terça-feira, 27 de abril de 2010

Os benefícios da semente de GIRASSOL


Tem uma quantidade boa de proteínas, gordura monoinsaturada - que é de ótima qualidade para o organismo, vitamina E, fibras e de arginina, um aminoácido importante porque é substrato para o óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos, evitando a elevação da pressão sanguinea.

"O consumo de girassol auxilia no controle da tensão pré-mentrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos", aponta a nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

É uma semente que pode ser consumida assada, onde seu sabor será acentuado. Ou pode ser consumida em forma de farinha. "Mas não asse por muito tempo, nem em temperatura elevada para que suas propriedades não sejam perdidas", recomenda Patrícia Davidson. A ingestão pode ficar em 2 colheres de sopa, mas não existe uma recomendação específica de consumo. Cada 100 gramas leva 584 calorias.


Fonte: MinhaVida

197 comentários:

  1. Estou fazendo uso da semente de girassol em forma de suco 02 chs de sopa em 200ml de água. Gostaria de saber se dessa maneira eus estou usufruindo dos seus beneficios?
    Contando com uma resposta agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Você precisa me dizer como você faz esse "suco". Depende do modo de preparo os benefícios podem ser os mesmos sim.
    Mas eu não consigo imaginar um suco de sementes de girassol, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fervo a agua com as sementes e depos coloco na jarra e bebo como se fose agua e bom asim tambem

      Excluir
  3. Thamiris...

    Eu posso triturar e colocar nas minhss vitaminas?

    ResponderExcluir
  4. Pode sim. Mas de preferência triturar a semente na hora em que for preparar a vitamina.
    Não é bom deixar triturada por muitos dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu uso as sementes na comida, puro como petisco, no meio de saladas. Mas quero saber se comendo sementes de girassol posso curar sinusite. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu uso a semente d girasol no suco. e fica muito bom
      vc deixa a semente de molho por + ou - 8 hrs depois
      bata no liquidificador 1 macã,1 pepino, 1 cenoura junto com semente de girasol +ou- 2 colheres d semente tá?

      Excluir
  7. Olá.
    Só a semente de girassol talvez não cure sua sinusite sozinha.
    Coma:
    + Fruta e legumes frescos, fontes de vitamina C e bioflavonóides
    + Marisco e frutos secos, fontes de zinco
    + Cereais integrais e leguminosas, que fornecem vitaminas do complexo B
    + Sementes de girassol, óleos de sementes e abacates, que fornecem vitamina E.
    Como a sinusite aguda é em geral resultado de uma infecção, como a amigdalite, uma dieta rica em vitaminas e minerais que reforce as defesas do organismo ajuda a recuperação e evita futuras crises. A sinusite crónica pode derivar de infecção ou alergia a certos alimentos, como lacticínios, cereais ou produtos à base de soja, que provoquem a tumefacção das mucosas. A febre-dos-fenos, fumos, tabaco e lesões no nariz também podem causar problemas nos seios perinasais. Consulte o seu médico.
    Coma cereais integrais, leguminosas, frutos secos, que, fornecendo vitaminas do complexo B, reforçam o sistema imunitário, e frutos e legumes frescos para uma boa ingestão de vitamina C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cara tem que ganhar bem pra sarar da sinusite, imagina um assalariado com 5 filhos com sinusite.

      Excluir
  8. oi, eu com a semente de girassolsem casca no almoço junto com a comida, acho otimo!!!da ate um toque no sabor,saudavel e gostoso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Thamiris! Gostaria de saber se a semente de girassol prvine tambem doenças relacionadas com a próstata.
    Obrigado
    David

    ResponderExcluir
  10. Olá, David. Eu não sabia disso, mas fui pesquisar. Encontrei que todas as sementes são boas para proteger a próstata:

    "Basta um punhado de sementes por dia para proteger nosso organismo. Elas contêm proteínas e boa quantidade de minerais e ácidos graxos essenciais, que protegem as articulações e a próstata.

    Ponha sementes de abóbora, linhaça, gergelim e girassol na sua granola, espalhe-as por cima da salada e mantenha um saquinho delas por perto para quando precisar de uma dose extra de energia."

    ResponderExcluir
  11. Portodora de diabete tipo 2 pode fazer uso da semente de girassol?
    Obrigada,pela informaçao. 26 de agodto de 2011.

    ResponderExcluir
  12. Olá a semente de girassol não traz benefícios para pele ?

    ResponderExcluir
  13. Sim, contém muita vitamina E, um antiocidante que evita o envelhecimento da pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antiocidante ou antioxidante!!!!!!!

      Excluir
  14. Olá, Thamiris!

    Gostaria de saber como fazer o chá da semente de girassol? E quais são os benefícios? Serve para quem tem labirintite?

    Desde já obrigada pela sua atenção,

    Chayenne

    ResponderExcluir
  15. Olá, Chayenne. Não sabia, pesquisei e não encontrei nada com relação a semente de girassol e labirintite. Creio que não tenha nada a ver.
    E o consumo das semente não é pelo chá, mas sim consumir as sementes puras ou trituradas, em forma de farinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá prá. Labirintite e alecrim,erva doce e cravo-da-índia. E otimo para controlar

      Excluir
  16. Oi gostaria de saber se o chá da semente de girasol emagrece ?????
    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca ouvi falar de chá de semente de girassol. Mas mesmo que dê pra fazer, não emagrece, porque não tem nenhuma substância específica para ajudar a emagrecer.
    Pra emagrecer tem o chá verde.

