o inchaço do corpo, crescimento de pelos e aparecimento de estrias (isso a longo prazo de uso). Então para usar na acne, que é um tratamento a longo prazo, não use a hidrocortisona. O resto pode acrescentar sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  163. Olá Thamiris, gostei tanto do seu blog que leio constantemente e cada dia gosto mais...Sabe aqueles cravinhos que quando a gente espreme sai tipo um cobrinha, então, como faço pra me livrar deles? me parece que desde que comecei a usar o ac. retinoico e a nicotinamida eles ficaram mais resistentes e com isso fica uma marca enorme no rosto e o cravo não sai... Espero que consiga me ajudar!
    Aguardo, Karla.

    ResponderExcluir
  164. Lembrei-me de outra coisinha... gostaria de uma sugestão sua para eu manipular um creme hidratante com substâncias que auxiliem na firmeza da pele dos seios. Li sobre essa substancia nova mas não é o meu caso, já tenho seios grandes, só preciso de um bom hidratante. Beijos!
    Karla - ES.

    ResponderExcluir
  165. Oi Thamiris, eu gostaria de tirar uma dúvida com você urgente! Não tenho muitas espinhas, só aparecem algumas de vez em quando. O meu problema na realidade são as manchas de acne que tenho no meu rosto. São manchinhas vermelhas que ficaram por causa da acne. Já usei sabonete effaclar, epiduo gel (mas os dois juntos minha dermatologista cancelou por causa da junção que não se pode usar, deu muita irritação), e já usei differin, que é mais fraquinho. Mas nenhum deu resultado.. o sabonete só faz tirar a oleosidade e o epiduo só acabou com a minha pele, ficou muito vermelha, queimada e despelando, um horror! não sei mais o que faço pra tirar essas manchinhas do meu rosto. Você acha que essa pomada Papuless 4% serve para o meu caso?

    ResponderExcluir
  166. Oi Thamiris, levei meu filho a Dermatologista ela
    passou Actine sabonete, Epiduo Gel e Mineral Oil control, já no 2º dia o rosto dele ficou muito vermelho e queimando e as espinhas parecem que sairam mais, ele ficou louco, o que faço? Será que a nicotinamida é mais indicada no caso dele, ele tem a pele muito clara e as espinhas não são aquelas inflamdas, são aquelas pintas vermelhas. Não sei mais o que faço por ele, pois a auto-estima dele está muito abalada.

    ResponderExcluir
  167. - Quanto aos cravos, não há muitas opções de produtos que evitem sua formação, apenas produtos que ressecam a pele e não garantem bom resultado. A única solução mesmo é fazer limpezas de pele periódicas com uma esteticista. Os cremes que você tem usado não interferem em nada na resistência deles. É só o tempo, mesmo. Quanto mais velhos, mais duros para sair. Por isso recomendo limpezas de pele. Os produtos usados amolecem os cravos.

    - Quanto ao creme para firmar os seios, pode mandar manipular creme croda com VCPMg 5%. A vitamina C estimula a produção de colágeno, e não vai aumentar o tamanho, só hidratar e melhorar a firmeza.

    - Quanto às manchas de pele, a solução mais eficaz são os peelings feitos em consultório. Dificilmente você vai encontrar produtos para usar em casa que acabe com as manchas. A Papuless não vai acabar com as suas manchas, apenas reduz as espinhas. Até hoje o peeling que eu encontrei melhor resultado foi o Vulcan Ice.

    - Eloa, Estes tipos de produtos que ele está usando ressecam muito a pele, são irritantes e deixam a pele muito sensível. Eu mesma já utilizei em mim, e não gostei do resultado. Eu indicaria sim trocá-los pela nicotinamida, que é eficaz e não tem efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  168. Vc é realmente incrível Thamiris, muito obrigada por me responder tão gentilmente assim...
    Estou super feliz. E um segredo, seu blog foi o primeiro que eu participei.
    Até logo! beijos.
    Karla - ES

    ResponderExcluir
  169. olá thamiris quero tirar uma duvida tenho 2 manchas pequenas em meu rosto fui na dermatologista só que eu esqueci de perguntar se o protetor solar tira essas manchas?

    ResponderExcluir
  170. Olá, Patrick. O protetor solar vai evitar que novas manchas apareçam, e aos poucos as manchas vão saindo, mas não por causa do protetor solar, mas sim por causa da renovação natural da pele.

    ResponderExcluir
  171. Olá Thamires, eu já usei o papuless a algum tempo, hoje estou gravida de 8 semanas e minha dermatologista me passou ac.azeláico (azelan gel 15%)a noite, e disse que não tem problema algum usar neste periodo, só que toda vez que uso sinto um pouco de coceira e ardor em algumas partes do rosto, na bula diz que reduz com o tratamento. Será que eu posso usar o papuless em substituição ao azelan, já que ele não tem contraindicação?

    ResponderExcluir
  172. Olá, Cristina. É melhor usar o Papuless, que não tem contraindicação nenhuma.

    ResponderExcluir
  173. Oi Thamires,

    Comecei a usar nicotinamida 4% em gel creme(manipulado)e meu rosto esta com aparência melhor,porém um pouco rosado.É normal? Já usei dois dias.

    ResponderExcluir
  174. Olá, Ana Paula. O rosto não fica rosado não. Será que não seria de alguma outra coisa que você esteja usando além da nicotinamida?

    ResponderExcluir
  175. Oi Thamires,obrigada por responder.

    Não,só filtro solar + bb cream por cima.
    Deu umas coceirinha perto da sombracelha,dai eu parei e passei bepantol no rosto todo.
    Vou tentar mais uma vez,o que acha?

