segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PERGUNTA: Anticoncepcionais x antibióticos



PERGUNTA: É verdade que os antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional? Se for verdade, como isso acontece? (Anônimo)

RESPOSTA:

Sim, é verdade. Alguns antibióticos, principalmente os de amplo espectro, reduzem sim a eficácia do anticoncepcional. Para entender o porque, é necessário entender o ciclo do anticoncepcional dentro do nosso corpo:

A mulher toma uma pílula do anticoncepcional e ele é rapidamente absorvido, em cerca de 1 hora e meia. Mas logo que o anticoncepcional cai na circulação, de primeira passagem pelo sangue ele sofre metabolização quase que completa no fígado. Como resultado, é formado um complexo com o anticoncepcional, e este complexo não tem função e é excretado junto com a bile de volta ao intestino. Este complexo não consegue ser absorvido novamente, mas as nossas bactérias intestinais "clivam" esse complexo, ou seja, liberam o anticoncepcional na forma ativa de novo. Então o anticoncepcional é absorvido novamente. E fica nesse ciclo: absorve, metaboliza quase tudo, forma complexo, excreta na bile, bactérias clivam complexo, volta a absorver.

Os antibióticos (principalmente os de amplo espectro) matam as bactérias que estão causando a infecção e matam também as bactérias intestinais, que são boas. Dessa forma, o complexo do anticoncepcional excretado pela bile não é absorvido de novo porque não tem bactérias (ou sobram pouquíssimas) para quebrar o complexo do anticoncepcional. Dessa forma, o anticoncepcional não é reabsorvido e é eliminado nas fezes. Por este motivo os antibióticos reduzem a eficácia do anticoncepcional.

Thamiris Stefani

Tem outras dúvidas? Mande e-mail com sua dúvida:
thamirisstefani@yahoo.com.br

ATENÇÃO, DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE COMENTÁRIOS, NEM TODOS ESTÃO APARECENDO NESTA ÚNICA PÁGINA. ABAIXO DA CAIXA DE COMENTÁRIOS, CLIQUE EM "CARREGAR MAIS", QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO, ATÉ QUE APAREÇAM TODOS OS COMENTÁRIOS.

1.159 comentários:

  1. qual ea pilula que contem androgenio e estrogeno

    ResponderExcluir
  2. qual e o melhor pilula indicado pra depois dos 42 anos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não vou saber te responder com certeza, mas pelo que eu saiba não há nenhum anticoncepcional com androgênio. Os anticoncepcionais geralmente tem dois tipos de hormônio: um estrogênio e um progestágeno.
    Até porque androgênios são hormônios masculinos.
    Mas é melhor você tirar essa dúvida com seu ginecologista, e ele também te indicará o melhor anticoncepcional para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou tomando um remedio para emagrecer (caralluma) mas estou em duvida quanto ao efeito em relação ao anticoncepcional. Corta ou não o efeito?

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Pode ficar tranquila que não corta o efeito do anticoncepcional não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Thamiris, eu to querendo tomar esse remédio (caralluma), pesquisei na internet e vi que é Natural, e eu tenho a mesma dúvida que a pessoa acima eu tomo Micropil de 20 mg, então posso tomar sem medo???
    Esse remédio tem o mesmo objetivo da Sibutramina ou remédios parecidos para emagrecer?

    ResponderExcluir
  7. Olá. Pode tomar sim sem medo porque a caralluma não interfere no efeito do anticoncepcional.
    A caralluma não tem o mesmo efeito da sibutramina.
    A sibutramina e outros medicamentos para emagrecer agem no sistema nervoso central, são anorexígenos.
    Já a caralluma não, ela apenas dá uma sensação de saciedade ao estômago, ou seja, se você tomar 1 cápsula 1 hora antes de almoçar e outra 1 hora antes de jantar, você vai se sentir saciada e vai aguentar comer uma quantidade de comida muito menos do que comeria sem as cápsulas.
    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thamiris eu tomo anti concepcional faz 1 semana e eu to querendo toma o caralluma , eu tomo o Elani Ciclo . Se eu começa a toma o caralluma tira o efeito to anticoncepcional ?

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Pode ficar tranquila que não corta o efeito do anticoncepcional não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Thamiris, boa tarde!

    A cefalexina reduz a eficácia da pílula elani ciclo? tomo pílula há 10 anos, já troquei várias vezes (sempre com orientação do ginecologista), mas tomo o elani regularmente há quase 2 anos. Iniciei o tratamento com a cefalexina na última sexta e devo tomá-la de 6/6h por 7 dias. Há algum risco de engravidar? Tive relação sem preservativo na sexta e no sábado. Agradeço desde já pela ajuda. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Olha, existe chances sim. Não significa que você vai engravidar. Mas existe uma possibilidade disso ocorrer sim, pois os antibióticos reduzem a eficácia do anticoncepcional. Se ao final da cartela você não menstruar, procure o ginecologista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tomo a medicação Minesse, só que acabou a cartela, a minha menstruaão não veio, e iniciei outra cartela, meu organismo pode ter algum problema com relação a esse medicamento?
    isso já me aconteceu outras vezes tomei ele anteriormente por dois anos e por um ano a minha menstruação não veio, fiquei bastante preocupada mais foi só eu parar de tomar que depois de dois meses a menstruação veio normalmente.

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    A menstruação deveria ter descido. Se não desceu, pode ser que seu organismo não tenha se adequado a esse anticoncepcional. O melhor que você tem a fazer é ir ao ginecologista e conversar com ele sobre o assunto. Ele poderá pedir alguns exames e te indicar outro anticoncepcional se for necessário.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gostaria de saber se a sibutramina trás algum tipo de efeito sobre o anticoncepcional? Ela corta o efeito, reduz ou não tem efeito algum sobre a pílula?

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Não tem nenhuma interação medicamentosa entre o anticoncepcional e a sibutramina. Fique tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu tomo anticoncepcional todo mes e vou tomar calaruma,eu vou emagrecer do mesmo geito de quem nao toma antinconcepcional?

    ResponderExcluir
  17. Não interfere em nada a Caralluma e o anticoncepcional. A Caralluma reduz a fome, mas o que vai dizer se você vai emagrecer ou não é a sua alimentação e os exercícios físicos.

    ResponderExcluir
  18. Amoxilina corta efeito do anticoncepcional ?
    Posso te rrelações um dia após o termino do antibiótico ?

    ResponderExcluir
  19. Amoxicilina é antibiótico, portanto pode reduzir o efeito do anticoncepcional sim. O ideal seria você esperar até o mês seguinte para ter relações sexuais sem proteção. Enquanto isso, use camisinha para prevenir.

    ResponderExcluir
  20. Remédios para emagrecer em geral pode reduzis o efeito do anticoncipcional? E em especial a farinha de banana pode cortar o efeito?

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Fique tranquila, não corta o efeito não. A farinha de banana não tem motivo nenhum para reduzir o efeito do anticoncepcional. Quanto a isso não precisa se preocupar.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Oi Dra!
    Tenho uma dúvida, pode me ajudar por favor?
    Tomei minha última pílula de anticoncepcional Diane 35 da cartela passada as 18:05, no mesmo dia por volta das 22:45/23:00, tive uma dor de estômago forte e um único episódio de fezes líquidas, fiquei preocupada de não ter havido absorção e a eficácia ter reduzido, pois li na bula que diarreia diminui o efeito. Houve tempo suficiente para ter sido absorvido?