    ResponderExcluir
  18. olá Thamiris estou comendo 50 sementes de girassol por dia há um mês e tinha crise de rinite alergica toda semana e depois que cmecei fazer o uso da semente de giassol não tive mais crise.Tem alguma relação com o girassol que estou consumindo? beijos Eladir

    ResponderExcluir
  19. Olá, Eladir.
    Eu pesquisei e não encontrei nenhuma relação entre a semente e girassol e a rinite. Pode ser coincidência, mas também pode ser pelo fato da semente de girassol ser tão nutrititva, pode ter melhorado a resistência e o equilíbrio do seu corpo.

    ResponderExcluir
  20. bom dia Thamiris tenho diabetes tipo dois, existe alguma contra indicacao pra mim consumir??
    bjs vanderleia/pr

    ResponderExcluir
  21. Não tem nenhuma contraindicação para diabéticos não, pode consumir.

    ResponderExcluir
  22. Jamilly
    olá!boa tarde Thamiris me diga uma outra forma de consumir a semente triturada do girasol

    ResponderExcluir
  23. Você pode usar a semente triturada misturada no leite, como por exemplo com aveia, ração humana, etc.
    Pode também salpicar a semente triturada por cima da comida ou frutas.

    ResponderExcluir
  24. Uau, adorei a materia!!! parabens!!! o ator Hugh Jackman (Wolverine) fez uso das sementes de girassol durante seus treinos, ele acordava 5 hs da manha e bebia suco de maça com 75 gr de aveia e sementes de girassol e de abobora, qual a finalidade dessa suplementação? ajuda na definiçao muscular tb? o cara ta um monstro kkkk obrigadu pela atençao - aguardu resposta !
    Nixon ( nixonmen1973@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  25. Olá thamiris..lendo hoje uns depoimentos de algumas pessoas..fazendo pergunta a respeito da semente de girassol, tambem faço uso desta semente benéfica.. eu comecei a pouco tempo usar esta semente q antes era desconhecida em alimentos por mim. mas pesquisando descobrir os seus valores e benefícios para a saude, como eu faço pão integral
    usando outros grãos, resolvi também acrescentar a semente de girassol nas minhas receitas, minha pergunta é, existe alguma alteração de nutriente desta semente devido a alta temperatura, que assa os pães? fico aguardando resposta desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  26. Olá Thamiris,lendo hoje alguns depoimentos, acrescento aqui que meu irmão tem 65 anos, é diabético 2, hipertenso e sofre tambem de labirintite. teve uma melhora na labiritinte de "200 por cento" como diz ele, com o chá de girasol. Será que o chá de girasol não tem nada a ver mesmo?

    ResponderExcluir
  27. tive informações de que chá de sementes de girassol e bom para labirintite, gostaria de saber como fazer o chá?

    ResponderExcluir
  28. Nixon, o suco de maçã com aveia, sementes de girassol e abóbora é rico em fibras solúveis, o que reduz a absorção de gordura e reduz o colesterol, tem aminoácidos e vitaminas importantes para o organismo, regulam o funcionamento intestinal. Enfim, é muito bom para a saúde, mas para a definição muscular em si sozinho não ajuda. Com certeza ele deve tomar outros suplementos e alimentação equilibrada e bastante musculação para ter aquele físico.


    Para "NãodapraviversemDeus": assando a alta temperatura, você não perderia nenhum componente importante não. Uma das poucas vitaminas sensíveis à temperatura é a vitamina C, mas é encontrada em frutas. Em grãos não. Nos grãos muito pouco se perde com a alta temperatura.

    Sobre o chá de girassol eu nunca ouvi falar sobre ser bom para a labirintite, e pesquisei e não encontrei, mas tem tanta gente dizendo aqui, eu creio que se ele obteve um bom resultado, então deve ser bom sim, estamos agregando novos conhecimentos.

    Para preparar o chá, creio que deva ter que deixar as sementes (descascadas) na água fervendo por alguns minutos.

    ResponderExcluir
  29. Eu como todos os dias sementes de girassois ,tenho esteatose hepatica e sou cardiopata,gostaria de saber se faz mal?obrigada,aguarda a resposta.

    ResponderExcluir
  30. Não faz mal não, pelo contrário, faz muito bem! Os óleos presentes das sementes são óleos insaturados, que protegem o coração e fazem bem à saúde.

    ResponderExcluir
  31. Uma das maneiras simples de consumir semente de girassol é, colocando em bolos, costumo colocar juntamente com nozes e castanhas.

    ResponderExcluir
  32. Celia,Jan 19,2012,00:32 Rio oi Thamiris Stefani eu tenho enxaqueca e li no jornal q se eu picar 2 colhers em 2 copos de agua fervente e abafar tomar de 2 a 3 copos por dia eu acabo com a enxaqueca só q sou ipertença tem algum problema/ ela acaba mesmo com a enxaqueca? obrigado por sua atenção

    ResponderExcluir
  33. Celia, acho que não vai acabar com a enxaqueca não... mas não custa tentar, né? Com relação à hipertensão, não interfere em nada, fica tranquila.

    ResponderExcluir
  34. Tenho enxaqueca e labirintite, estou fazendo uso do chá da semente de girasol a duas semanas, tive uma melhora de 80% estou muito satisfeita como resultado acredito que é o chá que está me curando, pois é o único médicamento que estou usando, o que você acha?

    ResponderExcluir
  35. Bom, se é a única coisa que está usando, deve ser sim!

    ResponderExcluir
  36. Thamiris a semente de girassol é OTIMAAAAAAAAAAAAA para labirintite, tenho 31 anos e crises a 3 anos e só melhoro com cha de girassol.

    email: gisley.araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gisley, você faz o chá das sementes ou das folhas?

