terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os benefícios da Castanha da Ìndia


Famosa na medicina popular como ativadora da circulação sanguínea, a Castanha da Índia é o fruto da castanheira da índia, uma árvore européia que chega até 200 anos e 40 metros de altura e tem sua madeira muito utilizada na fabricação de caixas, utensílios de cozinha, bengalas e outros artigos.
As Castanhas-da-Índia desenvolvem dentro de “ouriços” revestidos de espinhos que contém uma castanha cada e, quando maduros, ressecam-se e rompem para liberação natural das castanhas (sementes) e propagação da espécie.
A Castanha-da-Índia (nome científicoAesculus hippocastanum) veio para a França em meados do século XVII como árvore ornamental e foi muito plantada nos parque e avenidas da Europa do século XVIII e hoje é encontrada praticamente por todo o mundo.
A principal ação farmacológica da Castanha-da-Índia é sobre a circulação, particularmente sobre o sistema venoso. Seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, diminuindo a fragilidade e a permeabilidade dos capilares. Essa ação resulta em vasoconstrição periférica, que ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames que causam vasinhos, varículas e varizes até acidentes vasculares de maior porte. É grandemente utilizada sob a forma de cápsulas e também em cremes.
Castanha-da-ÍndiaFarmacologia da Castanha-da-Índia
A constituição química da Castanha-da-Índia é rica em saponinas, flavonóides e vitaminas, como segue:
- saponinas triterpênicas(8-28%, principalmente aescina e aescigenina)
- flavonóides (quercetina, canferol e esculina)
- heterosideos cumarínicos (esculosideo)
- vitaminas (B, K1,C, pró-vitamina D)
- ácidos graxos (2-5%)
- proteínas (8-10%)
- taninos
- fitosterol
- açúcares.
Fonte: blog multivegetal

DEVIDO À GRANDE QUANTIDADE DE COMENTÁRIOS, NÃO CABEM TODOS NA MESMA PÁGINA. VAI CLICANDO EM "CARREGAR MAIS" ATÉ APARECER TODOS OS COMENTÁRIOS.

239 comentários:

  1. a castanha da india emagrece?

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não, a castanha da índia não emagrece, apenas ativa a circulação. Por isso ela é excelente contra varizes e celulites! Mas emagrecer ela não emagrece não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A castanha da índia tem muito açúcar. Diabético tipo 2 pode ingerí-la?

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei te responder isso. Não sei se te muito açúcar. Melhor você perguntar a seu médico sobre isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tenho colesterol alto e triglicerideos alto, posso tomas castanha da ídia??

    ResponderExcluir
  6. Se você quiser utilizar a castanha da índia para problemas de circulação, pode usar, mas não ajuda em nada no problema de colesterol e triglicerídeos altos. Para isso, eu recomendo que você consuma as fibras solúveis, leia esta matéria:
    http://falandodesaudeebeleza.blogspot.com/2009/08/fibra-soluvel-ajudando-emagrecer.html

    ResponderExcluir
  7. PORQUE A CASTANHA DA INDIA SOLTA O INTERTINO E PQ FALAN QUE EMAGRECE.BJS E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Nenhuma das duas coisas: ela nem solta o intestino e nem emagrece. Somente melhora a circulação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola olha estou tomando a castanha da india! e sim meu intestino soutou sim! ja perdi quilos tambem!

      Excluir
  9. eu tomo remedio controlado para convulsão eu posso ingerir a castanha bjs obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Eu creio que não haja nenhum problema com relação ao remédio controlado. Mas por via das dúvidas é melhor você perguntar ao médico que te receitou o remédio, já que você não citou que remédio que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li relatos que pacientes com "epilepsia de convulsões frequentes" melhoraram seu estilo de vida e diminuíram seu casa do convulsões fazendo uso C.I..

      Excluir
  11. vc siz q castanha da india não solta o intestino e eu tomo justamente para este fim e funciona, tenho q partir em quatro e tomar um quarto da semente, ou será que o q tomo não é a famosa semente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá eu também tomo mas aqui nós dividimos em oito pedaços
      alguns relatos aqui na rua de emagrecimentos pra mim provoca muita sede e fome principalmente dore musculares optei por tomar um dia sim e outro não e ela e eficaz para quem tem intestino preso. não dá diarreia se alguém souber o por que das dores musculares e só me dizer grata

      Excluir
    2. Sílvia, você toma a noz da índia, e não a castanha da índia. Dá dores musculares porque é tóxica.

      Excluir
  12. Olá.
    Eu não conhecia o fato da castanha da índia soltar o intestino. Ela é geralmente melhor para a circulação. E eu inclusive tomo e não solta o meu intestino.
    Talvez tenha soltado o seu pela semente conter fibras. Eu não tomo a semente, somente o extrato em cápsulas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como a castanha, 1/4 pela manhã e solta sim o intestino. Evacuo uma vez normalmente e depois ele solta umas 2 vezes e estou perdendo peso!

      Excluir
    2. pessoa vc é louco (a), a thamiris ta respondendo na maior boa vontade e vc falando essas coisas vai procurar o que fazer

      Excluir
    3. castanha da india composta solta o intestino,por causa da erva de bicho que é um laxante bem moderado.

      Excluir
    4. ei tu so vivi cangando e

      Excluir
  13. olá,a castanha da india(extrato em capsula)engorda?

    ResponderExcluir
  14. Não engorda não, pode ficar tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao saber de nada vai procura um medico vc para sua cabeça.

      Excluir
    2. a castanha da índia solta o intestino sim,

      Excluir
  15. Castanha da Índia, faz sumir os micro vasos também ou só previne o aparecimento de outros???

    ResponderExcluir
  16. Só previne o aparecimento de outros. Para sumir os existentes, somente fazendo sessões de esclerose.

    ResponderExcluir
  17. Eu e minhas amigas tomamos a castanha da índia e todas sentimos que o intestino funcionou melhor.

