sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os benefícios da CANA DE MACACO

Essa semana meu namorado teve pedra nos rins. E a minha tia tinha uma planta no quintal e deu umas folhas para a gente fazer um chá e disse que seria um santo remédio. Resolvi pesquisar, e achei muito bom, vejam vocês também o que eu encontrei:




Costus spicatus (Jacq.) S.w.
Nome científico: Costus spicatus (Jacq.) S.w.

Família: Zingiberaceae.

Sinônimos botânicos: Alpinia spicata Jacq., Amomum petiolatum Lam., Costus conicus Stokes, Costus cylindricus Jacq., Costus micranthus Gagnep., Costus quartus Roem. & Schult.

Outros nomes populares: canarana, cana-do-brejo, cana-do-mato, cana-roxa, jacuacanga, paco-caatinga, periná, ubacaiá, cana-roxa-do-brejo, flor-da-paixão, indianhead ginger (inglês), costos (espanhol), coste e amome velu pétiolé (francês).

Constituintes químicos: ácido oxálico, ácidos orgânicos, matérias aromáticas, magnésio, mucilagens, pectina, óleo essencial, resinas, sapogeninas, saponinas, sisterol, substâncias albuminóides, taninos.

Propriedades medicinais: adstringente, antileucorréica, antimicrobiana, antiinflamatório, anti-sifilítica, antilítica, depurativo, diurético, diaforético, emenagoga, emoliente, febrífugo, sudorífera, tônico.

Indicações: amenorréia, arterioesclerose, bexiga, blenorragia, cálculo renal, cancro, catarro da cistite, contração, corrimentos gonocócicos, distúrbio menstrual, doenças venérias, dor nas costas, dor reumática, dores e dificuldade de urinar, gonorréia, hérnia, hidropsia, inchaço, inflamação, inflamações da uretra, leucorréia, mucosidade da bexiga, nefrite, rins, tornozelo inchado, uretrite, úlcera, vias urinárias.

Parte utilizada: rizoma, folhas, casca e hastes.

Contra-indicações/cuidados: durante a gravidez e lactação, só com orientação médica.

Modo de usar:
- rizoma: diurético, diaforético, emoliente, tônico, emenagogo, anti-sifilítica, antilítica;
- suco das hastes: 5 gotas diluída em 1 colher (chá) com água de 2 em 2 horas: doenças venéreas, depurativo, tônico, diaforético, febrífugo, emenagogo;
- decocção de 50 g de hastes ou rizoma em 1 litro de água: leucorréia;
- infusão de 20 g de folhas e hastes novas em um litro de água, 4 a 5 xícaras por dia: dores nefríticas;
- cataplasma com rizomas e/ou as hastes, secos e transformados em pó: hérnia, inchaços e contrações;
- ungüento de folhas untadas com sebo: contusões e inchaços;
- infusão ou decocção das folhas: dores, cálculo renais, dificuldades para urinar, blenorragia, leucorréia e febres.

44 comentários:

  1. fui indicado para hemodialise a mais de 10 anos,primeiro a Deus e depois a esta maravilhosa planta estou ate hj controlando os meus rins, sem outro tipo de remedios alopaticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por quantos dias voce usou esta planta, pois estou insuficiencia renal.

      Excluir
    2. Ele pode ser tomado por uns cinco dias ou mais .

      Excluir
  2. espero que essa pedra saia logo do meu rins estou tomando o cha vamos ver ne..

    ResponderExcluir
  3. eu tenho está folha em minha casa,estou tomando o chá,ja estou sentindo melhora em meu rins,uma amiga que mi indicou,dai fui em uma casa que vende folhas pedi informação,e o rapaz garantiu a folha é boa.

    ResponderExcluir
  4. tive uma forte crise renal na quinta feira 31/01/2013 fui internado e ao sair do hospital meu amigo me informou q em sua casa tem cana de macaco me deu algumas folhas e estou ferventando agua e abafando as folhas e tomando este cha estou me sentindo melhor mas tenho uma duvida estou tomando o cha e urinando muito sera q estou tomando da forma correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, pois o chá é diurético. E é bom que vc urine muito, pois assim os cristais no rim vão se dissolvendo, até sumirem!!

      Excluir
    2. Gilberto,
      Este chá não pode ser prologando, pois solta a urina.
      É reomendavel usar penas dois dias seguido.
      Esta planta é milagrosa para resolver problemas renais, mas precisa saber usa-la, pois tudoem excesso faz mal também, né mesmo?

      Excluir
  5. Sim, está certo. É para urinar bastante.

    ResponderExcluir
  6. Otimo saber, tive as primeiras crises de colica renal..desejo a ninguem, estou a base de medicamentos e chá da folha de cana de macaco..espero ter bons resultados e principalmente nunca mais sentir essa dor exagerada. E realmente..diurético essa folha é mt!

    ResponderExcluir
  7. como fasso para fazer o chá?estou curiosa em saber!!!

