sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os benefícios da Centella asiatica

Também conhecida por Gotu Kola, é uma planta nativa da Ásia tradicionalmente usada na medicina ayurvédica. Em países como a Índia, China e Indonésia, o seu uso está associado ao tratamento de feridas, queimaduras e lesões, mas também no alívio de rigidez muscular e articular e no fortalecimento de cérebro e memória. Era muito comum o seu uso no tratamento da lepra e chegou a ser conhecida por “elixir da vida” pelos seus efeitos purificadores que se diziam favorecer a longevidade dos herbalistas chineses. Hoje é uma planta medicinal reconhecida, uma das mais estudadas pela comunidade científica, utilizada até em fármacos.

Cicatrização e circulação
Devido aos seus componentes activos, a Centella asiatica é essencialmente utilizada como cicatrizante e venotónica. O efeito cicatrizante é reconhecido pelas monografia da planta publicada pela Organização Mundial de Saúde, que refere o seu uso medicinal em problemas da pele, cicatrizes, queimaduras e lesões cutâneas. A melhoria da cicatrização ocorre devido a uma activação das células regeneradoras da pele e outros tecidos - os fibroblastos - que tanto o extracto da planta como o asiaticósido isolado (um dos seus componentes) demonstraram. Com a aplicação de Centella asiatica, aumenta a produção de colagénio, uma proteína essencial na cicatrização de feridas. Outro composto, os triterpenóides, fortalecem a pele e aumentam o concentração de antioxidantes nas feridas e lesões, restaurando os tecidos inflamados pelo aumento do fluxo sanguíneo. Alguns trabalhos dão ainda conta de uma acção anti-inflamatória.
Um estudo publicado na revista Angiology, em 2001, revela que o mesmo composto responsável pela aceleração da cicatrização também melhora a circulação do sangue, não só nas grandes veias mas também a nível capilar. Os cientistas acreditam que será ele o agente por trás dos resultados positivos da planta em patologias venosas, destacando-se a insuficiência venosa crónica, veias varicosas, hipertensão venosa, e no uso na prevenção de problemas circulatórios. Alguns ensaios clínicos sugerem ainda uma acção eficaz nas estrias e celulite.

10 comentários:

  1. Drª Thamiris, sofro com um sindorme de ansiedade generalizada, já prestes a uma depressão. A sentella asiatica, seria uma solução para o meu problema?
    Um forte abraço.
    Meu e-mail é aldopax@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Então, a centella asiatica é utilizada para tratar problemas de circulação (varizes, vasinhos, essas coisas).
    Para problema de ansiedade, não tem nada a ver. Infelizmente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ola, já ouvi muito de cremes a base de centella para celulite, mas para cicatrização somente agora. Gostaria de saber se para feridas (em varizes) úlcera faricosa tambem é usada e como?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Para varizes a melhor forma é consumir mesmo na alimentação, pois na forma de cremes a centella é menos absorvida. Beijos

    ResponderExcluir
  5. OLA .CENTELA MELHORA O ORGANISMO DE PORTADORES DE LUPOS
    GOSTARIA DE SABER .BEIJO MG

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia sobre isso, mas pesquisei e descobri que melhora sim.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr☺ tudo bem;
    Sou portadora de linfoedema nas pernas, este problema é congenito, mas felizmente não tenho grandes deformações, gostaria de saber se a centelha asiatica ajuda neste caso.
    Obrigada,
    Bjos.
    Rosangela/BH/MG

    ResponderExcluir
  8. Como o problema é congênito, não sei te dizer se resolveria. Mas você pode experimentar. Mal não vai fazer. Mande manipular cápsulas com:
    - castanha da índia 150 mg
    - Centella asiatica 150 mg
    - Hamamelis 150 mg
    - Rutina 50 mg.
    Faça 60 cápsulas, tome duas vezes ao dia; Experimente por um mês e veja como seu corpo reage.

    ResponderExcluir
  9. ola! gostaria e saber se o uso continuo a cetella asiatica capsula, acaba com as terriveis estrias no bumbum e na perna? mais corre o risco tambem e emagrecer ou não?

    ResponderExcluir
  10. A centella asiática não ajuda nas estrias não, apenas nas celulites. Não emagrece não, apenas ajuda a melhorar a circulação.

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.