    ResponderExcluir
  18. Thamiris, você já tomou castanha da índia? Experimente para poder acrescentar o conteúdo de suas informações.
    A castanha da índia é tóxica, a medida orientada por dia é no máximo 1/4 da castanha, além de ser boa para circulação, ela auxilia no emagrecimento por soltar bem o intestino e liberar enzimas para queima de gordura. Contra indicada para diabéticos. Ela ajuda a melhorar a flacidez também,...
    Tem o gosto amargo, mas tem que mastigar o pedacinho antes de engolir.
    Tomo isso sempre que quero regular meu peso.
    Mas sempre fazendo dieta de comer pouco de três em três horas. FUNCIONA, mas a pessoa tem que ter conciência que não irá funcionar se ela comer castanha acompanhada de sanduíche, sorvete, chocolate, refrigerante,...

    ResponderExcluir
  19. Estou lendo tudo sobre a castanha da india, pois minha amiga esta tomando, ela era enorme de gorda, fiquei beje quando à vi, de tão magra, ela divide em quatro e toma uma parte, e ela disse que solta o instestino mesmo, e olha que o dela era preso hem, vou tomar mesmo!!!

    ResponderExcluir
  20. Ééééé... depois de tanta gente comentando sobre o efeito do intestino, está aí algo que eu não sabia. Valeu a todos pelos comentários e pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  21. bom dia! goataria de saber se o remedio varicell é mais potente que a castanha da india.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que não! meu irmão tomou varicell e não resolveu nada
      inclusive usou para emorroidas a noz da india ajudou muito a proposito tenho aqui para venda 3,00 cada para dividir por 08 pedaços e se sentir dor muscular vai tomar so 3 vezes por semana 61 33547362 silvia

      Excluir
  22. Olha, não conheço pessoalmente o Varicell, ele é a base de queratina, mas creio que a castanha da índia seja melhor e mais potente, e tem muitos mais estudos científicos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. maria angela batista soares25 de fevereiro de 2011 15:59

    oi Thamiris olha a castanha da india solta o intestino sim e emagrece tbm, em tres dia de uso eliminei 900 grs muito bom,

    ResponderExcluir
  24. maria angela batista soares25 de fevereiro de 2011 16:05

    eu tem obsedade morbida tem 1,59 de autura e pesava 116k comecei a fazer dieta de boca e hidriginastca mais elimine peso fui para 112k neste tres dias que estou usado a castanha fui pesar hoje e estou com 111,100gvou continuar usado para ver se é realmente a castanha e o entestino se não correr faz na roupa kkkkkkkk bjs obrigada

    ResponderExcluir
  25. [b]nunca tinha tomado castanha da india..
    eu resolvi tomar estava com umas varizes..
    e notei uma grande diferença no meu corpo..
    meu intestino melhorou era muito travado..
    a castanha esta sendo um santo remedio,pois
    eu vejo q estou emagrecedo...nao tomo mais nada
    alem disso ..a castanha da india emagrece sim pra min esta fazendo uma faxina no meu organismo...

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, vocês estão comendo a própria castanha ou cápsula manipulada? Se for a castanha, onde conseguem arranjar? Eu nunca encontrei. Se for cápsula, que dosagem estão usando?
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  27. Oi gente, estou tomando a própria castanha há 3 dias e solta muuuuito o intestino, mas acredito q não faz mal rsrsr espero!!!

    ResponderExcluir
  28. oi gente acabei de comprar as tais castanhas da india , vou esperimentar, minha cunhada que me disse que ja perdeu peso, e que solta o intestino sim .

    ResponderExcluir
  29. castanha da india é bom pra hemorroida?

    ResponderExcluir
  30. Sim! Do mesmo modo que é bom para varizes, é bom para hemorróidas!

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber se castanha da india e nozes da india sao as mesmas!!!Pois acho que me passaram a perna...e se puder me dizer tbm mais ou menos o valor delas,pois paguei 100 reais em um pacotinho que nao tem nem 20 gramas!!Desde ja agradeço...bjksss

    ResponderExcluir
  32. quero saber quantas capsulas tomo por dia e de quantas em quantas horas por favor alguem pode me ajudar tenho problemas com varizes.

    ResponderExcluir
  33. Olha, isso já não sei te dizer. Nunca ouvi falar na noz da índia. Mas a castanha da índia não é caro não. Eu tomo 2 cápsulas por dia, pra fazer 60 cápsulas fila uns 37 reais.
    Pode tomar duas cápsulas, 1 de manhã e 1 a noite. Para varizes, pode colocar:

    - 150 mg de castanha da índia
    - 150 mg de centella asiatica
    - 150 mg de hamamellis
    - 50 mg de rutina

    É o que eu tomo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris, gostaria de mandar fazer cápsulas de castanha da índia pois tenho alguns vasinhos e faço tratamento. Quantas miligramas devo solicitar para manipular? Você usa esta fórmula acima citado? Pois não conheço estes ingredientes. Gostaria de tomar para prevenção.

      Excluir
  34. Esse povo tá doido, castanha da india é para vasos sanguíneos, o que solta o intestino e emagrece é NOZES DA INDIA. Estão fazendo confusão.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, estou procurando pra comprar e não acho em nenhum lugar alguém sabe onde encontro em Brasília ou algum site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu Monica Ribeiro tomo a castanha da india, realmente solta o intestino, e aqui em formosa vc encontra a castanha, custa 3,00 cada castanha (FO- Goias)

      Excluir
    2. VC ACHAO LADO DA ROVIARIA DE SOBRADINHO. NUMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS PEGA O FONE E CUSTA 1.00 REAL .LOJA AMAZONIA

      Excluir
    3. Por favor em que lugar vende essa semente em Formosa...

      Excluir
    4. A castanha da índia tem no mercado munícipal, hoje meu marido foi buscar!