    ResponderExcluir
  25. Olá. NA bula do Diane 35 diz que em torno de uma hora e meia ele já foi completamente absorvido. Como se passou quase 5 horas até você ter diarréia, não tem problema. O comprimido já foi absorvido. E não é assim que reduz a eficácia também, só com uma diarréia. O problema é quando a pessoa está tendo diarréia por vários dias, aí sim há problema por reduzir a eficácia do anticoncepcional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Dra. Boa Tarde!
    Muito obrigada pela resposta, eu estava tão angustiada e com medo.
    Gostei muito do blog, parabéns e obrigada mais uma vez!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, mês passado fiz uso de amoxilina pois extrai os sisos, e o antibiotico ultrapassou o intervalo da pilula, usei uns 10 dias.. (não emendei as cartelas), mas uso corretamente o anticoncepcional. Passados 21 dias após o termino do antibiótico tive relações, corro algum risco?

    ResponderExcluir
  28. Olá, Bia. Após 15 dias do término do antibiótico, o efeito do anticoncepcional já está mantido de novo. 21 após não há risco.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada por esclarecer minha dúvida doutora. To bem mais tranquila agora! Beijos!

    ResponderExcluir
  30. olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, estou muito preocupada pois uso anticoncepcional e tenho relações.. mais dizem que o anticoncepcional não pode ser colocado debaixo da língua é verdade? porque isso? tenho dúvidas porque em um dia desses não me lembro com, mais lembro que o remédio caiu pro lado da minha buchecha, mais não me lembro se foi parar debaixo da língua, provavelmente não, pois seria um pouco dificil.. mais só de pensar na possibilidade fico com mt medo.. será que pode ter perdido o efeito dessa pilula caso ela tenha ido pra debaixo da lingua? obg desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Beatriz. O que não pode é deixar o anticoncepcional desmanchando na boca. Tem que engolir inteiro. Se foi debaixo da língua ou não, não tem importância. Não precisa ficar preocupada, ele não perde a eficácia só porque foi pra debaixo da língua. rsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  32. obrigada, rsrs, bem menos preocupada! beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi.
    Tomo pílula a seis anos desses 3 topo direto sem fazer pausa, tomei clavulin e tive relaçoes sexuais porem meu parceiro gozou fora corro algum risco de engravidar?

    ResponderExcluir
  34. oi, sou a beatriz que perguntou do comprimido de debaixo da língua.. estou no intervalo do anticoncepcional faltam 2 ou 3 dias pra minha menstruação descer, só que me dá leves enjoos, tonturas, vontade de urinar.. não esqueci de tomar nenhum comprimido, tomo corretamente, só que tenho muita nóia quanto a isso será que é psicológico?

    ResponderExcluir
  35. Olá, "Anônimo". O risco de engravidar é baixíssimo, quase zero. Pode ficar tranquila.

    Beatriz, se você tomou corretamente sem se esquecer de nenhum comprimido, o risco de você estar grávida é zero. Esses sintomas são psicológicos, e além do mais, caso você estivesse grávida, os sintomas só aparecem depois de uns 3 meses de gravidez. Desencana, menina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. oi, boa tarde.. notei que ao tomar meu anticoncepcional, depois na cartela do anti, tinha um minusculo pedacinho do anti, rosinha sabe.. bem minusculo mesmo.. como se fosse a capa dele.. gostaria de saber se vc saberia me responder se tem algum problema de ter ficado esse pedacinho na cartela? obg, bjs.. desde já

    ResponderExcluir
  37. Não tem problema não, até porque ele não quebra fácil. O pedacinho que deve ter ficado deve ser uma sobra que foi a mais, junto na embalagem, e não um pedaço do comprimido. De qualquer forma, mesmo que fosse um pedaço do comprimido, se aconteceu isso com um só não diminui o efeito do anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  38. obg por me responder!

    ResponderExcluir
  39. Oii, bom dia,
    Estou com uma duvida sobre meu anti, na sexta tomei o comprido por volta das 18:00 19:00 hras, e entre 23:00 23:30 vomitei por estar passando mal. Aí no sabado tomei o rem,dio por volta das 19:30 e tive relação um pouco mais tarde. Estou super aflita, pois sou super neurotica,rsrs, e já estou com ancia, tonturas, etc..
    Será que deu tempo do abosorver o remedio.. Meu anti é o Nordette...
    Obg!!!
    Meu remedio é o Nordette, será q a

    ResponderExcluir
  40. A digestão do estômago dura em torno de 1 a 2 horas. Só quando a pessoa come só carne em grande quantidade (por exemplo em um rodízio)que demora umas 3 horas. Pode ficar tranquila, até as 23 h o comprimido já estava no intestino, não estava mais no estômago.

    ResponderExcluir
  41. Thamiris, muito obg por ter respondido, estou realmente aflita... Eu até havia comido naquele momento, mas foi um lanche leve...
    Obg, abraços...

    ResponderExcluir
  42. Oláa Thamiris,Bom dia!
    Eu tomo Elani ciclo,e as 8 da noite tomei o ant, e por volta das 11 e 30 da noite passei mal e tive diarréia.Estou preocupada quanto a absorção do remedio,será que tem problema?tive relação,tens uns 4 dias,estou preocupada...Um abraço!!

    ResponderExcluir
  43. oiiee me responde bem rapidinhoo... eu comecei a minha cartela domingo e quase todos os dias dessa semana que fui tomar o anticoncepcional eu colokei ele na boka e até pegar agua ele desmancho tem algum problema vai interferir no efeito me ajuda queria tem relação amanhã ja ? bjos obrigado

    ResponderExcluir
  44. Não tem problema nenhum. O risco com relação à diarréia é só quando se está com uma diarréia muito forte, durante dias. Se é só uma vez não tem problema.

    Sobre o comprimido ter desmanchado, não tem problema também não, não é o comprimido inteiro que desmanchou, foi só a casquinha, é normal isso e não tem problema.

    ResponderExcluir
  45. ooi, gostaria de tirar uma dúvida, ontem tava tirando o esmalte da minha unha e sem querer molhei a mão com acetona e coloquei sem querer na boca, será que pode trazer algum mal a saúde.. sera que diminui o efeito do anticoncepcional? muito obrigada desde já Thamiris!

    ResponderExcluir
  46. Isso é excesso de medo. Pode ficar tranquila, só de encostar a mão com acetona na boca não vai te fazer mal e muito menos diminuir o efeito do anticoncepcional. Relaxe, você está preocupada sem motivo. Beijos!!

    ResponderExcluir
  47. olá thamiris, ar quente em contato com o anticoncepcional prejudica a eficácia? pois sempre faço chapinha e coloco a escova que passei no cabelo ainda quente do lado do meu remédio, gostaria de saber se o vapor quente pode prejudicar - ló beijos!