    ResponderExcluir
  38. mande mais comentario sobre semente de girassol para labirintiti

    ResponderExcluir
  39. como fazer o cha de semente de girassol para labirintiti

    ResponderExcluir
  40. thamiris como voce faz o cha de semente de girassol para labirintiti

    ResponderExcluir
  41. gisley quanto tempo voce usa o cha de semente de girassol e como voce prepara o cha

    ResponderExcluir
  42. Anônimo, eu nunca fiz o chá. Mas creio que seja o chá das sementes. A Gisley que diz que fez, mas acho que ela ainda não voltou ao tópico pra responder.

    ResponderExcluir
  43. thamiris se voce pudesse se comunicar com a gisley e passar a receita do cha da semente de girassol eu te agradesso.

    ResponderExcluir
  44. Já entrei em contato com ela. Mandei email hoje, aguardo a resposta, quando tiver posto aqui.

    ResponderExcluir
  45. gisley quanto tempo voce esta usando o cha de semente de girassol

    ResponderExcluir
  46. A Gisley respondeu ao meu e-mail. Ela escreveu o seguinte:

    eu faço com as sementes, vc torrraaaa ela , mas não deixa queimar, coloca agua e abafa.

    Pode tomar umas 5 xícaras por dia

    ResponderExcluir
  47. obrigada thamiris pela resposta rapida.

    ResponderExcluir
  48. thamiris pergunta agisley quanto tempo ela toma o cha de semente de girassol por favor

    ResponderExcluir
  49. gisley a quantos dias voce esta tomando o cha de semente de girassol

    ResponderExcluir
  50. THAMIRIS O CHA DE ALECRIN CRAVO DA INDIA E ERVA DOCE E BOM PARA LABIRINTITI

    ResponderExcluir
  51. Olá Thamiris tudo bem! quero saber se a semente de girassol é bom para quem têm o HPV e hepatite tipo (b)uma pessoa que eu conheço sofre desses dois problemas você sabe algo! desja obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Para HPV e hepatite B acho que não vai resolver nada.. Pelo menos não que eu saiba.

    ResponderExcluir
  53. thamiris pergunta a gisley se ela esta melhor da labirintiti com a semente de girassol. por gentilesa.

    ResponderExcluir
  54. Thamiris, comprei semente de girassol salgada em uma casa de produtos naturais,acredito que seja assada, não conheço muito bem esse grão, pelo fato de ser salgada isso interfere nas propriedades. Outra coisa essa semente engorda?

    ResponderExcluir
  55. Pelo fato de ser salgada não interfere não.
    A semente de girassol tem um valor calórico alto devido ao óleo presente nela, então consuma com moderação.

    ResponderExcluir
  56. Olá Thamiris, gostaria de saber se posso cozinha a semente junto com o arroz? e se fazendo isso perde suas propriedades?
    Obrigada pela sua contribuição com a informação.

    ResponderExcluir
  57. Por favor, quando puder corrija este trecho: "Mas não asse por muito tempo, nem em temperatura elevada para que suas propriedades sejam MANTIDAS".

    Seu texto é bastante informativo, portanto, muito valioso. Parabéns.

    ResponderExcluir
  58. Já corrigi, obrigada. Ao invés de colocar MANTIDAS, eu deixei NÂO SEJAM PERDIDAS. Obrigada, eu não havia percebido o erro.

    ResponderExcluir
  59. Olá Thamiris gostei muito do seu tópico sobre as sementes de girassol, estou fazendo dieta e não sabia como essa semente é calórica, gostaria de saber qual a porção recomendada para nao interferir na minha dieta e também alertar a todos que estão fazendo uso da semente caso tenham pressão alta ou retenção de líquidos não consumí-las salgada.Bjus e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  60. Está escrito no finalzinho do texto. Até duas colheres de sopa. E bem lembrado, evitar o sal.

    ResponderExcluir
  61. OI Tamiris, gostaria de sugerir e complementar que a semente de girassol ajuda no processo de emagrecimento, pois estou fazendo uma dieta e nela há consumo dessa semente. Andei pesquisando e ela contém ácidos graxos monoinsaturados(AGMI) responsáveis por eliminar o volume da gordura abdominal, comprovado por diversas pesquisas feita por nutricionistas dos EUA. Inclusive, tem um livro, denominado "A Dieta da Barriga Zero" ( Ed. Best Seller) escrito pelas americanas Cynthia Sass e Liz Vaccariello, onde são passadas dietas a base dessa e de outras sementes e também outros alimentos contendo AGMI. Muito bom, gostei demais e acho legal compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  62. thamiris pergunta a gisley se ela ainda faz o uso da semente de girassol para labirintiti e quantos meses ela usa por favor . eu mandei um imail mais nao obtive resposta.

    ResponderExcluir
  63. O único contato que tenho com ela é o e-mail mesmo, é que ela demora pra responder mesmo, não deve ver todos os dias.

    ResponderExcluir
  64. Após usar a semente de girassol, meus cabelos ficaram mais grossos
    minhas sobrancelhas que eram ralinhas ficaram densas e fortes e a minha pele que tinha muitos sinais de expressão, ficou mais firme e bonita.

    ResponderExcluir
  65. eu torro a semente c casca e bato no liquidifidor e faço o cha de infusão é otimo p enchaqueca

    ResponderExcluir
  66. Bom dia, qual o tipo de semente de girasol pode ser consumida? a que é dada para papagaio tambem pode ser usada? Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  67. A semente de girassol é a mesma sim que se dá para papagaios, mas acho que você deva comprar em casas que vendem alimentos naturais para humanos, pois a conservação da ração para papagaio acho que não tem muita higiene. Só por questão da higiene mesmo.

