segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudo comprova a eficácia da acupuntura para dor

 
Estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, demonstra que a acupuntura associada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica.
A lombalgia (dor lombar) é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Até 90% das pessoas sofrerão, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se torna crônico.
O estudo foi realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC com um grupo de 60 pacientes com lombalgia crônica. Sendo que 28 pacientes receberam tratamento convencional, enquanto o restante teve o tratamento convencional associado à acupuntura.
Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, após o término das seis sessões de acupuntura, foi verificado que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor.
O tratamento convencional - uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias - nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes. Amadera afirma que quando estas medidas são insuficientes, recomenda-se a associação de procedimentos não farmacológicos, como exercícios terapêuticos e acupuntura, por exemplo, ao tratamento convencional.
A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento. Segundo João Amadera, foi possível, por meio deste estudo, comprovar a eficácia da técnica chinesa milenar associada ao tratamento convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.