    ResponderExcluir
  48. O calor prejudica o remédio, mas só se for em excesso. Se você colocar o remédio no forno ou no microondas, vai sim prejudicar, mas só colocar a escova de cabelo quente ao lado não, não vai não. Fica tranquila. Beijos

    ResponderExcluir
  49. muito obg thamiris, adoro o seu blog! beijos

    ResponderExcluir
  50. oi thamiris, sempre faço sexo com camisinha porém na ultima relação ela estourou e só percebemos quando terminamos.. eu tomo anticoncepcional corretamente, porém esses dias fui tomar o anticoncepcional e na cartela depois vi que tinha um minusculo, muito pequeno pedacinho do remédio, era a "capa protetora", porém não sei se já tava lá ou se era do remédio mesmo. Eu creio que não tenha problemas, pq seria só um pedacinho da capa protetora e é como se eu tivesse dissolvido o anti na lingua certo? beijos thamirias mt obg, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  51. Não tem problema não, fica tranquila. beijos

    ResponderExcluir
  52. obg thamiris, mt obg mesmo

    ResponderExcluir
  53. Meu Deus Thamiris me desculpa mais sou obg a lhe perguntar de nvo.. não sei o que acontece com meu anticoncepcional, ou se estou tão possessiva nisso que sempre quando tomo tenho que olhar a cartela do anti.. mais hoje fui tomar o remédio de novo e o pedacinho minusculo, mt mt minusculo tava na cartela do anti.. sou a mesma que comentou no de cima, tenho mt medo de engravidar, mais tomo tudo corretamente, será que isso pode diminuir o efeito do anti? mesmo porque não é o principio ativo que saiu e sim uma pequenina casquinha! me responda por favor!

    ResponderExcluir
  54. bom, com medo eu tomei outro comprimido de uma cartela reserva, mais será que terei algum efeito colateral, ou vai interferir na ação do anticoncepcional? sou a mesma do comentário anterior, obg desde já agradeço

    ResponderExcluir
  55. É só um pedacinho que sobre da "casquinha". Isso não vai diminuir o efeito. E você fez mal em tomar outro comprimido. Não é necessário, você dobrou a dosagem hormonal do dia. Isso sim está errado. Pare de encanar com isso, não fique olhando a cartela toda vez, pra ver se ficou um pedacinho. Fique mais tranquila, é muito difícil de se engravidar, mesmo que se esqueça de tomar algum comprimido inteiro um dia. Relaxa, menina. Você está neurótica com isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  56. está bem, muito obrigado mesmo.. thamiris obrigada por esclarecer minhas dúvidas e vou procurar ficar mais tranquila quanto a isso. beijos

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber se a pomada antivirax, contendo aciclovir e veículo q.s.p pode tirar o efeito do anticoncepcional? eu uso nos lábios pois tenho herpes

    ResponderExcluir
  58. Não tira não, pode ficar tranquila. Só passando na pele a absorção sistêmica é muito pequena, age mais no local mesmo, não interfere em nada no anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  59. Olá Thamiris tdo bem? gostei mto do seu blog, principalmente do assunto do anticoncepcionalxantibiótico!! mas vi uma coisa que vc disse que n esta correto, uma pessoa lhe preguntou se anticoncepcional injetável perde função se tomar com antibiótico.. então perde sim independente se é oral ou injetável, pelo fato dele passar pelo processo enterohepático(fíg-intest) igual um oral!! Então um antibiótico pode tirar efeito de um anticoncepcional injetável sim!! Beeijos e me desculpe qualquer coisa.. mas acho q estamos aqui pra aprender e ensinar!

    ResponderExcluir
  60. Você tem razão. Obrigada pela correção. Beijos

    ResponderExcluir
  61. oi, gostaria de tirar uma dúvida, ontem deixei minha bolsa com o anticoncepcional em cima do freezer ele ficou lá a noite inteira, será que pode prejudicar a eficacia do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  62. Fica tranquila, não tem problema nenhum.

    ResponderExcluir
  63. obg doutora Thamiris =)

    ResponderExcluir
  64. se eu armazenar meu anticoncepcional no guarda-roupa ele perde seu efeito? mesmo que pegue um pouco de sol no gurda roupa?

    ResponderExcluir
  65. Oi!! Tomei azittromicina já faz 10 dias, corro algum risco se transar sem o uso do preservativo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. O risco é muito baixo, mas por precaução, a recomendação é 15 dias.

    ResponderExcluir
  67. oi, quando fui comprar meu anticoncepcional fui de bis (moto) e o coloquei dentro da moto, só tirei de lá quando cheguei em casa, será que isso pode interferir com o anticoncepcional? foi um curto periodo de tempo nem 30 min. obg desde já

    ResponderExcluir
  68. oi, fibrothin que contém quitosana interfere com o efeito do anticoncepcional? obg desde já!

    ResponderExcluir
  69. Olá. A quitosana ajuda o organismo a não absorver gorduras. Os hormônios do anticoncepcional são lipossolúveis, ou seja, se dissolvem em gordura. Então eu te aconselho a tomar o fibrothin e o anticoncepcional em horários diferentes de pelo menos 2 horas de diferença.

    ResponderExcluir
  70. por brincadeira acabei encostando uma cápsula de fibrothin na boca, será que a capa da cápsula pode conter o quitosana e só por encostar a cápsula na boca ela tirar o efeito do anticoncepcional?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  71. tomei antibiótico e utilizei camisinha enquanto não terminava a cartela, depois que comecei a outra cartela já comecei ter relações normalmente, fiz certo? será que já estava protegida?

    ResponderExcluir
  72. Para a moça do fibrothin, fique tranquila, não tem nada a ver não, não precisa ficar com medo só porque encostou na boca. Não vai prejudicar em nada.

    Para a moça do antibiótico, agiu corretamente, após iniciar outra cartela, já está protegida.

    ResponderExcluir
  73. Olá doutora Thamiris,
    Vejo que as pessoas do brasil são muito desinformadas.
    Você faz um ótimo trabalho.
    Sou sua fãã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  74. estava tomando antibiotico e agora estou me protegendo com camisinha, porem estavamos fazendo (eles não chegou a ejacular) mais depois percebi que a parte debaixo da camisinha estava meia úmida (um pouco molhada) então não sei se foi o liquido lubrificante que escorreu ou se é minha lubrificação natural ou se é a lubrificação da camisinha, confesso que estou com medo!! será que corro riscos?

    ResponderExcluir
  75. Se ele estava de camisinha, não tem como o líquido escorrer por fora. Deve ser a lubrificação da vagina.

    ResponderExcluir
  76. mt obg, estou mais tranquila! adoro muito seu bolg..

    ResponderExcluir
  77. multigrip tira o efeito do anticoncepcional e da pilula do dia seguinte?

    ResponderExcluir
  78. tomo anti porem terça passada terminei de tomar antibiotico, então me cuidei com camisinha porem ontem (ele n tinha gozado) mais mesmo assim me deu a impressão que escorreu um pouco então resolvi tomar a pilula do dia seguinte, será que o antibiotico que tomei na terça irá interferir na pilula do dia seguinte? tendo em vista que se passaram 4 dias inteiro sem o antibiotico!

    ResponderExcluir
  79. cimegrip e digesprid tiram o efeito do anticoncepciona e o efeito da pilula do dia seguinte?

    ResponderExcluir
  80. - Multigrip, cimegrip, digesgrip não cortam o efeito do anticoncepcional nem da pílula do dia seguinte.

    - Nunca se deve tomar pílula do dia seguinte quando se está tomando anticoncepcional. Desregula completamente o ciclo. A chance de se engravidar é pequena, mas não é nula. Espere terminar a cartela e enquanto isso use camisinha e só após iniciar a outra cartela é que estará protegida contra gravidez.