    ResponderExcluir
  68. estou fazendo uso das sementes de girassol e estou tendo muitos gases e normal

    ResponderExcluir
  69. É normal, todo consumo de fibras leva a um aumento dos gases. Eu tomo ração humana e tenho muitos gases também.

    ResponderExcluir
  70. quantas vezes ao dia tenho que comer a farinha de girassol , e verdade que emagrece , por favor me responda

    ResponderExcluir
  71. Mara, duas colheres de sopa por dia. Pode ser de uma vez ou dividido no dia. Dizem que o óleo de girassol estimula a perda de gordura abdominal.

    ResponderExcluir
  72. Como eu descasco a semente de girassol?

    ResponderExcluir
  73. Melhor comprar descascadas. Para descascar sozinho é uma a uma, mesmo, com a mão.

    ResponderExcluir
  74. Quem tem problema de anemia pode fazer uso da semente de girassol? Ela é boa para osteoporose?

    ResponderExcluir
  75. Pode sim, mas não creio que seja boa para osteoporose, pois não tem bons níveis de cálcio.

    ResponderExcluir
  76. de manha eu como:
    duas castanhas do para,
    seis amendoas
    meia colher de semente de girassol
    e uma ameixa seca
    isso e bom?

    ResponderExcluir
  77. É ótimo.
    A amêndoa é rica em vitamina E (antioxidante), ácido fólico (ajuda na "fabricação" do sangue) e arginina, um aminoácido que ajuda no relaxamento dos vasos, portanto previne hipertensão.

    ResponderExcluir
  78. pergunto se posso misturar sementes de girassol e de abóbora em saladas, tais como alface, agrião etc.. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  79. OI NTHAMIRES,GOSTARIA DE SABER SE A SEMENTE DE GIRASOL PARA GASTRITE CRONICA?

    ResponderExcluir
  80. Pode misturar as sementes em salada sim.

    A semente de girassol pode ajudar para gastrite sim. Veja outras dicas:


    - Repolho cru – contém ativos que combatem a gastrite e funcionam como antibióticos para o combate da bactéria H. pylori;

    - Iogurte – os lactobacilos agem no combate à bactéria H. pilory;

    - Fibras solúveis - como aveia, grãos, maçã, semente de linhaça , semente de girassol e feijão* ajudam a proteger o revestimento estomacal.

    - Alimentos antioxidantes como frutas cítricas* (conforme tolerância), vegetais flhosos*, nozes, cereais integrais entre outros;

    - Pão integral light – pode absorver o excesso de ácido no estômago.

    - Alho* – também funciona como um antibiótico;

    - Couve – diminui a irritação da mucosa;

    - Mamão- contém papaína que cicatriza a mucosa gástrica; coma-o antes das refeições principais;

    - Mastigar bem os alimentos e fazer pequenas refeições com mais freqüência ajuda a digestão.

    ResponderExcluir
  81. Eu não entendo, eu li em uma revista que a semente de girasol emagrece agora li os depoimento e a senhora diz q não emagrece estou confusa,tenho 1 metro e 87 estou pesando 112 não sei mais o q eu faço.

    ResponderExcluir
  82. Emagrecer ela não emagrece não, pois tem muito óleo, mas este óleo, por ser monoinsaturado, ajuda a reduzir a gordura abdominal caso esteja fazendo uma dieta de baixa caloria junto.
    Só a semente de girassol sozinha não emagrece não.

    ResponderExcluir
  83. Olá,
    Li sobre os benefícios do girassol e como não achei o Óleo da semente, comprei ela mesma descascada, estou comendo uma colher pela manhã e na hora do almoço, ou almoço e jantar, estou diminuindo no geral, pois, geralmente tomo com um copo de chá verde. Gostaria de saber se tenho algum perigo de ganhar peso após muito tempo de uso? Já que a intenção é contrária. Obrigada.

    ResponderExcluir
  84. E gostaria de saber ainda, se existe alguma outra semente, que faça emagrecer como um todo para que eu possa comer junto com a semente de girassol. Já que é um alimento saboroso.

    ResponderExcluir
  85. Isso é muito bom o que você está fazendo. Não vai te fazer engordar, até porque o que faz engordar é a quantidade de calorias diárias que você ingere, portanto tem que controlar como um todo a alimentação do dia para perder peso. A semente sozinha não faz nada.
    Outro alimento com base de semente que dizem ser muito bom para emagrecer é o leite de alpiste. Coloquei uma matéria sobre ele na semana passada, procure aqui do lado na lista de palavras chave e clique em "alpiste". Agora não sei dizer se o gosto é bom ou não, eu nunca provei.

    ResponderExcluir
  86. Thamiris, posso misturar farinha de girassol, farinha de linhaça e farinha de abóbora, e que quantidade consumir por dia? vou começar uma dieta a base de 1100 carolias.

    ResponderExcluir
  87. Elisangela, pode misturar sim. Creio que umas 2 colheres ao dia devam bastar.

    ResponderExcluir
  88. boa tarde, gostaria de saber como é a forma de se torrar as sementes, ou seja, se é necessário deixá-las de molho algumas horas, se há alguma específica para consumo humano, pois as que se encontra no supermercado são para alimentação de papagaios, e se existe algum problema de que seja consumida com casca.
    obrigado

    ResponderExcluir
  89. Olha, Juan. Se você puder, as sementes cruas são melhores do que torradas. No processo de aquecimento se perdem alguns nutrientes. Devem haver lugares onde se vendam sementes já descascadas. Em casas de produtos naturais, talvez. Acho que no mercado não se deve achar mesmo não. Mas se você quiser torrar, creio que seja como torrar amendoim.

    ResponderExcluir
  90. thamiris, gostaria de saber se tomar chá de gengibre todo dia sobre a pressão??

    obrigada!