    ResponderExcluir
  8. Coloque a planta em água fervente por uns minutos. É recomendado não adoçar.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, tenho algumas duvidas e gostaria de esclarecimento.
    Para melhor absorção do organismo da propriedade que interessa da planta é necessário desseca-la para infusão? E quanto ao caule deve ser usado também seco? Grato

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. eu tomei a cana de macaco e de fato melhorei,pois eu vivia indo ao hospital tomar buscopam na veia,só que tive uma dúvida agora quando me deram a cana de macaco me ensinaram a descascar a cana e bater ela no liquidificador com água,embora o gosto era ruim foi muito bom pra mim,mas será que eu fiz errado!1

      Excluir
  11. Acho que não precisa necessariamente ser em chá. Pode ser batida também, das duas formas se obtém o princípio ativo.

    ResponderExcluir
  12. estou tomando batido no liquidificador..e esta dando certo. estou ficando super bom graças a deus...

    ResponderExcluir
  13. estou tomando batido no liquidificador..e esta dando certo. estou ficando super bom graças a deus...

    ResponderExcluir
  14. Franciellen Gomes27 de junho de 2013 09:39

    Conheço essa planta desde criança pois tinha problemas de infecção urinaria, quando tenho cistite tomo logo esse chá e a ardencia passa logo também funciona em caso de diarréia.

    ResponderExcluir
  15. Bom saber que funciona também para cistite, Franciellen

    ResponderExcluir
  16. Nossa, comecei a tomar para cálculo renal. espero ter sucesso também.

    ResponderExcluir
  17. Estou fazendo tratento com o cha para problemas de calculo renal sera que ficarei boa?

    ResponderExcluir
  18. Muito boa essa planta, acho que não tem problemas nos rins, mas quando tomo o chá percebo que meus lábios não fica seco como antes como si eu tivesse tomando muito água.

    ResponderExcluir
  19. essa planta é maravilhosa, estou tomando e realmente faz efeito.

    ResponderExcluir
  20. MUITO BOA. TIVE UMA CRISE. TOMEI E FUNCIONOU MESMO. AINDA BEM QUE NO MEU QUINTAL TEM DEMAIS DESSA PLANTA.

    ResponderExcluir
  21. GOSTARIA DE SABE SE É BOM PARA INSUFICIENCIA RENAL?

    ResponderExcluir
  22. Quem tem insuficiência renal pode tomar esse chá?

    ResponderExcluir
  23. Aí eu já não sei, seria bom perguntar para médico.

    ResponderExcluir
  24. Vou começar a tomar o chá, espero que que os resultados sejam bons, pois estou com diversos cálculos renais.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, tenho plantado em casa e gostaria de saber como e qual a parte utilizada para inchaço. Grata.

    ResponderExcluir
  26. SOUBE ONTEM DESSA PLANTA E ME DISSERAM QUE PARA DOR DE COLUNA TAMBÉM FUNCIONA. A COLEGA DISSE QUE TOMOU E NUNCA MAIS SENTIU NADA. ESTOU COM DORES FORTES NA COLUNA LOMBAR.

    ResponderExcluir
  27. SOUBE ONTEM DESSA PLANTA E ME DISSERAM QUE PARA DOR DE COLUNA TAMBÉM FUNCIONA. A COLEGA DISSE QUE TOMOU E NUNCA MAIS SENTIU NADA. ESTOU COM DORES FORTES NA COLUNA LOMBAR.

    ResponderExcluir
  28. SOUBE ONTEM DESSA PLANTA E ME DISSERAM QUE PARA DOR DE COLUNA TAMBÉM FUNCIONA. A COLEGA DISSE QUE TOMOU E NUNCA MAIS SENTIU NADA. ESTOU COM DORES FORTES NA COLUNA LOMBAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só funcionaria pra dor na coluna caso a fonte da dor fosse os rins.

      Excluir
  29. Olá. Pode usar as folhas e o caule pra fazer o chá.

    ResponderExcluir
  30. comecei a fazer o uso hoje devido a calculo renal.mas tenho duvida na quantidade.posso tomar por ex.um litro por dia?

    ResponderExcluir
  31. Pode sim. Quanto mais você tomar, melhor.

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre fui resistente às plantas medicinais, acontece que senti fortes dores na uretra e estava com a urina bem turva e com cheiro forte o que demonstrava infecção na bexiga, tive várias vezes, por isso sabia que era. Tenho essa planta em casa e resolvi fazer o chá pois não encontrei minha médica. Tomei por dois dias e quando fiz o exame para surpresa minha não constatou nada. Pela primeira vez não precisei tomar antibiótico.Estou de queixo caído!!!!!!!!! Viva as plantas!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Estou com pedra na vesícula. No meio de uma crise. Pensem na dor?! Vou fazer esse chá agora, tomara que resolva comigo também!

    ResponderExcluir
  34. Sei que melhora pedra no rim, agora pedra na vesícula não sei te informar se vai melhorar não....

    ResponderExcluir
  35. quantas folhas preciso usar para fazer um litro de cha?

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.