    ResponderExcluir
  81. Oi, fui tomar meu AC e quando retirei ele da cartela, ele se desmanchou todo em cima da mesa. Ai peguei os caquinhos tds e tomei. Agora na pausa só ta vindo como se fosse o final da menstruação e estou preocupada. Pode ter tirado o efeito? Estou mt preocupada, nunca tinha acontecido isso comigo. Me ajudem, Bjos

    ResponderExcluir
  82. Isso não é normal não. A capinha que reveste o anticoncepcional é justamente para protegê-lo e liberá-lo somente no intestino. Se ele desmanchou todo, estava sem a capinha de proteção e poderia estar até mesmo estragado ou ser algum outro componente que acidentalmente caiu na produção.
    Pode ter tirado o efeito sim. Mas pode ser que você não esteja grávida. Faça um teste de gravidez e procure um ginecologista.

    ResponderExcluir
  83. o remédio pontin que contém ácido mefenâmico, tira o efeito do anticoncepcional? (usei para aliviar a cólica)

    ResponderExcluir
  84. Oi, li uma postagem anterior sobre cefalexina e elani ciclo, mas meu ginecologista disse que a cefalexina nao interfere no efeito fo anti.

    ResponderExcluir
  85. O ácido mefenâmico não tira o efeito do anticoncepcional.

    Já a cefalexina, é um antibiótico. Pode ser que você não engravide tomando a cefalexina, mas pode interferir sim, mesmo que seja 1% de chance, mas há.

    ResponderExcluir
  86. Olá estava pesquisando na net, ate que encontrei seu blog, achei muito legal e tirei muita dúvidas, mas ainda tenho uma:Tomo anticoncepcional a 7 anos o Diane 35 e algumas semanas tomei um remédio pra queimar gordura a base de QUITOSANA, então sera que essa QUITOSANA CORTA O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL?

    ResponderExcluir
  87. A quitosana evita a absorção de gorduras. O hormonio do anticoncepcional e uma lipossoluvel, ou seja, também pode.ter sua absorção impedida pela quitosana, então para você nao ter problemas quanto a isso, tome em horarios diferentes com pelo menos umas quatro horas de diferença.

    ResponderExcluir
  88. Olá Thamiris, tomei apenas 5 comprimidos de Norfloxacino pois achei q minha infecção já estava melhor, isso foi na semana da pausa da pílula, mestruei normalmente e já iniciei nova cartela. Estou completamente protegida com o início dessa nova cartela ou o antibiotico ainda pode diminuir o efeito da pílula?! Obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Se foi na semana da pausa da pílula, não tem problema nenhum, você está protegida.

    ResponderExcluir
  90. Olá Tamiris,
    Hoje comecei a tomar amoxilina na parte da manha, ou seja, ja tomei dois comprimidos. Coincidentemente tomei minha ultima pílula da cartela hoje atarde. Tive relaçoes sem usar camisinha, corro algum risco?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Olá Thamiris, adoro seu blog e é a segunda vez que tiro dúvidas com você.Bom, a pergunta é: Tomo o Dine há muito tempo, e já estou na segunda semana da cartela esse mês, só que eu tive uma infecção
    urinária e comecei a tomar a NORFLOXACINO e quero saber s este medicamento corta o efeito do meu anti.Se corta, como devo fazer pra me sentir mais protegida e se mesmo não estando grávida h´risco da minha menstruação atrasar. Adoro muito seu blog, Beijos!

    ResponderExcluir
  92. O risco é muito pequeno nesse seu caso, mas mesmo assim é melhor você usar camisinha até a próxima menstruação, aí depois que começar a outra cartela já estará completamente protegida novamente.

    ResponderExcluir
  93. Thamiris, precisava tirar uma dúvida com você.
    Tomo o anticoncepcional Elani Ciclo a mais de 6 meses, todos os dias, no mesmo horário, nunca esqueci nenhum...e ainda assim uso preservativo durante as relações. Eu tive uma infecção e meu médico me receitou Amoxilina e Nimesulida por 5 dias...comecei a tomar eles na terça-feira dia 10/01 e parei no sábado dia 14/01. Enquanto isso estava tomando normalmente meu anticoncepcional, sendo que o último comprimido da cartela foi tomado na quinta-feira 12/01. Meu sangramento ocorreu no 5º dia da pausa (terça feira), como de costume.
    Só que hoje(sexta-feira - na qual vou dar inicio a nova cartela de anticoncepcional), como estava com muito pouco sangramento, tive relação com com camisinha. Só que quando terminamos vimos que o preservativo tinha estourado. Nunca aconteceu isso e estamos muito preocupados, principalmente porque eu tinha feito o uso de antibióticos a pouco menos de uma semana...Será que corro risco de estar grávida? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Pode ficar tranquila, você já tinha iniciado uma nova cartela, então não tem problema nenhum. Fica tranquila.

    ResponderExcluir
  95. Ola , td bem?? eu tomei meu anticocepcional Tantin , e desde domingo tive diarreia , quando foi na segunda tomei meu anticocpecional por volta das 9 e pocas quando foi dpois de meio dia tive novamente a diarreia , pode ter cortado o anticocepcional?? Ou nao ha risco?

    ResponderExcluir
  96. Olá Dra. Boa noite. Faço uso do anticoncepcional Elani ciclo e estou na pausa dos sete dias. Nessa semana tive uma infecção da garganta e comecei hoje a tomar Azitromicina, 3 comprimidos, portanto, acabará na sexta. Na segunda retorno o anticoncepcional, nova cartela. Minha dúvida é a seguinte: como estou tomando o antibiotico na pausa do anticoncepcional, corre algum risco de ele prejudicar a próxima cartela, digo, ainda estar no organismo e atrapalhar a absorção do anticoncepcional e consequentemente, reduzir sua eficácia? Ou iniciando uma nova cartela e já não estar tomando o antibiótico não preciso me preocupar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  97. A diarréia só corta o efeito do anticoncepcional quando for daquelas diarréias bem aquosas que você vai no banheiro de hora em hora. Se soltou o intestino uma vez só ou duas no dia, não tem problema não.

    Mayara, como está tomando o antibiótico na pausa, não tem problema nenhum. Não há necessidade de se preocupar.

    ResponderExcluir
  98. Ola Dr. Boa tarde. Eu tomo anticocepcional tantin e estou na 4 cartela indo pra quinta. Como meu anticocepcional é sem pausa e tem 4 comprimidos brancos no qual a mestruaçao desce , entao minha mestruaçao desce no 3 comprimido. Como eu estava sentido muita colica eu tomei dipirona sodica em gotas . E minha mestruaçao desceu. desceu um poco e depois paro. No outro dia desceu normal ai eu tomei de novo dipirona e quando foi a noite minha mestruaçao paro ,ai tive relaçoes ela desceu de novo. Hje no domigo nao desceu nada , so quando faço xixi mela um poco no absorvete mais so mela nao desce NADA. Hj no domingo começei uma nova cartela do anticocepcional e depois mais tarde tomei a dipirona mais minha mestruaçao nao desceu, e ela geralmente so corta no outro dia . E as colicas nao passa de jeito nenhum, Sera qe eu estou GRAVIDA? ou foi o dipirona que endoido minha mestruaçao?

    ResponderExcluir
  99. Grávida você não está não, se tomou os comprimidos certinhos, não há como engravidar. Se a cólica não melhorar, procure o ginecologista para averiguar do que se trata. Talvez possa ser uma infecção, algo assim. Não acho que tenha sido o dipirona.