      Excluir
  36. Estou tomando castanha da india,melhorou muito as dores nas pernas,nem sinto mais!Toma duas capsulas depois do lamoço,gostaria de saber se posso fazer uso continuo,não faz mal?Devo parar apos algum tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tomei dois pedacinhos em dias consecutivos e quase morro de tanto cagar ,axo bm vc manera no uso ...

      Excluir
  37. Pode tomar continuamente sim, não faz mal nenhum. Eu também tomo duas cápsulas ao dia, só que eu tomo uma de manhã e uma a noite. Beijos

    ResponderExcluir
  38. eu tinha uma ferida de varize tinha muitas dores nas perns depois qui comesei tomar minhsa dores sumiu eu tomo uma di mnham i outra a tarde ele nao solta u entestino nao cida beijo

    ResponderExcluir
  39. Olá. Aparecida. Comigo também foi muito bom e não soltou o intestino. Acho que algumas pessoas confundiram com nozes da índia. beijos

    ResponderExcluir
  40. EU pedi pra minha cunhada me mandar umas sementes da india, agora fiquei confusa,pois naum sabia que existia a diferenca entre castanha da india e nozes da india!!!
    Ja tentei ver na internet a imagem mais fica dificil separa...
    Alguem que tah tomando pode por favor me ajudar a indentificar a diferenca eu estou querendo a de ajuda a perca de peso.
    Brigadinha.

    ResponderExcluir
  41. Se você quer ajuda para perda de peso, então você precisa de nozes da índia. Vou colocar um tópico hoje entre a diferença de nozes da índia e castanha da índia.

    ResponderExcluir
  42. Eu estava tentando de mandar a resposta agradecendo mais meu comentario naum tava saindo na sua pagina.
    Entao vou tentar denovo...
    Obrigada pela sua atencao e vou ficar de olho nesse topico.
    Bjim

    ResponderExcluir
  43. Eu coloquei outra matéria sobre a diferença entre castanha da índia e nozes da índia. Acessa lá.

    ResponderExcluir
  44. Olá, gostaria de saber pessoa idosa e com um quarto da capacidade renal, com variação de pressão, que precisa emagrecer, tomar castanha da india ou nozes da indica

    ResponderExcluir
  45. Nesse caso recomendo passar com o médico antes.

    ResponderExcluir
  46. eu comecei tomando de 6 em 6h no segundo dia minha visão ficou meio embaralhada foi 3 dias para voltar ao normal,agora tomo 2 por dia pq mesmo sendo bom tudo tem que ter limite kkkk mas é muito bom!

    ResponderExcluir
  47. Tenha cuidado. Se tiver dando efeitos colaterais em você, melhor parar de tomar. Mas se com uma dose menor não dá o efeito, tudo bem, só não exagere. hehehehe.

    ResponderExcluir
  48. CUIDADO PESSOAL

    Há vários comentários sobre castanha ou noz da índia. Há uma semente vendida para emagrecer como noz da índia, que deve ser tomada incialmente 1/8 por dia, após o café da manhã. O problema é que tem uma semente muito parecida, conhecida como Chapéu de Napoleão, que altamente tóxica. Podendo levar a pessoa à UTI. Se você tomou e sentiu coisas diferentes além do instestino solto, PARE. Há relatos de dores no corpo (na musculatura), enrijecimento das articulações e dores estomacais.
    CUIDADO!

    ResponderExcluir
  49. com todas essas duvidas ....... vou ficar com meu intestino preso hemorroida p fora e com meus quilinhos a mais, quero viver mais sem ir para a uti ou ficar toda torta ou sei la o que mais....... eu se fosse vcs continuavam do jeito que estao. o quem avisa amigo eeeeee.. bjs .

    ResponderExcluir
  50. HAAA SOU EU DENOVO A S.S.F..... EU ME ESQUECI DAS VARIZES E VAZINHOS SE TEM MAIS ALGUMA COISA EU NAO SEI VOU DAR UMA OLHADINHA JA VOLTO TA.......

    ResponderExcluir
  51. oi hoje tomei a tal castanha da índia pela primeira vez senti minha garganta como se estivesse seca e a língua tambem e aspera sera algum efeito colateral parti a semente em 4 partes e me mandaram tomar uma por dia. Sera que foi a castanha que fez isso???? desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal esse efeito. Para não sentir isso novamente e obter o efeito desejado é preciso também beber muita água. Eu estou consumindo a castanha da índia a uns dois meses para regular o intestino e passei também a beber dois litros de água por dia. Meu itestino esta ótimo e ja perdi 5 kg. Aproveitando, alguém pode me dizer se há problema em consumir a castanha por muito tempo?

      Excluir
  52. Pode ser coincidência ou pode ser efeito colateral. Se continuar essa sensação quando você toma a noz da índia, então pare de tomar.

    ResponderExcluir
  53. A CASTANHA DA INDIA SERVE TAMBÉM PARA QUEDA DE CABELO?

    ResponderExcluir
  54. Não há nada que indique ser bom para queda de cabelo; Creio que não.

    ResponderExcluir
  55. olha as nozes da india tem que tomar 1/4 por dia mas nao esquecer de beber muita agua no minimo 4 litros por dia, e comer banana,pois as nozes elimina com o potassio que tem no nosso organismo,e cuidado ao tomar esta semente ainda estao estudando

    ResponderExcluir
  56. Qual a quantidade correta a se ingerir ao dia da castanha da india? Tenho problema de circulação de sangue. Peço a ajuda de vcs...Bjos Luma

    ResponderExcluir
  57. A castanha da índia não se acha para vender (é muito difícil). Você costuma achar só a noz da índia, que o efeito é outro. Mas dá pra mandar manipular em farmácias de manipulação. Faça o seguinte:

    - Castanha da índia 150 mg
    - Centella asiatica 150 mg
    - Hamamelis 150 mg
    - Rutina 50 mg

    60 cápsulas - tomar 2 x por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o seu blog sobre a diferença da castanha para a noz e a que eu to tomando é a castanha e ela tem ajudado a soltar o intestino sim...e eu comprei em uma casa que produtos naturais.

