terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dores nas costas

A dor nas costas é um sintoma agudo ou crônico que a maioria da população mundial já sentiu, sente ou sentirá um dia. Pode ser causada pelo desgaste das articulações da coluna (chamada hérnia de disco), ou então por vários fatores que podem ser isolados ou interligados, como baixo condicionamento físico, má postura, mecânica anormal dos movimentos (movimentos “errados”), pequenos traumas, esforço repetitivo, etc.

Quando a dor se irradia ou "caminha" para as coxas e pernas ela é chamada de dor ciática, que é causada devido a uma irritação ou inflamação do famoso nervo ciático.

Algumas dores também podem estar ligadas ao stress e ao emocional, onde a tensão muscular é responsável pela formação de nódulos musculares e pelo aparecimento da dor.

A acupuntura é a técnica mais segura e eficaz para combater essas dores que atormentam muitas pessoas. Através da acupuntura são utilizadas técnicas de analgesia quando as dores são muito fortes, mas também a dor é tratada como patologia, e não só “mascarada”.

A acupuntura conta com diversas técnicas no auxílio do tratamento das dores, como por exemplo:

- As ventosas, que são “recipientes” aos quais se aplica um vácuo, podem ser fixadas no local da dor por alguns minutos ou faz-se uma varredura com a ventosa pela região dolorida. Neste caso não há utilização de agulhas.

- Os magnetos, que nada mais são do que ímãs, quando colados em face norte colados à área da dor, atuam com efeito antiinflamatório e analgésico.

- O Hai Hua, que é um aparelho que emite ondas eletromagnéticas que atuam como um antiinflamatório e um analgésico potentes. Neste caso também não são utilizadas agulhas.

- As agulhas, já tradicionalmente consagradas na acupuntura, podem ser utilizadas isoladamente (na área da dor e em pontos específicos para tratar a dor e suas causas), ou também podem ser utilizadas acopladas a um eletroestimulador, onde a corrente elétrica, se utilizada corretamente, tem um efeito analgésico surpreendente, anestesiando em muitas vezes completamente a dor.

A acupuntura, quando executada de forma correta por um profissional qualificado, traz inúmeros benefícios, e tanto no tratamento para dores nas costas quanto para outras enfermidades, pode curar o paciente de problemas que precisariam de cirurgia, como é o caso da hérnia de disco.


Thamiris Stefani

Um comentário:

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.