    ResponderExcluir
  100. ' Nao to sentido mais colicas , e hje to segundo comprimido e esta tudo no perfeito estado. So fique precupada pq li que mulher gravida tabem mestruar.

    ResponderExcluir
  101. Tomei o primeiro anticoncepcional da cartela 14hrs depois que era para ter tomado e nesse tempo tive relação com meu marido e continue tendo relações com meu marido normalmente,com isso tudo também estava tomando amoxicilina,mas continuo tomando anticoncepcional. Hoje faz 16 dias, desde de sábado estou com estes sintomas: cólica e no sábado me deu vontade de vomitar fui ao banheiro mas nada saiu, dor na barriga e uma sensação estranha na barriga, como sem vontade mas acordo com uma fome inexplicável. Hoje fiz o teste de farmácia e deu negativo, faltam 7 dias para minha menstruação descer. Será que estou grávida? Me responde aí Thamiris!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar dor nas costas também!!!

      Excluir
  102. Mesmo que estivesse grávida, é muito cedo para os sintomas aparecerem. Pode ser que esses sintomas sejam emocionais, pelo meno de ter engravidado. Provavelmente você não está grávida, mas espere pela menstruação. Se ela não descer, aí sim procure fazer outro teste e ir ao ginecologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thamiris!!! Deus te abençoe!!!

      Excluir
  103. Olá, estou com uma duvida que está me deixando doida, tomei uma benzetacil no domingo, e na sexta 5 dias depois tive relação com camisinha, mas ela arrebentou e só vimos no fim quando já havia ejaculado. Sendo que nesse periodo eu estava fazendo uso do meu antic. mas mesmo assim estou com medo do risco de gravidez, não tomei pilula do dia seguinte não.

    ResponderExcluir
  104. Fez bem em não tomar a pílula do dia seguinte. Pode ficar tranquila, não vai ter problema nenhum. A benzetacil é injeção, não tem muito efeito sobre as bactérias intestinais pois não é via oral.

    ResponderExcluir
  105. Oi, boa Tarde!
    a sibutramina tira o efeito do anticoncepcional??
    tem algum risco se tiver relações sem camisinha??

    ResponderExcluir
  106. A sibutramina não corta o efeito do anticoncepcional não, mas faz outros males, como por exemplo subir a pressão. Se você quer emagrecer, não use a sibutramina, faça uma dieta equilibrada, faça exercícios físicos, e se precisar de ajuda de remédio, opte pelo orlistate ao invés da sibutramina. Pelo menos o orlistate não faz mal. Além disso, acho que a sibutramina está proibida.

    ResponderExcluir
  107. Oi Thamiris bom dia!
    Eu tomo perlutan e a dois dias comecei a tomar cefalexina, pode cortar o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  108. Fernanda, como a cefalexina é um antibiótico, pode reduzir sim a eficácia do anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  109. Thamiris vc pode me ajudar?
    tenho que tomar minha injeção anticoncepcional hj é a perlutan, mas tenho que tomar hj tmbm uma benzetacil que o medico me receitou...quero saber interfere em alguma coisa? devo tomar qual antes? só que tenho que tomar as duas praticamente na mesma hora...não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  110. Olá Thamiris! Tenho uma pequena dúvida,tomo anticoncepcional há 6 anos e tomo a noite, mas as vezes tomo as 21:00 as vezes as 22:00 ou 23:00. Mas nunca esqueço de tomar, mas quantas horas de atraso é aceitável pra não interromper a eficacia da pílula? Na bula diz que até doze horas não interrompe, é verdade?
    Adoro seu blog, já esta na lista dos preferidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  111. Vivi, não vai interferir em nada, já que o benzetacil é injetável. Ele não vai passar por dentro do intestino, é isso que importa. Fica tranquila.

    Anônima, o atraso é de 12 horas mesmo, não interfere em nada na eficácia.

    ResponderExcluir
  112. Ola Dr , tomei um remedio
    Ácido mefenâmico ele diminui a eficancia do anticocepcional?

    ResponderExcluir
  113. Ácido mefenâmico é só antiinflamatório. Não reduz a eficácia do anticoncepcional não.

    ResponderExcluir
  114. Olá, tomo anticoncepcional a 4 meses, a 3 semanas atras tive infecção urinária, tomei antibiótico por 10 dias e 7 deles foi no periodo de pausa da cartela, menstruei normalmente nessa pausa e voltei a tomar meu anticoncepcional no dia correto. Nunca esqueci um dia e nunca atrasei um horario, tive relação sem camisinha com meu namorado 7 dias após o termino do antibiótico, ele gozou fora e eu já estava no sexto dia de anticoncepcional da nova cartela. Será que há algum risco de engravidar? o Antibiótico ainda poderá ter atrapalhado minha pilula?

    ResponderExcluir
  115. Luiza, fica tranquila, não tem risco não. O problema é maior quando o antibiótico é tomado no meio da cartela.

    ResponderExcluir
  116. Bom Dia! Estava tomando o remédio cloridrato de ciprofloxacino para infecção na bexiga porém a infecção já está nos rins e o médico trocou para os seguintes antibióticos q estou tomando no momento: macrodantina e levofloxacino até sair o resultado do exame q ele me solicitou para se ter a confirmação de q tipo de bactéria tenho no meu organismo. Eu tomo o anticoncepcional Elani de uso continuo pois tenho endometriose, corro o risco de engravidar? Desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  117. Tomando todos esses antibióticos, o risco existe sim. Proteja-se com camisinha, e lembre-se que sua saúde é mais importante.

    ResponderExcluir
  118. Oi, eu comecei a usar rifamicina spray (uso tópico) no 5º dia da cartela de adoless e usei por 5 dias e apenas algumas vezes. Depois de uma semana tive relação com meu namorado sem camisinha e não houve ejaculação. Gostaria de saber se a rifamicina interfere no anticoncepcional, por ser de uso externo e 10 mg de antibiótico apenas. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  119. O uso tópico não interfere em nada, já que não passa pelo intestino.

    ResponderExcluir
  120. Olá,
    o anticoncepcional Minan por ser de baixa dosagem hormonal é seguro?

    ResponderExcluir
  121. É seguro sim. Se não fosse seguro nem seria autorizado para venda.
    Só lembre-se de tomar certinho.

    ResponderExcluir
  122. Eu queria saber se dexpantenol interfere nos anticoncepcionais..

    ResponderExcluir
  123. Não interfere não, é só uma vitamina (B5).

    ResponderExcluir
  124. Oi.Adorei esse blog.
    Gostaria de saber: No 5º comprimido do anticoncepcional, coloquei ele na oca, água, mas o comprimido não desceu, então percebi que estava na boca, sem querer mordi ele mas não quebrou, tenho certeza, na hora ingeri mais água então consegui engolir. Perdeu o efeito?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  125. Se ele não quebrou, não perde o efeito não.

    ResponderExcluir
  126. Oi Thamiris, tenho uma dúvida.
    Estava tomando antibiótico e tive relação desprotegida, sendo que estava no último dia de menstruação..mas já tava tomando a 3° pírula da nova cartela quando aconteceu. Tenho risco de engravidar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  127. Não tem risco não, você estava em dias de menstruação. Além disso, iniciando-se uma cartela nova não tem problema.

    ResponderExcluir
  128. Olá Dr. Queria esclarecer uma coisa..estava tomando antibiótico e tive relação desprotegida após poucos dias do término do antibiótico. Será que tirou o efeito do anticoncepcional??

