terça-feira, 4 de agosto de 2009

STRESS

O Stress ou estresse é uma condição em que o organismo passa quando é estimulado por fatores desfavoráveis.

Durante as situações estressantes, o organismo libera a adrenalina, neurotransmissor responsável pelo aumento da pressão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos. Portanto o excesso da adrenalina no organismo por longos períodos pode ocasionar danos ao organismo, como dores no corpo, queda de cabelo, problemas de hipertensão e até problemas cardíacos.

Além da adrenalina, o principal hormônio liberado durante o estresse é o cortisol. O cortisol é um potente antiinflamatório, mas com muitíssimos efeitos desagradáveis no organismo. Entre eles estão o aumento da pressão arterial, aumento dos níveis glicêmicos (“açúcar”) do sangue, supressão do sistema imunológico, retenção de líquidos no corpo, redução da gordura localizada nos membros (pernas e braços), aumento da gordura abdominal, aumento de peso, etc. As cortisonas ou os corticoesteróides são antiinflamatórios com a estrutura muito parecida com a do cortisol. Os efeitos colaterais resultantes do uso desses medicamentos são iguais aos efeitos do cortisol no organismo. Portanto, o cortisol é um hormônio que não queremos em grandes quantidades no nosso organismo, devido a essas inúmeras reações desagradáveis.

O estresse pode ter relação com outras doenças psicológicas, como por exemplo, com a depressão. Portanto, o estresse não deve ser subestimado e deve ser tratado se estiver em situação crônica, pois pode ser uma porta de entrada para outras doenças, entre elas infecções, hipertensão, síndrome de Cushing, etc.

Há tratamentos farmacológicos e não farmacológicos. Os farmacológicos são medicamentos que só devem ser consumidos se receitados pelo médico. Os tratamentos não farmacológicos incluem mudança dos hábitos de vida, a prática de exercícios físicos moderados, acupuntura, etc.

A acupuntura equilibra o organismo como um todo e trata os problemas emocionais. Há pontos de acupuntura emocionais fortíssimos que surtem um efeito calmante surpreendente. A acupuntura sistêmica e a auricular, se utilizadas juntas, tornam-se uma poderosa ferramenta no combate e no tratamento do estresse, assim como muitas outras doenças. A vantagem deste tratamento é que ele pode ser feito em qualquer pessoa de qualquer idade, não tem contra-indicações e nem efeitos colaterais.


Thamiris Stefani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.