    ResponderExcluir
  91. thamiris, gostaria de saber se tomar chá de gengibre todo dia sobre a pressão??

    obrigada!

    ResponderExcluir
  92. "Rebeldes", muito pelo contrário. O chá de gengibre, por ser diurético, ajuda a reduzir a pressão. Tem muito mito dizendo que aumenta a pressão, mas é só mito.

    ResponderExcluir
  93. thamiris, semente de girassol e amendôas da problema de pressão se comer de mais???????????????




    obrigada!!!!1

    ResponderExcluir
  94. Thamiris, Boa tarde gostaria de saber se cura vitiligo e como usar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  95. Nunca ouvi dizer que a semente de girassol cura vitiligo. O vitiligo é uma doença de origem emocional, portanto para melhorá-lo, deve-se tentar procurar corrigir o fator emocional desencadeante. Uma terapia talvez melhore muito. Para as manchas, pode-se fazer raspagem para estimular os melanócitos.

    ResponderExcluir
  96. Estou fazendo um suco de semente de girassol+limão+berinjela e tomo antes de caminhar todos os dias, fiquei sabendo que era bom para baixar as taxas de colesterol,estou gostando muito por favor me responde se realmente baixa as taxas.

    ResponderExcluir
  97. Pode continuar. É bom mesmo para baixar o colesterol. Experimente também o leite de alpiste. Eu fiz uma matéria sobre ele; na lista de palavras-chave ao lado, procure pela palavra alpiste e clique na matéria.

    ResponderExcluir
  98. tamires voce nao sabe de nada ta so quer da uma de inteligente

    ResponderExcluir
  99. Anônimo, me desculpe se há algumas coisas que eu não saiba responder. Não sou obrigada a saber tudo, mas contribuo com o que sei. As coisas que eu não sei eu digo que não sei mesmo, não fico tentando inventar dando uma de inteligente não. Eu tenho esse blog por prazer, por querer ajudar, não ganho nada com isso aqui.
    Você deveria ter um blog também se você tem mais coisas para compartilhar do que eu.

    ResponderExcluir
  100. oi meu professor de matematica falou q o chá de semented egirassol é bom para ajudar na curade dor de cabeça isso é verdade

    ResponderExcluir
  101. Tudo depende do tipo de dor de cabeça. Há dores de cabeça tensionais, dores de cabeça vasculares, causadas pelo fígado, etc. Cada qual tem um resultado diferente. Não sei te dizer se a semente de girassol é bom para dor de cabeça, mas existem muitos tratamentos: acupuntura, quiropraxia, etc. O chá de boldo dizem que é bom também.

    ResponderExcluir
  102. Que sementinha gostosa é essa de girassol! Estou aqui em frente o PC descascando e comendo várias, enquanto leio suas orientações. Esta é a forma mais saudável de consumí-la, não é Thamiris?

    ResponderExcluir
  103. Thamiris semente de girassol é bom para quem teve AVC?

    ResponderExcluir
  104. É muito bom. Por ser rica em gorduras boas, previne os problemas cardíacos e protege as artérias.

    ResponderExcluir
  105. OLÁ THAMIRIS!!! LI TODAS AS MENSAGENS QUE O PESSOAL ESCREVEU AI,MAS GOSTARIA DE SABER SE 1 COLHER DE SOPA OU 2 DE SEMENTE DE GIRASSOL EQUIVALE A 30 GRAMAS.OBRIGADA MIRLA

    ResponderExcluir
  106. Mirla, me desculpe, confundi seu nome, te chamei de Amanda.

    ResponderExcluir
  107. Faço leite de girassol da seguinte forma: 8 colheres da semente com casca e 1 litro de agua, deixar de molho por 8 hs e depois bater no liquidificador na velocidade máxima por 2 minutos, após usar um pano sobre uma panela e ir expremendo fazendo uma "boneca"

    ResponderExcluir
  108. Posso moer a semente de girassol, e qual a quantidade deve ser ingerida.

    ResponderExcluir
  109. Pode moer sim. A quantidade, de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

    ResponderExcluir
  110. Gostaria de saber se a semente de girassol serve para labirintiti e derrame aguardando resposta :adeildes de cruzeiro do sul no acre.

    ResponderExcluir
  111. Olá Thamiris,como faço para moer as sementes de girassol,é crua ou torrada.E posso fazer farinha,tipo a farinha de linhaça,e consumir diariamente?Posso colocar a semente moída em receitas de bolos,ou ainda no cozimento do feijão,ou outras receitas?Desde já,agradeço.

    ResponderExcluir
  112. A questão da labirintite já foi discutida nos comentários acima. Eu não sabia dizer se servia para labirintite ou não, mas quem usa, diz que melhora.

    Pode usar as sementes do jeito que você quiser, mas os efeitos são sempre melhores quando crua.

    ResponderExcluir
  113. Posso moer as sementes cruas,batendo no liquidificador.E posso guardar em frascos e qual a durabilidade.Obrigada.

    ResponderExcluir
  114. Pode moer as sementes cruas sim, mas se for guardar em frascos, guarde o frasco na geladeira e não mais do que 1 mês.

    ResponderExcluir
  115. daniele 09 outubro 2012 23:09 as sementes podem ser moidas com casca ou sem.gostaria de saber qual a quantidade certa que posso comsumir por dia.

    ResponderExcluir
  116. Daniele, as sementes devem ser moídas sem casca. A quantidade diária pode ser 1 ou 2 colheres.

    ResponderExcluir
  117. thamiris.gostaria de saber se posso bater a semente de girassol com leite, e adoçar, e tomar como uma vitamina?