    ResponderExcluir
  129. Tomei um comprimido de adoless com um atraso de 7 horas, existe risco de diminuir a eficácia do medicamento?

    ResponderExcluir
  130. OLA TOMO REMEDIO DE DEPRESSAO A NOITE E NA HORA DO ALMOÇO O ANTICONCEPCIONAL TIRA O EFEITO

    ResponderExcluir
  131. Um atraso de 7 horas não é o suficiente para reduzir a eficácia não. Pode atrasar até 12 horas.

    Os remédios de depressão normalmente não reduzem a eficácia do anticoncepcional não. Mas só para confirmar, que remédio você toma?

    ResponderExcluir
  132. Oi.
    Gostaria de saber. No dia em que comprei o anticoncepcional, coloquei a cartela na bolsa, sai do carro, mas o carro ficou no sol com a bolsa (na sombra) em torno de meia hora, abri a bolsa, parecia que estava calor até dentro dela. A caixa do anticoncepcional estava quente, logo esfriou com o vento. Será que perde o efeito? Obrigada.

    ResponderExcluir
  133. O calor em excesso e por tempo prolongado acelera a degradação dos princípios ativos, mas só isso de ficar no calor do carro não é o suficiente não.
    Perderia a eficácia se você colocasse no forno e deixasse lá por muitas horas. Só no carro não tem problema.

    ResponderExcluir
  134. Oi Thamiris
    Gostei muito do seu blog ...
    Tenho uma dúvida ... estou tomando os medicamentos Clauvulim e Predsim 4 hs antes do anticoncepcional conforme orientação da ginecologista. Eles realmente não tiram o efeito do anticoncepcional dessa forma (Diclin)?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  135. Kátia, pode reduzir a eficácia do anticoncepcional sim. Não tem nada a ver com o horário de tomar, e sim que os antibióticos matam as bactérias intestinais que são importantes para a eficácia do anticoncepcional. Qualquer horário que você tomar vai interferir mesmo assim. O Predsim não interfere não.
    Para maior segurança, aguarde 15 dias após terminar o antibiótico para voltar a ter relações desprotegidas.

    ResponderExcluir
  136. tomei a pilula por volta das 2h da manha e vomitei as 5:30 da manha. com medo do efeito ter sido reduzido,tomei outro comprimido pela manha,quando acordei.realmente tinha nescessidade? se nao,algum risco por ter tomado? obrigada.

    ResponderExcluir
  137. Oi Thamiris.
    Começei ontem aquela cartela de anticoncepcional de havia ficado no carro com muito calor (expliquei á alguns dias), li em um site que, aqui está "Se o anticoncepcional não pegou umidade nem calor excessivo (ele continua com o mesmo aspecto), não tem problema e não perde a eficácia. O que não pode fazer é deixar armazenado, por exemplo, em cima do microondas ou exposto no sol."
    O meu continua com o aspecto de sempre. Normal.
    Se fosse tivesse passado por calor em exesso mudaria o aspecto do anticoncepcional?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  138. Para o anônimo de cima, não havia necessidade de ter tomado outra pílula não, pois você não vomitou ela. Os alimentos ficam no estômago por volta de 1 a 2 horas. Você vomitou só depois de 3:30h horas, com certeza não estava mais no seu estômago. Mas agora já tomou outra, não tem como voltar. Ficou uma dosagem a mais de hormônio no seu organismo, dê um intervalo um pouco maior para tomar a próxima pílula (24 horas após a última que você tomou).

    Calor em excesso é muito excesso mesmo. Algumas horas só no sol não vai perder a eficácia. Você não poderia fazer isso por vários dias seguidos, mas uma vez só não tem importância.

    ResponderExcluir
  139. Mas gostaria de saber se com o calor, o anticoncepcional fica mole, deformado. E se podemos perceber se o anticoncepcional sofreu calor, aspecto físico dele, se muda alguma coisa.

    ResponderExcluir
  140. Oi Thamires! cortei a testa e tive que usar rifan spray, usei 3 vezes, tomei tbem nimesulida, além disso tomei eutonis (olcadil) 2 dias e parei pq to c sangramento de escape, será q to grávida? tomo anticoncepcional selene, há 7 anos e nunca esqueço...
    FER

    ResponderExcluir
  141. O aspecto do anticoncepcional se ficou em contato com calor extremo não deve mudar muita coisa, pois a reação química de degradação é interna, não externa. A parte externa é só uma capa de proteção e não tem nada a ver com o efeito. Volto a dizer mais uma vez, ficar exposto ao calor do sol dentro do carro um único dia não interfere no efeito. Isso teria que acontecer muitos dias seguidos para reduzir o efeito.

    FER,
    O rifan spray não interage em nada com o anticoncepcional, pois a aplicação é tópica e o efeito é local. A quantidade que vai para a circulação é irrisória.
    A nimesulina é antiinflamatório, também não interfere em nada com o anticoncepcional.
    O olcadil, é um antidepressivo, ansiolítico, também não interfere em nada no efeito do anticoncepcional.
    O seu sangramento de escape não foi causado por nenhum desses medicamentos, e também não significa que você não esteja protegida. Se você toma o anticoncepcional certinho sem esquecer, não tem com o que se preocupar. Está protegida contra gravidez. Só vá ao ginecologista caso o sangramento de escape se repita.

    ResponderExcluir
  142. gostaria que tirasse umas duvidas se tiver duvidas de ejaculaçao dentro fas mal tomar a pilula do dia seguinte e eu tomo olcadil e tomei a pilula do dia seguintetem algum problema?

    ResponderExcluir
  143. O Olcadil também não tira o efeito da pílula do dia seguinte não, mas eu não recomendo a pílula do dia seguinte. Se você tem uma vida sexual ativa, é mais recomendável tomar anticoncepcional comum, pois a pílula do dia seguinte faz um estrago nos seus hormônios e desregula o ciclo.

    ResponderExcluir
  144. Tenho uma dúvida, esqueci a sacola plástica com a cartela de anticoncepcional no criado mudo, pegou um sol forte umas três horas,a caixa tava super quente, li que prejudica sol por um dia inteiro, dai fiquei em dúvida, também gostaria de saber se Cataflan e Amoxicilina tiram o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  145. ooi, quero saber se Cetoconazol + dipropinato de betamesona + sulfato de neomicina em forma de creme vaginal corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  146. ooii quero saber se pomadas pra vagina interferem no anticoncepcional??

    ResponderExcluir
  147. Não tem importância ter ficado no sol não. O Cataflan não tira o efeito do anticoncepcional, mas a amoxicilina pode tirar.

    As pomadas vaginais não tiram o efeito do anticoncepcional não, pois a ação é só local.

    ResponderExcluir
  148. Ola, boa noite! extrai dois sisos na sexta feira, do dia 13 e tive que tomar azitromicina e dexametasona. tive relação desprotegida antes da minha cirugia mas eu já havia tomado a azitromicina junto com o meu anticoncepcional e depois continuei tomando o dexametazona e a azitromicina durante alguns dias. como a dor da extração nao tinha cessado, iniciei o tratamento com amoxilina 500mg, tylex e omeprazol ( dia 17) e nesse mesmo dia, tive sangramento de escape devido ao uso de vários remédios. tomei os antibioticos somente por dois dias pois os sintomas de dor e inflamação ja haviam parado. estou tendo até hoje esse leve sangramento e tive relação vaginal desprotegida ( sem ejaculação ) e relação anal com ejaculação. gostaria de saber de a eficácia do meu anticoncepcional YAZ está mantida ou está comprometida. tomo anticoncepcional a 4 anos seguidos e nunca me esqueci e nunca tive sangramento de escape. Corro algum risco ? estou muito preocupada!!!!