    ResponderExcluir
  176. Ola, Ana Paula. Faça assim: uma semana use só a nicotinamida, outra semana use só o filtro solar, outra semana use só o bb cream. Aí você vai ter certeza qual produto te deu uma hipersensibilidade. Neste caso você para com o produto que causou a alergia. Usando os três juntos não tem como você saber.

    ResponderExcluir
  177. Oi Thamires,

    Eu não expliquei direito,desculpe-me.
    O filtro solar e o bb cream não são novidades,não tinha dado reação nenhuma,agora,não sei se a nicotinamida pode ter alguma reação com um deles.O que você acha se eu usar a nicotinamida só a noite,sozinha,e ver o quê acontece?

    ResponderExcluir
  178. Oi, Ana Paula. Pode fazer isso então. Se te der reação, melhor para de usar. Se você mesmo assim quiser experimentar, pode mandar manipular em uma outra base. Pode ser só creme, ou só gel.. Porque talvez sua alergia não seja à nicotinamida, mas à base. Mas isso é só tentando pra saber.

    ResponderExcluir
  179. Oi Thamiris

    Esta dando super certo assim.Agora uso só pela noite.
    bjs

    ResponderExcluir
  180. Que bom que agora está dando certo. Deveria ser alguma interação mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  181. Oi Thamiris, tudo bem??

    Gostaria de saber se posso manipular nicotinamida 7%, vitamica 2% e o silício organico na mesma formula, eles mancham a pele?? Será se para hidratação e rejuvenescer a pele dará bons resultados esta formula?

    ResponderExcluir
  182. Olá. Pode manipular tudo junto sim. Inclusive é a fórmula que eu uso: nicotinamida 7% + VCPMg 2% (vitamina C) + LN2OUT 3% (silício orgânico) tudo junto em base croda. Dá bons resultados. Evita o envelhecimento e evita a acne.

    ResponderExcluir
  183. Thamiris
    Meu filho está usando actine sabonete, epiduo gel emineral oil control, já fazem 30 dias, o rosto dele está pior, com espinhas e manchas e vermelho. O que ele deve fazer, nem de casa ele sai mais.

    ResponderExcluir
  184. Desculpe, ainda está com raiva da propria mãe, o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
  185. Olá.
    Esses medicamentos que ele está usando são fortes e agressivos. Recomendo parar com todos e comprar para ele apenas o Papuless.

    ResponderExcluir
  186. Obrigada, e a papuless como é usada? Tem que acompanhar com algum sabonete especifico? para lavar o rosto antes de usa-la.

    ResponderExcluir
  187. Usar duas vezes ao dia. Lavar o rosto antes, mas com qualquer sabonete.

    ResponderExcluir
  188. Por favor me indique um nome de sabonete bom para a pele dele

    ResponderExcluir
  189. Sabonete não interfere em nada, mesmo. Pode ser qualquer um.

    ResponderExcluir
  190. amei o blog! estou gravida e apareceram muitas espinhas no meu rosto , as espinhas me incomodam muito, mais vou mandar manipular nicotinamida !! e acabar com essas espinha obrigada mesmo !

    ResponderExcluir
  191. depois que eu testar volto pra contar !!

    ResponderExcluir
  192. Oi Thamiris estou usando papuless mais ainda tenho umas manchinhas que ficaram das espinhas, posso usar clariderm junto com a papuless? e a clariderm tira mesmo as manchas de espinhas do rosto?? Obrigada

    ResponderExcluir
  193. Olá. Eu não tenho a experiência com a Clariderm. Mas se você for usar, não use as duas juntas. Use em períodos diferentes. Por exemplo: A Papuless de manhã e na hra do almoço. E a Clariderm à noite.

    ResponderExcluir
  194. Então, qual você me indica para clarear as manchinhas.

    ResponderExcluir
  195. Eu trabalho com peelings na minha clínica, mas pode usar a que você quer mesmo. Experimente.

    ResponderExcluir
  196. Oi Thamiris, tudo bem?
    Minha pele é muita oleosa,com acne e cravos, assim faço uso de ácidos que ressecam e deixa a pele com aspecto invelhecido. Minha dermatologista me receitou para manipulação o ÁCIDO HIALURÔNICO 10% + ÁCIDO ASCORBICO 10%, está sendo válido, mas gostaria de algo mais eficaz, será se eu acrescenatr por conta própria o retinol dará um resultado melhor?? O que vc me sugere? Uso tb a nicotinamida+ silicio organico+ vitamica C.
    Abs
    e muito orbidaga pela atenção.

    ResponderExcluir
  197. Olá. Melhor deixar só como está. Se já está usando o ácido hialurônico e o ácido ascórbico (que já é vitamina C) mais a nicotinamida, silício orgânico e mais vitamina C, já é eficaz o suficiente. O retinol não é necessário, além do que deixa a pele muito sensível também.

    ResponderExcluir
  198. Olá Thamiris....Sempre tive espinha... mas devido a gravidez piorou bastante.. minha dermatologista indicou nicotinamida 4% alfabisabolo 1% base biocopativel qsp20 g.. essa foi a indicaçao na receita e pediu p usar so a noite.. so que estou com 4 dias usando e encheu mais de espinha e inflamada com pus meu rosto... é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  199. Oi!

    Não é normal não. Você está tendo alguma reação alérgica. Ou à nicotinamida (o que é muito difícil). Mais provável que a reação alérgica seja ao alfabisabolol. Pode ser que seja da base também, mas é difícil.
    Pare de usar esta formulação. Se quiser tentar usar de novo, mande manipular só a nicotinamida, ou compre a Papuless. Experimente e veja se dá reação. Se der também, pare de usar.

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.