      Excluir
  58. Olá Thamiris! Também tenho problemas de circulação.Isso ocorre no meu caso, por motivo hereditário,minha mãe tem bastante varizes. É tanto que há dois anos atrás fiz uma cirurgia vascular nas pernas.Ainda tenho vasos e algumas veias bem altas.Terei sucesso em fazer uso da fórmula em cápsula da Castanha da Índia? preciso que receita médica para encomendar formulado? Grata pela atenção. Isabel

    ResponderExcluir
  59. Creio que você terá muita melhora com o uso das cápsulas. Não é necessário de receita médica não, é só levar por escrito na farmácia de manipulação.

    ResponderExcluir
  60. Olá,eu comesei a comer a semente da castanha da india a três dias e realmente meu intestino esta funcionando bem melhor,ficava ate uma semana sem ir ao balheiro e agora estou indo três vzs ao dia,antes eu tinha que tomar lachante agora estou livre mas é bom saber que é um santo remedio para a circulação pois tenho problemas com varizes!

    ResponderExcluir
  61. Se você está tomando e está soltando seu intestino, então não é castanha da índia, mas é a noz da índia. Ela é boa sim para o intestino mas não faz nada para a circulação. Para a circulação, procure a castanha da índia mesmo, que você não vai encontrar a castanha em si, mas em cápsulas.

    ResponderExcluir
  62. Olá! Adorei seu blog!
    Preciso tirar a seguinte dúvida: faço uso do anticoncepcional FEMINA e, recentemente, minha angiologista me indicou a manipulação da castanha da índia, 400mg, 2x ao dia. Apesar de eu ter questionado a ela se o uso concomitante do anticoncepcional e da castanha da índia não seria arriscado, quanto à eficácia contraceptiva e dela ter me respondido que não, ainda estou muito insegura porque não tive a oportunidade de fazer o mesmo questionamento a minha ginecologista.
    Você pode me responder? Há risco da castanha da castanha da índia inibir o efeito do anticincepcional (comum, de 21 dias)?
    DESDE JÁ, OBRIGADADA!!
    Ana

    ResponderExcluir
  63. Olá, Ana.

    Pode ficar tranquila. A castanha da Índia não vai reduzir em nada o efeito do anticoncepcional, pelo contrário, ainda vai ter o benefício de reduzir os efeitos colaterais do anticoncepcional relacionados à circulação.
    Eu mesma tomo tanto a castanha da índia e anticoncepcional há anos. Não há problema nenhum.

    ResponderExcluir
  64. eu gostaria de saber se engorda to fazendo dieta e quero tomar pois estou com muitas dores nas pernas e quantos ml devo mandar o farmaceutico manipular desde ja mt obrigada iraci vasconcelos

    ResponderExcluir
  65. Pode tomar sim que não engorda. Pode mandar manipular a fórmula como eu mencionei um pouco acima, em outro comentário, junto com os outros componentes.

    ResponderExcluir
  66. Thamiris, adorei seu blog! Vi que as pessoas estão falando muito sobre a castanha da índia como laxante e emagrecedor. Comigo aconteceu o seguinte: sou asmática e passei quase 2 anos tomando corticóide e engordei muito. Qdo terminei o tratamento meu médico mandou ir pra academia (fui, para uma excelente), mas, em decorrência do meu trabalho um belo dia acordei com dores terríveis nas pernas: varizes! O médico passou um remédio caríssimo que não adiantou nada e uma amiga me indicou a castanha da índia: no início eu tomava 2 cápsulas de 300 mg por dia, agora eu só tomo uma. Não sinto mais nada. Isso, aliado à malhação, 5 glóbulos de arnica 3 vezes ao dia e ainda 1 cápsula de cáscara sagrada (500 mg) todos os dias acabaram com as dores, inchaço, melhorou o "problema intestinal", o humor, a pele, o cabelo, e as terríveis celulites que eu não tinha antes dos corticóides (estão simplesmente desaparecendo). Mas nada disso seria possível sem a ginástica e uma dieta alimentar adequada (sou vegetariana, mas, claro, consumo proteína vegetal para compensar). A combinação não teve efeitos colaterais, nem mesmo quando aliada a outros medicamentos (de uso controlado, por exemplo - uso diariamente pois sou bipolar), ao contrário, minha saúde mudou para melhor. Recomendo! Apenas uma pergunta: você conhece algum produto fitoterápico (preferencialmente em cápsulas) que "faça esse efeito todo" ... rsrsrs... na pele? Bjks!

    ResponderExcluir
  67. Daniela, que bom que foi ótimo para você.
    Para a pele, seria bom tomar compostos antioxidantes. A castanha da índia já tem um pouco desse efeito também. Mas normalmente as vitaminas são mais indicadas. Um bom complexo vitamínico ajuda bem na pele, evitando o envelhecimento.

    ResponderExcluir
  68. olá Thamiris, bom dia, mandei fazer uma formula de castanha da india com hamamelis, quanto tempo posso tomar. e quais efeitos colaterais??

    obrigado, DEUS te abençõe

    Jose Carlos -,SÂO JOAQUIM DA BARRA _SP

    ResponderExcluir
  69. José Carlos, pode tomar a vida inteira se quiser. Não tem efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  70. obrigado, Thamiris mais uma pergunta:
    tenho rompimento de menisco nos dois joelhos com cisto de baker no direito e está inflamado, a acupuntura resolve, pois tenho uma artrose( desgaste ) falta o liquido sinovial. a acupuntura pode ser usada nesse caso, desgaste, rompimento de menisco e cisto de baker e qual resultado? agradeço mais uma vez - JOSE CARLOS - SAO JOAQUIM DA BARRA-SP

    ResponderExcluir
  71. Olá, José Carlos. A acupuntura no seu caso vai aliviar as dores, mas não vai resolver o problema todo. Pode ser que tire completamente a dor, e pode ser que alivie só um pouco, depende muito de cada pessoa, o resultado varia muito. Mas vale a pena experimentar sim.