    ResponderExcluir
  149. Os antibióticos reduzem a eficácia do anticoncepcional. Por isso você teve sangramento de escape. Existe risco de gravidez sim.

    ResponderExcluir
  150. eu sou a mesma anonima de cima. existe risco de gravidez com o que eu fiz ??? sexo vaginal sem ejaculação e sexo anal ???? estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sera que estou gravida ??????

      Excluir
  151. Me desculpe, eu li por cima e não havia lido direito "sem ejaculação".
    O líquido lubrificante que o pênis secreta antes das relações também pode conter espermatozóides, mas a quantidade seria muito pequena.

    Bom, não posso afirmar que você não está grávida. Digamos que o risco de gravidez seria em torno de 1% (é muito pequeno, mas existe).

    ResponderExcluir
  152. muito obrgada por esclarecer minha dúvida viu ? minha ginecologista está de licença maternidade e nao consigo contactá-la! muito obrigada pela sua atenção e pela suas respostas imediatas! Sei que vc n pode me dizer de longe de sim ou nao sobre gravidez mas a gente nessas horas n consegue pensar direito ne, é sempre bom ter a opiniao de quem entende mais!

    ResponderExcluir
  153. olá drª!!!!
    gostaria de saber se ao pintar as unhas, se por acaso eu igeriri um pouco de acetona (no caso de estar tirando esmalte da unha) ou levar a boca a unha com esmalte ainda molhado pode vir a diminuir o efeito do meu anti??? eu pintei as unhas hj e começo amanha minha nova cartela.
    por favor me ajude
    jah estou preocupada se isso pode vir a diminuir o efeito do meu anti
    bjs

    ResponderExcluir
  154. a acetona ingerida ao pintar as unhas diminui o efeito do anti????????????/
    caraca
    isso eh verdade?????

    ResponderExcluir
  155. e o oleo de banana???

    ResponderExcluir
  156. Tive relações no domingo, porém acho que machucou um pouco, tomo anticoncepcional regularmente, segunda saiu uma minúscula gota de sangue, quarta também, um pouquinho mais. Por que será?

    ResponderExcluir
  157. A acetona não tem nada a ver, não reduz em nada o efeito do anticoncepcional. Uma pergunta semelhante já foi feita e eu já respondi mais acima.

    A gota de sangue que saiu foi porque a fricção do pênis com a vagina provocou um machucadinho, é normal, acontece de vez em quando quando a mulher não está suficientemente lubrificada ou excitada. Recomendo utilizar lubrificante a base d'água.

    ResponderExcluir
  158. Eu tava indo para terceira cartela do anticoncepcional ciclo 21, so que no intervalo dos sete dias, precisei tomar Clorafenicol, ai tomei o clorafenicol por sete dias, terminei ele no sabado a noite, no domingo de manha ja comecei a tomar a terceira cartela do cilco 21, a noite transei com camisinha, hoje ja e sabado e faz sete dias q estou tomando o anticoncepcional e so tive realcao no domingo como eu disse antes, gostaria de saber se de agora para frente o ciclo 21 ja ta fazendo efeito ou nao. porque pode observar que os sete dias do tratamento do antibiotico eu tava no intervalo da cartela e logo mestruei.

    ResponderExcluir
  159. Fica tranquila, se quando você tomou antibiótico você estava no intervalo da cartela, então não tem problema nenhum.

    ResponderExcluir
  160. Boa tarde doutora.
    Extrai o siso no dia 13 de abril e precisei tomar antibiotico( amoxilina) durante 7 dias. tomo anticoncepcional selene corretamente há 6 meses e tive que tomar conjuntamente com a amoxilina os tres ultimos comprimidos da cartela. Na semana de pausa so tomei o antibiotico vindo normalmente a minha menstruação e iniciei a nova cartela no dia correto(segunda-feira 23-04)onde ja nao estava mais tomando o antibiotico há 3 dias. Tive relação sem camisinha na sexta-feira( 27-04) 4 dias depois de começar a nova cartela e 3 dias depois de acabar minha menstruação.
    Gostaria de saber se corro o risco de engravidar com essa relação desprotegida pois era justamente o 7 dia depois de ter tomado o antibiotico o o 5 dia de tomada do anticoncepcional da nova cartela ? E o fato de eu ter tomado os tres ultimos comprimidos da cartela anterior junto com o antibiotico reduz o efeito da nova cartela? Minha preocupação é o fato de ter tomado o antibiotico conjuntamente com os tres ultimos comprimidos da cartela velha, pois não tomei o antibiotico so no intervalo pois pegou os tres ultimos comprimidos da cartela anterior.
    Quando se começa uma nova cartela nao precisa se preocupar?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  161. Não precisa se preocupar porque você começou uma cartela nova e não está mais tomando o antibiótico. Como você já menstruou, então não teve problema.

    ResponderExcluir
  162. Olá, existe perigo em ter relações durante a pausa de sete dias do anticoncepcional? Sendo que no dia seguinte ocorreu a menstruação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  163. anomimo!ola gostaria dde saber se tem algum problema tomar a sibutramina, o cha verde, o oleo de coco coo a anterupcao do anteconcepcional e a misygina a minha mestruacao esta atrasada sete dias o que eu fasso estou muito preocupada pois nao quero engravidar agora ...

    ResponderExcluir
  164. olá dra,tomei azitromicina na pausa do AC gracial ,menstruei normalmente ,só tive relaçao no setimo dia da nova cartela ,corro risco de gravidez ?

    ResponderExcluir
  165. Dra. desculpa perguntar novamente, sou a pessoa que postou o recado do dia 5 de maio. to preocupada porque tomei as tres ultimas pilulas com o antibiotico e embora tenha tomado a maioria dele na pausa ter vindo a minha menstruação e ter iniciado uma nova cartela sem mais tomar o antibiotico há 3 dias, fico grilada pois transei depois que veio minha menstruação na primeira semana da cartela nova , pois era a 5 pilula e havia 6 dias que tinha parado o antibiotico( dizem que precisa de uma pausa)> To meio que preocupada se iterferiu na cartela nova pela proximidade de dias .... Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  166. Para os quatro comentários anônimos acima, na respectiva ordem:

    1° - Não existe risco de gravidez nenhum durante a pausa da cartela, desde que se tome certinho os comprimidos.

    2° - Nem a sibutramina, nem o chá verde e nem o óleo de coco: nenhum deles reduz a eficácia do anticoncepcional.

    3° - Se você tomou o antibiótico na pausa do anticoncepcional, então não há problema nenhum. A eficácia do anticoncepcional está garantida.

    4° - Não precisa se preocupar. Você começou uma nova cartela. Na nova cartela tem eficácia desde a primeira pílula. Você fez bem em ter tomado o antibiótico no finalzinho da cartela anterior e na pausa. Teria problema caso você tivesse tomado o antibiótico no meio do ciclo. Mas dessa forma que você disse ter feito, pode ficar tranquila.

    ResponderExcluir
  167. Obrigada pela 1ª resposta. Tomo certinho os comprimidos, quando não tomava, meu ciclo era de 40 dias, portanto acho que não corro risco. Me deixou muito mais tranquila, obrigada.