    ResponderExcluir
  118. Thamiris minha irmã estava consumindo a semente de girassol torradas e trituradas com casca e tudo, depois ela misturava na agua e bebia, é horrivel, porem ela emagreceu muito e rapido tbm, agora ela até parou de tomar por um tempo, é interessane mas ela continuava comendo normalmente, enfim, lendo seus depoimentos vi que não necessáriamente eu preciso sofrer bebendo esse negócio amargo, existem outras formas, ela disse que o que mais ajudou emagrecer é ter torrado com casca... sera que a casca da semente é o principal? to pensando em triturar com casca e tudo porém sem torrar antes, o que vc acha???

    Ah parabéns pelo blog sem dúvidas que ajudam muito, bjs!!!

    ResponderExcluir
  119. Oi Thamiris, gostaria de saber onde posso encontrar as sementes com casca para comprar. Já procurei em algumas lojas de prod. naturais e só encontro sem casca como petisco.
    Agradeço pela ajuda marcia

    ResponderExcluir
  120. A casca da semente de girassol é pura fibra, então pode ser por isso que ajudou sua irmã a emagrecer, mas não precisa comer com a casca não, pois você pode ter outras fontes de fibras na alimentação (verduras, frutas, ração humana, etc). Os benefícios da semente de girassol estão na semente mesmo. A casca é só as fibras. Se você consumir sem torrar, é melhor ainda, pois crua as propriedades são mantidas. Mas não precisa ser com casca, pode ser sem casca.

    Márcia, eu não sei onde encontrar... Mas é melhor comprar sem casca mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ObRiGaDa Thamiris, e continue ajudando as pessoas com suas dicas, isso é muito legal =)

      Excluir
  121. Thamíris ,semente de girassol e estress.Comente alguma coisa!!!!!!

    ResponderExcluir
  122. A semente de girassol possui potentes antioxidantes, como por exemplo a vitamina E, que bloqueio os efeitos dos radicais livres, que são produzidos nas situações de stress, portanto reduziria os malefícios que o stress causa no corpo.

    ResponderExcluir
  123. para curar diabetes,gastrite,males cardíacos, e tudo mais faça uma desintoxicação evitando ácidos (sujos,mortos): carnes,leite,ovos, fumo,alcool, refinados em geral
    por alcalinos(limpos,vivos): frutas,legumes e cereais integrais

    ResponderExcluir
  124. oi eu como uma porção como mais ou menos uma mão raza todos os dias de manha pura ela ja vem descascada esta certo? quais são os beneficios que estou tendo obrigado

    ResponderExcluir
  125. Os benefícios são os que estão na matéria.

    ResponderExcluir
  126. oi esto comendo uma porção pela manhã da semente crua eu gosto é certo?

    ResponderExcluir
  127. quais os beneficios que estão na matéria faz bem para a pele dizem que faz bem cabelo unhas e pele esta certo

    ResponderExcluir
  128. Débora, a melhor maneira é comer crua mesmo. É ótima para a pele, pois a vitamina E é antioxidante, evita o envelhecimento.

    ResponderExcluir
  129. THAMIRIS. a semete de girassol ela tem a casca muito dura como faço pra usar ela ?

    ResponderExcluir
  130. Jaci, tem que descascar ou comprar descascada.

    ResponderExcluir
  131. Olá Thamiris, passei a tarde lendo os cometários sobre a sua matéria. Por, isso gostaria de fazer uma pergunta sobre essa semente que ainda não visualizei. As sementes de girassol podem auxiliar para regular o ciclo menstrual.

    ResponderExcluir
  132. Olha, Janaina, não há indícios de que a semente de girassol ajude no ciclo menstrual, mas ela alivia os sintomas da TPM por ser rica em vitaminas que ajudam na produção dos hormônios do bem estar.

    ResponderExcluir
  133. queria saber os beneficios para a saude do ser humano ao consumir girassol torrado como uma bebida quente , e se se misturado ao milho torrado seus beneficios a saude humana tambem

    ResponderExcluir
  134. Quando é torrado, alguns nutrientes são perdidos pelo excesso de calor, então melhor seria consumir cru mesmo. E os benefícios não vão mudar se consumir sozinho ou como chá ou junto com milho. Tanto faz, mas melhor seria cru.

    ResponderExcluir
  135. joanadarque40@hotmail.com
    eu estou com o colesterol muito alto tenho pressão alta

    gostaria de saber se a semente de girasol é mesmo isto que estão dizendo

    gostaria de saber se tem algum remédio para pressão alta

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  136. thamiris stefani eu te pesso um grande favor estou passando por um momento dificil ,estou com um problema na coluna na servical e lombar
    sinto muitas dores ,tonteiras devido o problema na cervical,
    preciso fazer fisioterapia e nao tenho condicoes no momento ,se voce pudesse arrecadar 560 reais e o valor da fisioterapia ,sei que voce tem muito assesso a internete ser for possivel conta 15379 8 975 nome
    do meu esposo flavio martins laia,te agradesso thamiris ,um abraco.

    ResponderExcluir
  137. thairis ja ia me esquessendo do meu imail
    layaguerreiro@hotmail.com
    nao interprete mal meu pedido nunca presisei de pedir nada a ninguem mais hoje nao tenho trabalho
    e presiso de uma soliedariedade. obrigada.

    ResponderExcluir
  138. Eu não posso arrecadar esse dinheiro pra você, não me leve a mal, mas eu nem te conheço. O que eu posso fazer é se vc trouxer seu marido à minha clínica, eu dou as sessões de graça pra ele, eu trabalho com reabilitação, tratamento de dor, quiropraxia, liberação miofascial e acupuntura.