    ResponderExcluir
  72. Publiquei sem querer com a conta da minha irmã. José Carlos, a resposta acima é minha;

    ResponderExcluir
  73. olá Thamires, muito obrigado pela informação, vou começar as seções de acupuntura em janeiro, as dores tem amenizado umpouco. pois pedalo muito ( uma média de 200km*/semana ) e o pedal tem ajudado, não sinto dores nos treinos, valeu mesmo pela sua resposta.... DEUS te abençõe, Feliz natal, e um 2.012 com muito sucesso.
    JOSE CARLOS SENUK - SAO JOAQUIM DA BARRA -SP

    ResponderExcluir
  74. olá, a castanha da índia ajuda tbém na hipertenção arterial???

    ResponderExcluir
  75. A castanha da índia melhora os vasos e com isso evita tromboses, AVCs, derrames, mas para a pressão arterial não interfere em nada. Ajuda a evitar problemas relacionados, mas só a hipertensão não ajuda.

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite... mais assim tem alguma contra indicação da castanha da índia( cápsula) para quem faz uso de atenolol...

    ResponderExcluir
  77. Olá pessoal tem uma semana que estou tomando a castanha da india percebi que diminuiu muito meu apetite e solto meu intestino.... esperoque eu perca os quilinhos...

    ResponderExcluir
  78. A castanha da índia não interfere em nada no efeito do atenolol.
    Se soltou o intestino, então não é castanha da índia e sim nozes da india.

    ResponderExcluir
  79. olá thamiris,
    Preciso de receita médica p/ fazer manipulado?

    ResponderExcluir
  80. ah O que eu posso associar junto a receita p/ melhora da tireóide.. (no caso, Hipo), tem como?

    ResponderExcluir
  81. obrigada pelas informações, um feliz 2012...

    ResponderExcluir
  82. Olá, pode manipular sem receita. Mas para o hipotireoidismo, a única coisa.que eu conheço são os hormonios da reposição, acho que não dá pra substituir.

    ResponderExcluir
  83. Olá Thamiris, não consegui fazer s/ receita em nenhum lugar aki na cidade de Santos... eles pedem receita sim e alegam que é por causa da Rutina...

    ResponderExcluir
  84. Que estranho... Aqui em Sertãozinho não precisa de receita. Bom, você pode fazer a sua sem a rutina então.

    ResponderExcluir
  85. Oi ...
    Mas a rutina não "potencializa" a castanha da índia no caso?!

    ResponderExcluir
  86. Olá! Quantos mg de castanha da índia devo tomar diariamente?

    ResponderExcluir
  87. EM MANAUS TEM MUITA CASTANHA DA INDIA..

    ResponderExcluir
  88. A rutina potencializa sim, mas se nao tem como, pode ser sem mesmo.

    A castanha da índia em si são 150 mg.

    ResponderExcluir
  89. olá Thamiris...Consegui com muito custo fazer a manipulação aki na cidade de Santos..Estou sentindo grande melhora..não sinto mais as pernas pesadas...ah e consegui sim c/ a Rutina..rsrsr, Ah mais uma dúvida:Essa manipulação pode melhorar p/ baixar o nível de colesterol ruim ?! obrigada..

    ResponderExcluir
  90. Oi,boa noite Thamiris,fui no angiologista,ele me receitou a castanha da india em capsulas,tomei uma hj,mais e estranho minha barriga ficou mexendo por dentro,rsrs..ancia de vomitos,,tipo um buraco no estômago, e normal??
    pode dar diarreia também?
    obrigada Deus te abençoe

    Bruna

    ResponderExcluir
  91. A castanha da índia pode reduzir o colesterol ruim também sim, pois é antioxidante.

    Bruna, esses sintomas que você teve parece ser gases. Pode ser que não tenha nada a ver com a castanha da índia, pode ser só coincidência, mas se os sintomas persistirem, pare de tomar as cápsulas e procure novamente seu angiologista.

    ResponderExcluir
  92. já me indicaram a castanha da india manipulada para queda de cabelos e me garantiram que pára mesmo!
    daniele

    ResponderExcluir
  93. acastanha da india solta o intestino sim nao e noz da india q estou tomando e soltou muito

    ResponderExcluir
  94. A castanha da índia não solta o intestino. A que solta é a noz da índia, que é a que você está tomando.

    ResponderExcluir
  95. boa tarde, tenho varizes nas pernas, e adoro caminhar, mas ando sentindo dores na panturrilha e sinto minhas pernas pesadas,,acredito que seja a varize que nao deixa circular direito o sangue entao estou tomando castanha da india..isso ajuda?...e pode me dizer o que pode dar mais um alivio nas pernas?....obrigado

    ResponderExcluir
  96. Ajuda sim. Para complementar, você poderia manipular a castanha da india com outras coisas:

    - Castanha da india 150 mg
    - Hamamelis 150 mg
    - Centella asiatica 150 mg
    - Rutina 50 mg.

    As caminhadas também ajudam muito a melhorar a circulação.

    ResponderExcluir
  97. PODE INDICAR QUAL MELHOR MARCA.

    ResponderExcluir
  98. Não conheço nenhuma marca. A minha eu mando manipular.