    ResponderExcluir
  168. Sou o mesmo anônimo. Mas o caso do meu ciclo ser de 40 dias, a ovulação que ocorria antes de tomar anticoncepcional, em torno do 23º dia do período. A pausa foi da 4ª para a 5ª cartela. Nesse caso, meu corpo está totalmente acostumado ao anticoncepcional? Não corro risco nas pausas, sendo que tomo sempre regularmente? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  169. Quando se toma anticoncepcional, o ciclo muda completamente, é um ciclo artificial, e não ocorre ovulação nunca.
    Portanto, mesmo durante a pausa, está protegida.

    ResponderExcluir
  170. Tomar anticoncepcional com 4 horas de atraso interfere? Na bula diz antes de 12 horas não, mas tem perigo tomar um dia as 22hrs, outro as 16, outro as 22 de novo?

    ResponderExcluir
  171. Iniciei na quinta feira tomando ás 22 horas, sexta as 19( tive que sair de casa, voltei tarde), sábado ás 18(não 16 como havia citado acima), domingo voltei ao horário normal, 22 horas. Algum perigo?OBS: Tomo anticoncepcional á 6 meses mais ou menos.

    ResponderExcluir
  172. Não tem problema nenhum. Pode atrasar até 12 horas sem interferir no efeito.

    ResponderExcluir
  173. Vou começar a tomar depuralina aspira gorduras em que as capsulas das refeições contem Quitosano. Toma a pilula Gynera. haverá algum corte na contracepção???? Poderei engravidar????

    ResponderExcluir
  174. Pode tomar tranquila, não corta o efeito do anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  175. Oi, eu transei sem camisinha algumas vezes durante o mês, sem que meu namorado ejaculasse, e eu tomo anticoncepcional certinho todos os dias. A minha mentruação ta atrasada um dia... queria saber se tem algum risco de eu ter engravidado.

    ResponderExcluir
  176. Se você toma anticoncepcional certinho todos os dias, é muito provável que você não esteja grávida não. O atraso pode ser devido a outro motivo. Mesmo que a menstruação não venha, não significa que esteja grávida; caso não desça a menstruação, procure um ginecologista para descobrirem o que ocorreu.

    ResponderExcluir
  177. ter uma diarreia 2 horas antes de tomar a pílula reduz a eficácia dela?

    ResponderExcluir
  178. Olá. Esqueci um dia a pílula na primeira semana de uso. Sei que devo me cuidar por 7 dias. Mas no próximo mês estarei protegida normalmente? Obrigada.

    ResponderExcluir
  179. gostaria de sanar uma duvida

    é possivel engravidar em um amasso sendo q a mulher esta vestida de jeans ou de saia com meia-calça?????? durante uma balada.
    e com os dois vestidos???? durante a balada.

    é possivel engravidae desta forma???????

    att

    carla

    ResponderExcluir
  180. Ola,
    gostaria de saber se a pomada nebacetin(reúne os antibióticos Bacitracina e Neomicina) interfere no efeito do anticoncepcional?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  181. olá!!!

    gostaria de saber se o silicone e demais produtos passados dentro do carro podem vir a cortar o efeito do anticoncepcional.

    pooooor favoooooooooor!!!!!!

    ontem andei no carro de uma amiga e quando entrei ao fechar a porta minha mao escorregou e percebi q todo carro estava brilhando por dentro (por ter sido passado silicone ou outro produto para isso) e fomos numa balada e lá nao consegui nem se quer passar um brilho labial pois fiquei reciosa de minha mao encostar no conteudo do brilho e poder a vir injerir ali mesmo ou futuramente e isso vir a cortar o efeito do meu anti.

    to morrendo de medo

    meu deus
    me ajude

    me responda assim q possivel drª

    isso seria possivel?????????????????????????????????????????????

    att

    julia

    ResponderExcluir
  182. Respondendo na respectiva ordem das últimas perguntas acima:

    - Anônimo: Isso mesmo, você deve se prevenir por sete dias, e no próximo mês já estará protegida novamente.

    - Carla, isso seria muito difícil. Ele ejaculou em você? Se sim, existe uma pequena possibilidade, muito pequena, mas dificílimo. Mas se não houve ejaculação, então a probabilidade é zero.

    - Anônimo: nenhuma pomada que tenha antibiótico vai interferir, pois somente por via oral os antibióticos reduzem a eficácia do anticoncepcional. A pomada tem ação somente local, portanto não interfere em nada.

    - Julia, pode ficar tranquila, não tem nada a ver. Para o efeito do anticoncepcional ser diminuído, tem que ter uma causa bem forte, a ação de outros medicamentos em alta dosagem. Nenhum produto que usamos no dia a dia (inclui silicone, acetona, nem nada disso), nada vai reduzir a eficácia do anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  183. Olá Dr. Thamiris, tudo bem? Gostaria de fazer algumas perguntinhas básicas de uma adolescente em crise.. :) É o seguinte, tomo anticoncepcional há 7 meses, nunca tive esquecimentos ou atraso na hora da ingestão e o meu parceiro continua o mesmo. Tenho muito medo e trauma de uma gravidez indesejada, por isso sempre quando transo sem camisinha não deixo ter ejaculação , uso coito imterrompido por precausões, mais mesmo eu tomando antic. posso transar sem camisinha com ejaculação quaisquer dias do mes? Eu sou muito alergica e uso uma pomada no rosto que contem neomicina(antibiotico), cortaria o efeito ou nao? Alguns chás naturais tbm cortam o efeito tipo o gengibre? São só antibioticos que cortam o efeito do anticoncepcional?
    Desculpe-me as tantas perguntas, mais é que esse assunto preocupa a todos. Agradeço por vc tirar nossas dúvidas virtualmente, adorei seu blog!!! Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  184. Lais, é natural sentir medo de uma gravidez indesejada, mas se você toma certinho sem esquecer nenhum dia, não há risco nenhum de gravidez. Está protegida em qualquer dia do mês, inclusive no período da pausa.
    A pomada com antibiótico não reduz a eficácia do anticoncepcional porque a ação é somente local.
    E chás, coisas naturais deste tipo também não reduzem em nada o efeito dos anticoncepcionais.
    Apenas alguns medicamentos reduzem a eficácia dos anticoncepcionais, como os antibióticos mais fortes e alguns medicamentos, como anticonvulsivantes. Mas em todos os casos tem que ter na bula.

    ResponderExcluir
  185. Que ótimo Thamiris, me senti mais aliviada agora..! Muito obrigada, sempre que precisar posso perguntar aqui? Até mais , beijos

    ResponderExcluir
  186. Sim, Lais, sempre que precisar pode perguntar em qualquer página de matéria, mesmo que seja antiga, pois as perguntas chegam ao meu e-mail, e eu respondo assim que posso. Beijos.

    ResponderExcluir
  187. Ok, mas só queria te dizer mais uma coisinha. Meu anticoncepcional é o previane(gestodeno-0,075 + etinilestradiol-0,020) , eu nao fui a nenhum ginecologista, optei por esse metodo pelas minhas amigas, então nao sei exatamente se ele está me previnindo de uma gravidez. Como te disse, tomo há 7 meses e as vezes sinto alguns enjoos e meus seios doem, mas não é sempre, por isso que confundo com gravidez quando isso acontece. O que vc acha?

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.