quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os benefícios do CÁLCIO - evita a obesidade

O cálcio é extremamente importante para o nosso corpo. Ele está envolvido na contração dos músculos, na condução dos impulsos nervosos pelos neurônios, na coagulação do sangue, na respiração celular, na composição de ossos e dentes e também recentemente foi descoberto o papel do cálcio como inibidor das enzimas responsáveis pela formação dos adipócitos (os adipócitos são as células que armazenam gordura no corpo), ou seja, o cálcio ajuda a evitar engordar.

Estudos científicos já demonstraram a relação entre obesidade e deficiência de cálcio. Pessoas obesas geralmente têm deficiência de cálcio, mas isso não significa que uma pessoa magra tenha altos níveis de cálcio, e também não significa que doses ideais de cálcio resultam em uma pessoa magra. O cálcio é extremamente importante em uma dieta, pois o mesmo evita o depósito de gordura, porém, para emagrecer, é necessário reduzir o depósito de gordura do corpo por meio de uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos.

A quantidade diária ideal que um adulto deve consumir de cálcio por dia é cerca de 1g, que equivale a 3 ou 4 porções de alimentos lácteos por dia. O cálcio tem um limite máximo que é absorvido por vez, portanto não adianta tomar todo o cálcio do dia de uma vez só. Para uma boa absorção. é necessário repartir as porções ao longo do dia.

Para uma boa absorção do cálcio, é necessária a vitamina D, produzida pelo organismo mediante exposição ao sol (15 minutos diários são o suficiente).

O ferro (encontrado principalmente em carnes vermelhas) reduz a absorção do cálcio, portanto, para uma boa absorção, deve-se evitar tomar leite ou derivados logo antes ou logo após uma refeição que contenha carne.

O cálcio é encontrado principalmente em produtos lácteos, como por exemplo, leite, queijos, iogurtes, leite de soja, etc. Três a quatro porções diárias de alimentos ricos em cálcio são suficientes para suprir nossas necessidades diárias, mas deve-se ficar atento à quantidade de calorias de cada alimento, pois estes alimentos também contêm calorias e estas calorias também devem ser adicionadas à contagem das calorias diárias totais. Portanto, se você estiver querendo emagrecer, dê preferência a leite desnatado ou semi-desnatado, iogurtes naturais (sem açúcar), leite de soja e queijos brancos (quanto mais amarelo é um queijo, maior seu teor de gordura).

Aos intolerantes à lactose, a solução são os produtos a base de soja. Leite de soja e tofu também têm quantidades de cálcio equivalentes aos presentes no leite. Os iogurtes contêm uma quantidade menor de lactose, já que as bactérias fermentam a lactose, porém quantidades pequenas de lactose ainda permanecem no produto.


Thamiris Stefani

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