    ResponderExcluir
  99. ola tudo bem?? tenho algumas duvidas tb ... sabe deis de que comecei a tomar reparei que meu rosto deu umas espinhas fora do normal ... e queria saber se um dos efeitos dela é dar espinha e quais os seus pontos negativos sabe.. se engorda? se da celulite?
    meu medico mandou tomar para prevenção das varizes ... mais assim ela previne dores ou previne aparecer novas e tem outros componentes melhores que ela??
    obrigada ;)

    ResponderExcluir
  100. Olá,

    Não dá espinha não. Deve ter sido coincidência as espinhas terem aparecido em você.
    E os pontos são positivos em todos os aspectos. Ela melhora as varizes, previne dores nas pernas, previne aparecerem novas varizes, previne vasinhos e ainda por cima ajuda a amenizar a celulite. E não engorda não.

    ResponderExcluir
  101. Olá!!!
    Eu tava tomando castanha da india manipulada de 100mg 2x por dia e senti que comecei a engordar. Vc acha que isso tem a ver com a castanha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu perdi peso durante a medicação...

      Excluir
  102. Nina, isso não tem nada a ver. Eu tomo 150 mg 2 vezes por dia há 4 anos e nunca engordei nada. Deve ser coincidência, outro motivo que está fazendo você engordar. Você está tomando 100 mg (isso é uma dosagem muito pequena), imagina 100mg.
    É como se você pegasse um pedacinho de uma folha de alface e comesse. Isso jamais te faria engordar.

    ResponderExcluir
  103. Gostaria de saber para que serve a caralluma fimbriata. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  104. Ha mais uma pergunta, eu mandei manipular as capsulas com
    - castanha da india 150 mg
    - centella asiatida 150 mg
    - runina 50 mg

    tem algum problema não ter a hamamelis, por que esta em falta aqui aonde moro em Minaçu/GO.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  105. Rosana, a Caralluma fimbriata serve para perda de peso, mas acho que hoje em dia está proibida.

    Não tem problema não ter a Hamamelis. As outras plantas são muito boas também.

    ResponderExcluir
  106. Olá Thamiris,
    Tenho muita dores nas pernas e pés por trabalhar muito em pé.
    Será que castanha da índia seria indicado para o meu caso?
    Ja tomo lecitina de soja será que posso misturar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concerteza, procure um angiologista, assim ele prepara a dosagem das capsulas, pois as melhores são as de manipulação de boa procedencia...

      Excluir
  107. Olá Thamiris,
    Tenho muita dores nas pernas e pés por trabalhar muito em pé.
    Será que castanha da índia seria indicado para o meu caso?
    Ja tomo lecitina de soja será que posso misturar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  108. Cris, para o seu caso ajudaria muito sim. Não tem problema nenhum com a lecitina. Pode misturar sim.

    ResponderExcluir
  109. Estou tomando castanha da india menos de um mês e ja estou sentindo resultado maravilhoso,minhas pernas inchavam e queimavam muito no final do dia...agora melhorei muito.Abçs

    ResponderExcluir
  110. Estou tomando castanha da india a menos de um mês,e já estou sentindo resultado maravilhoso,minhas pernas inchavam e queimavam muito no final do dia...agora melhorei muito.Abçs... Luzimar 39 anos /RJ

    ResponderExcluir
  111. Que bom, Luzimar! Fico feliz por você também ter melhorado.

    ResponderExcluir
  112. Emagreci cinco kilos em um mes tomando castanha da india dua vezes por semana,uma hora todos os dias de caminhada, o resultado foi maravilhoso...Auxileia MT

    ResponderExcluir
  113. ESTOU COM MEDO DE USAR A CASTANHA DA INDIA PORQUE TENHO VARIZES MUITO GROSSAS,E CONTRA INDICADO NESSE CASO?

    ResponderExcluir
  114. Pode usar sem medo. A castanha da índia trata as varizes. Você vai ver que as suas vão até reduzir de tamanho (espessura).

    ResponderExcluir
  115. Usei as capsulas de cast. da india, amei! As dores das pernas sumiram e o intestino funcionava tds os dias.

    ResponderExcluir
  116. Olá :) sou portuguesa e tenho insuficiencia venosa profunda. Já fui operada duas vezes e não tenho safras internas nem externas. Todos os dias sofro muito com as pernas inchadas, derrames, sensação de que os meus pés vão explodir, etc. Só fico aliviada quando ponho as pernas para cima à noite. Tomo diáriamente quatro Daflon e tenho muita celulite para além de fazer retenção de líquidos nos joelhos e tornozelos. Acha que devo substituir o Daflon por Castanha da India? Tomo tb centelha asiática?

    ResponderExcluir
  117. Tita, nunca devemos retirar um medicamento que o médico tenha receitado sem o consentimento dele. Eu recomendo que você utilize a castanha da índia como tratamento complementar adicional, sem retirar o Daflon.
    Mande manipular:
    - Castanha da índia 150 mg
    - Centella asiatica 150 mg
    - Hamamelis 150 mg
    - Rutina 50 mg.
    Tudo junto, e tome 2 cápsulas ao dia. Se você não encontrar algum desses ativos, não tem problema.
    E não pare com o outro medicamento. Só se o médico autorizar a retirada.

    ResponderExcluir
  118. bem gostaria de saber se posso tomar a castanha da
    india em cpsulas estou sentindo
    durmenteza nos dedos, no dedao direto do pe.

    ResponderExcluir
  119. Pode sim. Se for de má circulação, vai melhorar a dormência. Mas se os sintomas continuarem, é melhor procurar o médico, pois pode ter uma outra causa, como por exemplo, fatores neurais, ou diabetes, etc.

    ResponderExcluir
  120. emcomtramos a nosda imdia em farmacia?

    ResponderExcluir
  121. nozes da índia não sei, mas castanha da índia em comprimidos sim...

    ResponderExcluir
  122. Atenção pessoal, que noz da índia é diferente de castanha da índia. A castanha da índia se encontra em farmácias em cápsulas sim, é essa que é boa para circulação. Agora a noz da índia, que as pessoas usam para emagrecer, não sei onde encontrar.