    ResponderExcluir
  139. Só para lembrar que quem realmente entende de comida é NUTRICIONISTA.

    ResponderExcluir
  140. oi Thamiris quantas colheres posso consumir por dia, i e verdade que a semente de girassol ajuda a liberar mais testosterona, espero respostas obrigado, linda....

    ResponderExcluir
  141. Ilacio, a ingestão diária é de 2 colheres. Para liberar mais testosterona, tem uma planta, costuma-se usar fitoterápico dela: Tribulus terrestris.

    ResponderExcluir
  142. estou com um linfoma, necssito de fazr crescer os lecócitos entre os ciclos de quimio.Segeiram-mecome semetes e girassol, o problema é que duas collhers de chá epequenas provocam-me umas dores abdominais horriveis. Como posso obviar isto ?Indique-me uma alternativa . è muito urgente!

    ResponderExcluir
  143. Olá. Eu sugiro que você trate do seu emocional. Todas as doenças tem um fundo emocional. Eu acho que melhor do que a semente de girassol, você deva procurar um psicólogo. Saiba que quando o linfoma se desenvolve, revela que a pessoa se sente desprotegida, ameaçada e traída. A mãe representa a proteção, o aconchego e o equilíbrio das emoções pelo amor e quando alguém se percebe sem a "mãe interna" durante uma passagem pesada e difícil da vida, perde-se nas emoções e sua arma e seu escudo nessa solidão são apenas a raiva e a desconfiança. O linfoma revela que a pessoa se distanciou da fé nas pessoas nas quais confiava, devido a um golpe de abandono e traição que recebeu quando precisou de apoio. Tente tratar dessas emoções e a cura da sua doença virá quando seu emocional também estiver curado.

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde Thamiris , comprei semente de girassol hoje , uma branquinha pequena , como faço para come-la ? preciso lavar , comer do jeito que eu comprei? o que eu faço estou tentando achar algo pela internet mais nao mostra nada disso... gostaria de comer como petisco no dia a dia sabe? como faço ? agradecido!

    ResponderExcluir
  145. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  146. Boa tarde Thamiris , comprei semente de girassol hoje , uma branquinha pequena , como faço para come-la ? preciso lavar , comer do jeito que eu comprei? o que eu faço estou tentando achar algo pela internet mais nao mostra nada disso... gostaria de comer como petisco no dia a dia sabe? como faço ? agradecido!

    ResponderExcluir
  147. MINHA DUVIDA É MAIS SABER COMO COMER NO DIA A DIA SE PRECISA LAVAR , SE ASSIM QUE LAVOU TEM QUE COMER IMEDIATAMENTE OU POSSO GUARDAR , POIS GOSTARIA DE COMER NO DIA A DIA ..

    ResponderExcluir
  148. Ela já é descascada? Dá uma passadinha na água e come crua mesmo. A indicação é 2 colheres ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ja é descascada , mais coloquei em um copo descartável , e o copo ficou preto , e com um cheio meio ruim ... o que posso fazer lavar e comer? posso pegar uma quantidade e lavar anoite para levar de manha para o trabalho?

      Excluir
  149. Nossa, está tão suja assim? Melhor lavar.

    ResponderExcluir
  150. eu trituro as sementes e fervo depois coloco na geladeira e fico tomando de 2 a 3 vezes ao dia.ou faço o chá com elas inteiras fervendo mas dizem que é bom tambem abafando as sementes com agua quente.já vi pessoas se recuperar de avc tambem.faz puco tempo que tomo o chá e me sinto bem.

    ResponderExcluir
  151. Thamiris, estou consumindo a semente de girassol da seguinte forma: coloco 3 colheres de sopa de sementes de girassol com 3 xícaras de água fervente no liquidificador,e passo na peneira. Tomo 3 vezes ao dia. Estou tendo algum benefício? Ou não?

    Me dê uma resposta!!

    ResponderExcluir
  152. Melhor não passar na peneira! Melhor seria mesmo vc comer as sementes cruas!

    ResponderExcluir
  153. Oi Thamiris, esta pesquisando na net sobre os benifícios da semente de Girassol e encontrei o seu blog. Muito bom parabéns já seguindo aqui. Algum tempo consumo a semente mas só qd estou com dor de cabeça. E aqui aprendi muito mais a utilidade desta semente. Quero tmb lhe dar os parabéns pela atençao q vc dar a cada pessoa q vem aqui e faz perguntas e não deixa ninguem sem resposta. Nota 10 prá vc. Foi bom conhecer esse cantinho. bjssss

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  155. Para usufruir de todos os benefícios seria melhor comer as sementes.

    ResponderExcluir
  156. Li, todas as perguntas e fiquei pasmaaaaaa, voce responde todas as perguntas...
    Como comprei semente de girassol, quis saber mais sobre esta semente e olha te dou meus parabéns pela sua atenção e conhecimento. adorei.

    ResponderExcluir
  157. Gostei muito das suas resposta Thamiris, não liga para certos comentário de pessoas que perdem tempo criticado a sua postura e esquecem de fazer algo de bom para quem precisa, parabéns,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  158. Muito obrigada, Neida. Fique com Deus vc tbm.

    ResponderExcluir
  159. Olá Thamiris parabéns pelas excelentes respostas. Gostaria de apresentar a todos os colaboradores do blog nosso produto o extrato de girassol, um produto natural 100% orgânico e que vem beneficiando varias pessoas. Conheça mais em www.extratodegirassol.com.br Obrigado pela oportunidade

    ResponderExcluir
  160. Thamiris, parabéns pelo blog e pela constante atenção e elegância com seus seguidores.

    ResponderExcluir
  161. Thamiris, parabéns pelo blog e pela constante atenção e elegância com seus seguidores.

