quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os benefícios da JACA

Cada espécie perdida apaga uma possibilidade. Quem diria, por exemplo, que a jaca – uma planta importada, mas muito popular – poderia produzir um poderoso cicatrizante para queimaduras? A professora Maria Cristina Roque Barreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP) começou a testar o uso de substâncias da semente da jaca como antiinflamatório. E teve uma enorme surpresa ao descobrir o KM+, uma proteína que estimula uma impressionante regeneração de queimaduras.

“A partir do estímulo com a proteína KM+, os glóbulos brancos contidos na corrente sangüínea vão para os focos de inflamação. Foi uma surpresa. Eu diria que é melhor do que uma cicatrização mais rápida”, avalia a professora.

Muito melhor, descobriu o cirurgião neurologista Ricardo Oliveira, quando ainda fazia o segundo ano de medicina. Ele pesquisava os efeitos da jacalina, uma das proteínas da jaca, sob a orientação da professora Maria Cristina. A experiência foi feita com cobaias anestesiadas.

O animal sofria uma queimadura controlada, provocada por água a 60ºC durante um minuto. Em seguida, os ratos eram separados em dois grupos. Um recebia um pouco de vaselina com o derivado da jaca. O outro tinha a queimadura tratada apenas com vaselina. Vinte e quatro horas depois, o então estudante voltou ao laboratório e viu nos ratos uma reação totalmente inesperada.

A equipe do Globo Repórter também voltou ao laboratório 24 horas depois de as cobaias sofrerem as queimaduras para ver o que tinha acontecido.
Seria possível repetir ainda hoje aquela experiência de anos atrás, quando o professor viu os animais melhorarem com a pomada feita a partir da semente da jaca?

“A gente percebe que existe uma grande área enegrecida, caracterizando necrose, ou seja, morte do tecido. E o animal também está bastante quieto, sem demonstrar muita atividade no seu ambiente. Enquanto isso, no outro animalzinho, a gente observa que não existe área de necrose de tecido tão evidente. E o animal está muito mais ativo que o seu colega vizinho”, avalia o cirurgião neurologista.

A professora continuou os estudos e percebeu que uma outra proteína da jaca, batizada de KM+, acelera a reposição das células destruídas pela queimadura.

“É melhor do que cicatrização porque a cicatrização forma um tecido fibroso, que não é um tecido funcional e que esteticamente tem problemas. Com o uso da proteína isso não acontece. Nós temos um tecido com aspecto e funcionamento absolutamente similares ao do tecido anterior”, ressalta Maria Cristina.

PROF. MARIA CRISTINA BARREIRA -
CAMPUS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - PRÉDIO CENTRAL
Pesquisa Semente de Jaca:
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO.

Outros benefícios da jaca:
A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais. É rica também em Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina).
Os minerais como Cálcio e o Fósforo tem como principais funções a formação dos ossos e dentes, promover o crescimento normal a, é responsável também pela transmissão dos impulsos nervosos.
O Ferro participa da formação do sangue. As vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.
A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre. E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral.

10 comentários:

  1. Oi Thamires, tudo bem?
    Eu vi uma pergunta que vc fez no yahoo:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:nUWE_j-U2LAJ:br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20091204082233AAup3fs+algu%C3%A9m+ja+usou+lama+contra+celulite%3F&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    a pessoa te respondeu a respeito de uma lama?
    Vc fez o uso? teve mias informações a respeito?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Sim, a pessoa me respondeu, eu cheguei a comprar a tal lama, mas não vi diferença nenhuma. Fiquei decepcionada... mas fazer o que, né? Continuo na luta. rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! Nossa, parecia tãooooo mágico!
    NENHUMA DIFERENÇA??? vc usou várias vezes ou só uma vez?
    E doeu tanto qto ela disse?
    Eu fiquei sabendo de uma outra, vê se vc ja viu:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Fkf-UDkVYQ0J:www.enetural.pt/catalogo/emagrecimento/produto/guam-lama-de-algas_44_69_71877.aspx+algu%C3%A9m+ja+usou+lama+contra+celulite%3F&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a
    só que é beeeeem mais cara...
    Ah parabens pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu usei uma vez só porque não encontrei para comprar no Brasil, e uma amiga me mandou 1 envelope do exterior. Olha, não doeu tudo o que ela falou não. Eu deixei a lama agir por 1 hora. Na primeira meia hora não senti absolutamente nada. Na segunda meia hora senti uma ardidinha, mas nada demais.
    Esse produto aí que vc mandou parece bom, mas é muito caro.. Mas se você experimentar e gostar do resultado, por favor me fale.
    Beijos, visite sempre meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Menina, onde compra aqui no Brasil essa tal máscara GUAM que vc me mandou o link?

    ResponderExcluir
  6. Oiii... eu ainda nao descobri onde encontra aqui no Brasil!!! Mas to conversando com umas pessoas...
    Assim que eu souber, eu volto a te escrever!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, thamiris

    Por favor, gostaria de saber mais sobre os beneficios que o leite da jaca tem sob os olhos?
    Todos podem realmente usa-la com segurança?
    Se sim, como usa-la?

    Muito obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    Eu não sei te dizer. Pesquisei mas em todo lugar eu só encontrei a mesma informação : "O leite de jaca é empregado nos casos de irritação nos olhos em geral". Só isso. Desculpe não poder ajudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. alguem pode me irformar qual o procedimento usado para fazer essa pomada ; pois estou com vontade de usar esse procedimento como meu trabalho na feira de química , se você puder me ajuda agradecido

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.