    ResponderExcluir
  123. me indicaram a tomar castanha da índia em drageas que é o varizin 400mg para a má circulacao.tem algum contra indicacao para tomar!

    ResponderExcluir
  124. Não costuma ter contraindicações não. Pode tomar.

    ResponderExcluir
  125. Olá Thamiris,

    Comecei ontem a tomar castanheiro da india (cápsulas) 2 com o café da manhã e 2 ao jantar. Gostaria de saber se provoca aumento da pressão arterial?

    ResponderExcluir
  126. anonimo 31 de julho de 2012
    ola thamires, parabens pelo blog. começei a tomar hoje o extrato seco de castanha da india em capsula de 550mg manipulado em farmacia. essa dosagem nao é exagerada, quantas capsulas devo tomar por dia, qual a melhor hora para ingerir. obrigado

    ResponderExcluir
  127. gostaria de saber se diabéticos com dores nos pés podem tomar ele usa insulina Desdeja agradeço.Izabel

    ResponderExcluir
  128. olá eu comprei o pote da castanha da india composta em 60 cápsulas ainda n comecei a tomar mais o rapaz q me vendeu disse q ele serve pra quedas de cabelos esse seria meu prob por isso comprei, é verdade q ele é muito bom pra quedas de cabelos q realmente serve?

    ResponderExcluir
  129. Para queda de cabelo não sei dizer se resolve não, acho que não. Geralmente para queda de cabelo indica-se vitaminas, queratina.

    ResponderExcluir
  130. pra quem já tem varizes e varicoses minimiza?

    ResponderExcluir
  131. tenho diabete tipo 1 (aquela nao insulinada)..mas faço uso da castanha da india indiana............e castanha da india normal de 600 mg...isso pode alterar a minha diabete.

    ResponderExcluir
  132. Pode ficar tranquila, não vai alterar em nada a diabetes.

    ResponderExcluir
  133. Thamiris, boa noite, sofro com inchaço nos pés e tornozelos principalmente no esquerdo há alguns anos, se tomar a castanha da india manipulada com estes outros remédios poderei sentir melhora em quanto tempo? é possivel algum resultado positivo, vc já viu algum caso deste tipo?

    ResponderExcluir
  134. Thamiris, estou tomando levedo de cerveja caso começe tomar a castanha da india manipulada com os que voce citou, terei que suspender o levedo de cerveja?

    ResponderExcluir
  135. A castanha da índia vai ajudar bastante no inchaço porque o inchaço é causado por má circulação. Então vai melhorar já provavelmente na primeira semana. Não precisa suspender o levedo de cerveja não.

    ResponderExcluir
  136. Pode tomar a fórmula que eu escrevi em outros comentários para prevenção. Os outros componentes também são naturais, e também vão ajudar a prevenir as varizes.

    ResponderExcluir
  137. posso comprar em comprimidos na drogaria?

    ResponderExcluir
  138. Thamiris, vc esta muito mal informada.
    Comece vc a tomar a verdadeira castanha e vera pessoalmente os efeitos dela.
    Sugiro q antes de falar sobre algo,leia se informe melhor e depois comente ou publique.
    E castanha-da-india e nozes da india e a mesma semente com nomes cientifico diferentes.

    ResponderExcluir
  139. Pode comprar na drogaria sim, caso encontre.

    Anônimo, quem está mal informado é você. Castanha da índia e nozes da índia são completamente diferentes, eu já publiquei uma matéria esclarecendo a diferença e mostrando as fotos (diferentes). Se os nomes científicos são diferentes, obviamente são produtos diferentes. A castanha da índia chama-se Aescullus hippocastanum. A noz da índia chama-se Aleurite moluccana. Eu recomendo aqui a castanha da índia, e não a noz da índia. A castanha da índia é que faz bem para a circulação. Já a noz da índia tem efeito tóxico e as pessoas usam para emagrecimento. Em momento nenhum eu indiquei a noz da índia, somente a castanha da índia. Você é que devia informar-se mais antes de comentar.

    ResponderExcluir
  140. GENTE NÃO CONFUNDAM AS COISAS. VCS COMPRAM NA FARMÁCIA COM 60 COMPRIMIDOS CUSTA EM TORNO DE 20 REAIS COM 60 CAPSULAS. EU TOMO RECEITADO PELO MEU MÉDICO PQ TRABALHO SENTADA NA FRENTE DO COMPUTADOR 8 HORAS POR DIA E FAÇO NADA DE EXERCÍCIOS, TENHO MÁ CIRCULAÇÃO NAS PERNAS. E COM ISSO AINDA RECEBI DE PRESENTE UMA HEMORROIDA INTEIRA. NA FARMÁCIA É SÓ PEDIR COMPRIMIDOS DE CASTANHA DA INDIA COMPOSTA (caixinha vermelha)E VAI PAGAR NO MÁXIMO 20 REAIS. TOMAR 3 COMPRIMIDOS POR DIA NADA MAIS. ELA É PARA MELHORAR A CIRCULAÇÃO OK. NÃO ESQUEÇA DE AVISAR DEU DENTISTA, OU MÉDICO SE FIZER UMA CIRURGIA QUE TOMA CASTANHA DA INDIA. ABS ADI

    ResponderExcluir
  141. eu tinha o intestino otimo tomei essa semente eficou preso ficou uma sensaçâo ruim da vontade vou ao banheiro e naõ conscigo.

    ResponderExcluir
  142. eu tomo a castanha da india que eu comprei na farmacia faz o mesmo efeito ou e melhor manda faser na farmacia de manipulaçao.

    ResponderExcluir
  143. luzilene estou tomando a castanha da india mais ela me parecer muito com um nozer essa do seu blog e diferente da que eu estou tomando ela solta muito o intertino

    ResponderExcluir
  144. Luzilene, então não é a castanha da índia, é a noz da índia. Sugiro que você pare de tomar, pois ela é tóxica.