    ResponderExcluir
  162. Olá pessoal... eu como semente de girassol germinada, dizem que ela fica muitas mais potente e traz vida porque assim estamos comento a comida viva!

    Como germinar:

    1) Pegue as sementes de girassol, remova todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa;
    2) Deixe de molho por uma noite (8-12 horas);
    3) Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Vire o vidro e despeje a água, depois enxágue bem sob a torneira;
    4) Coloque o vidro inclinado num escorredor, de modo que as sementes não caiam e nem fiquem encharcadas de água. E tambem que seja em lugar sombreado e fresco;
    5) Enxágue pela manhã e à noite, jogando a água fora e deixando novamente enclinado como antes...
    6) Quando as sementes começarem a brotar, e hora de come-las!!

    BOM APETITE!!

    ResponderExcluir
  163. Tenho dúvidas qnto ao processo d assar a semente. Eu pre-aqueci o forno, depois coloquei as sementes num tabuleiro e deixei uns 12 minutos em temperatura bem alta. Coloco a semente assada inteira, com casca e tudo, na minha vitamina. Fiz alguma coisa errada?

    ResponderExcluir
  164. Olá Thamiris queria parabeniza-la pelas informações e também dizer que meu marido está consumindo há uma semana o chá da semente de girassol e melhorou 100% da labirintite, ele estava sofrendo muito com isso....obrigada...funciona mesmo...graças a Deus

    ResponderExcluir
  165. Seria melhor consumir a semente sem assar, as propriedades da semente se mantêm melhor com ela crua.

    Luciani, fico muito feliz que seu marido esteja melhor.

    ResponderExcluir
  166. Olá Dra. Thamiris!
    Sou Fernando tenho 31 anos, em 09/06/2012 tive um AVC Isquêmico que me paralisou o lado esquerdo do corpo, ainda possuo sequelas desta paralisia, aos menos andar eu consigo com o apoio de uma bengala mas o braço ainda não, nem os movimentos das articulações. Durante às idas aos clinicas médicas o Hematologista diagnosticou que tenho deficiência nas proteínas S e C. E, junto às sequelas motoras também fiquei com epilepsia, já tive varias crises convulsivas, e cada vez mais as doses dos anti-convulsivos foram aumentadas, atualmente sendo medicado com: 300mg/dia de Fenitoina; 100mg/dia de Fenobarbital; 50mg/dia de Lamotrigina; 1,8gr/dia de Gabapentina; 100mg/dia de AAS
    Me disseram que a ingestão da semente de Girassol -, contribui para a recuperação dos movimentos- como seria a melhor forma de ingestão?, mas interfere em algo no controle das convulsões epilépticas?
    Obrigado Dra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  167. Olá, Fernando. Não sei te responder se a semente de girassol irá te ajudar a recuperar os movimentos, mas não custa tentar, né? A melhor forma é ingerir as sementes cruas. Recomendo a você sessões de acupuntura também.

    ResponderExcluir
  168. Obrigado Thamiris. Desculpa mas já fiz alguns meses de acupuntura, e não notei diferença alguma.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  169. Eu aprendi uma forma que faz muito bem.
    PEGA 1 LITRO DE ÁLCOOL , RETIRE 500ML E COLOQUE EM OUTRA GARAFA VAZIA, AGORA COLOQUE AS SEMENTE DE GIRASOL ATÉ A GARAFA FICAF CHEIA. FAÇA O MESMO A OUTRA GARAFA ONDE DEIXOU DESTO DO ÁLCOOL. FECHE AS DUAS GARAFAS. E COLOQUE NUM LUGARDE SOMBRA OU AREJADO. NO MINIIO 7 DIAS. BOM DEIXAR UNS 30 DIAS. Depois pode utilizar este álcool para passar nas pernas e ombro, retira toda dor de cansado, muito bom, tem pessoas que dizem que ja se curou fzendo isso, porem eu uso isso direto e me sinto muito bem.

    ResponderExcluir
  170. Olá... quantas sementes podemos comer por dia?

    ResponderExcluir
  171. Não tem quantidade máxima. Pode comer quantas quiser. O recomendado são 2 colheres.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia. Meu pai sofreu avcisquemico. Essa semente ajuda na reabilitação?

    ResponderExcluir
  173. Não sei se vai ajudar. Mas mal não vai fazer, então não custa tentar.

    ResponderExcluir
  174. Bom dia. Meu pai sofreu avcisquemico. Essa semente ajuda na reabilitação?

    ResponderExcluir
  175. oi eu como semente de girassol crua tem algum problema?

    ResponderExcluir
  176. Olha, sobre a reabilitação do avc isquêmico não sei dizer, mas não custa tentar.

    Comer a semente crua é melhor ainda do que torrada.

    ResponderExcluir
  177. oi pessoal ouvi falar de uma super receita de girasol ,mas que e feita com a casca e tudo ,por de molho pelo menos 8 horas coar por 2 horas receita e 4colhers do girasol 4 macas 6 cenouras 1 folha de couve usar o lidifiquador um copo de manha outro antes de dormir dizem que ta fazendo milagres . alguem ja ouviu falar?

    ResponderExcluir
  178. Olá quero saber se o cha do po de girassol é bom para curar a vitiligo apareceu em mim e quero saber pq estou tomando .....

    ResponderExcluir
  179. Olá. Creio que para o vitiligo não irá interferir em nada, mas o chá da semente de girassol tem outros benefícios. Para vitiligo, recomendo acupuntura.

    ResponderExcluir
  180. onde eu posso encontrar esse negocio e o que é nossa to quase doido para acabar cm as manxas tem como ?????

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.