terça-feira, 4 de agosto de 2009

Acupuntura em Crianças


A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa, uma terapia complementar – e não mais alternativa, que é utilizada com sucesso para tratar muitas doenças e dores, inclusive na infância.

Os efeitos benéficos da acupuntura em adultos são igualmente satisfatórios em crianças, e o que diferencia é apenas a forma com que esse tratamento é ministrado, pois em crianças são utilizadas sementes de mostarda coladas à pele com Micropore e/ou acupuntura a laser, ao invés de agulhas.

Os recém-nascidos e bebês pequenos freqüentemente sofrem de cólicas, as quais podem ser tratadas com as sementes de mostarda coladas em determinadas regiões da orelha, ao redor do umbigo e na testa.

São comuns na infância também doenças como rinite, dores de cabeça, insônia, bronquite, dermatite, gastrite, asma, dores em geral, entre outras. Através da acupuntura a laser e de “sementinhas” coladas em regiões específicas do corpo e da orelha, essas doenças são tratadas com rapidez e eficácia, e a melhora pode ser percebida já na primeira semana.

O tratamento é indicado uma vez por semana, e conforme o quadro for melhorando, as sessões vão sendo espaçadas: a cada quinze dias, a cada mês, e assim por diante. A acupuntura pode também ser utilizada preventivamente por toda a vida, evitando doenças, além de tratar as pré-existentes.

Enfim, a prática mostra que as crianças particularmente respondem mais rápido à acupuntura do que os adultos, mesmo sem a inserção de agulhas. Essa terapia é saudável, não tem contra-indicações nem efeitos colaterais, além de auxiliar na diminuição de dosagem de medicamentos (ou até completa abolição dos mesmos) e tem um custo ínfimo se comparado a outros tipos de tratamento ou até mesmo se comparado à acupuntura em adultos.


Thamiris Stefani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.