    ResponderExcluir
  145. essa mulher eh mentirosa.gente a castanha da india emagrece sim e tb solta o intestino,minha mae toma vai fazer 2 meses e ja emagreceu.sem contar q da uma diarreia danada.ou essa mulher nao toma a castanha da india ou ela nao sabe d nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minhas tias já me falavão desse remedio pois erão dançarinas de circo e tinhão vergonha de mostrar as pernas a ñ ser so de meias calças ai fizerão tratamentos de 3 meses e desaparecerão as varizes, e ela ñ tem motivos pra mentir ou falar de um remedio que ñ faz milagres. eu comecei a tomar pois eu ouvi isto eu jã tinha 14 anos agora estou com 36 anos ,meu intestino ñ soltou obrigada pela atenção ...

      Excluir
  146. Procure se informar melhor antes de chamar os outros de mentirosa. Sua mãe toma a noz da índia, e não a castanha da índia.

    ResponderExcluir
  147. nao solta o intestino, mas regula sim, eu precisava tomar cha de sene ou lactopurga aos finais de semana, so assim ia ao banheiro, mas percebi q depois de começar a tomar os comprimidos de castanha da india nunca mais tive esse problema, intessante nao é? bjsss

    ResponderExcluir
  148. TAMIRES,ACABEI DE FAZER UMA CIRURGIA VASCULAR E O MEDICO DESCOBRIU QUE AS MINHAS FEMORAIS ESTAO INFLAMADAS,ELE RECEITOU EXTRATO SECO DE CASTANHA DA INDIA E EXTRATO SECO DE CETELLA ASIATICA,ESSES DOIS É BOM PRA DESENFLAR AS FEMORAIS,HELP ME RESPONDA POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  149. Sim, Kenia, são muito bons para desinflamar as femorais e melhorar a circulação. Eu uso os dois e ainda mais hamamelis e mais rutina que também ajudam.

    ResponderExcluir
  150. Ela ajuda a remover os vasinhos?

    ResponderExcluir
  151. Ju, não ajuda a remover os vasinhos, mas ajuda a evitar que se formem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga por tantas resposta que nos ajuda a melhorar,beijao.

      Excluir
  152. estou toando castanha da índia há um mes e ela solta sim o intestno e por ser rica em proteinas ela queima calorias queima calorias e vc tem uma perda de peso e isso foi esplicasão do meu médico

    ResponderExcluir
  153. olha estou a tomar a castanha por 15 dias,percebo que engordei 2 kilos nao sei oque se passa estou triste pois estou a tomar para circulaçao.

    ResponderExcluir
  154. A castanha da índia não engorda, se você engordou, foi por outro motivo. Faça mais exercícios e reeduque a alimentação.

    ResponderExcluir
  155. Por favor alguém me ajude! Comprei a castanha da índia na farmácia 60 capsulas, estou tomando 3 capsulas de 100mg por dia conforme orientação da bula. Por quanto tempo devo tomar? Depois desse tratamanto tenho que dar uma pausa e voltar tomar denovo?

    ResponderExcluir
  156. A castanha da índia é um tratamento do tipo suplemento, que faz efeito enquanto está tomando, como por exemplo um alimento que faz bem. Portanto para ter o efeito conservado é recomendado um tratamento prolongado. Eu mesma tomo direto, sem pausa, há muitos anos.

    ResponderExcluir
  157. A castanha da índia não é tóxica não, a que é tóxica é a noz da índia, e as pessoas costumam confundir.

    ResponderExcluir
  158. esse medicamento so pode tomar com receita medica.

    ResponderExcluir
  159. oi,eu tomo Castanha da india pois trabalho de pé todos os dias 8 horas em pé...mas eu tambem tomo anticoncepcional,queria saber se a castanha da india corta o efeito,se é antibiotico ?

    ResponderExcluir
  160. Pode ficar tranquila, não interfere não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito Obg pela resposta ee ter esclarecido minha duvida ,

      Excluir
  161. Oi boa noite, tenho insuficiência venosa profunda nos membros inferiores e o unico sintoma que eu sinto é o de queimação nos pés e tornozelos, comprei numa farmacia perto de casa castanha da india 100mg em capsulas.Gostaria de saber se essa dosagem é muito alta para consumo? A castanha da india tem algum efeito colateral? Grato pela atenção.Tenho 32 anos, 83 Kg, 1,75m, pratico atividade fisica regularmente

    ResponderExcluir
  162. Rodrigo, a castanha da índia não tem nenhum efeito colateral não, e essa dosagem é até baixa. Pode tomar pelo menos 2 caps ao dia.

    ResponderExcluir
  163. ola voçe diz que a castanha da india nao solta o intestino mas eu acho que si eu tomo e no dia que tomo vou ao banheiro varias vez sera que e efeito colateral aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  164. Você não tomou a castanha da índia, tomou a noz da índia.

    ResponderExcluir
  165. Gente !!!
    Será que é tão dificil vocês entenderem ?
    A Thamiris Stefani esta respondendo varias vezes sobre isso!!
    CASTANHA DA INDIA E NOZ DA INDIA SÃO DUAS COISAS COMPLETAMENTES DESTINTAS,ABRE O SITE E COMPARE AS DUAS !!

    ResponderExcluir
  166. É, parece que o pessoal não está lendo nem a matéria nem os outros comentários. Tenho que responder um monte de vezes as mesmas perguntas.

    ResponderExcluir
  167. boa noite, se é castanha da índia ou noz da índia, não sei, eu só sei que pego divido em 4, tomo 1/4 pela manhã, e já emagreci 3 quilos, lembrando que, solta o intestino que é uma maravilha,

    ResponderExcluir
  168. qual atuação dela para quem já tem hemo´rróida, existe alguém que se tratou e eliminou as hemorróidas?

    ResponderExcluir
  169. Ela ajuda a controlar a hemorróida também. Pode chegar a curá-la sim, com o tempo.

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.