segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As mentiras sobre o uso de colágeno em cosméticos

O colágeno é uma proteína complexa que faz parte da matriz extracelular da pele. Ajuda a dar firmeza e sustentação à pele. É devido ao colágeno que quando somos jovens temos a pele firme e bonita. É devido à falta do colágeno que ficamos com a pele flácida e com rugas quando ficamos mais velhos. Isso é verdade. Quase todo mundo sabe disso.
Mas muitas empresas fabricantes de cosméticos e suplementos alimentares usam e abusam da imagem do colágeno para tentar vender produtos que dizem ter colágeno em sua composição. E aproveitam da ignorância de grande parte da população com relação ao mecanismo de ação dos cosméticos.

CREMES:
Esses produtos realmente têm colágeno em sua composição, sim, claro que sim.
O problema é que o colágeno é uma molécula protéica (uma proteína) de alta complexidade, ou seja, grande. A pele não consegue absorver as moléculas de colágeno. Portanto, esse colágeno presente nesses cremes fica do lado de fora da pele. Não é absorvido. Portanto, seu efeito é zero.

SUPLEMENTOS E CÁPSULAS
E com relação aos suplementos alimentares que dizem conter colágeno ou cápsulas de colágeno?
Nada mais têm do que gelatina. Pessoas pagam caro por cápsulas que não passam de gelatina.
Estão te enganando? Não. Porque gelatina é colágeno puro (com adição de corantes e conservantes e flavorizantes). Então nessas cápsulas e suplementos realmente têm colágeno. Mas isso não significa que faça efeito. Por quê?
Todas as proteínas são digeridas no nosso trato gastro-intestinal. O colágeno não é exceção. Você ingere a cápsula com colágeno e prontamente o colágeno será digerido. Você absorverá somente os aminoácidos livres. Se você tivesse comido um pedacinho de carne, daria na mesma.

PORTANTO: Cremes e produtos para a pele com colágeno podem até hidratar a pele ou fazer algum bem por causa de algum outro componente na fórmula. Mas não é graças ao colágeno.
Suplementos e cápsulas com colágeno nada mais são do que suplementos protéicos. Nao vão fazer você ter mais colágeno.

QUAL A SOLUÇÃO?
Nós temos que fabricar nosso próprio colágeno. Só assim.
Tem jeito de acelerar esse processo? Sim, tem sim. A vitamina C ajuda na síntese de colágeno, então coma mais futas com vitamina C (caju, acerola, laranja, morango...). A solução está aí, na sua alimentação. Fácil fácil. Não nos cosméticos.


Thamiris Stefani

8 comentários:

  1. Oi ,como vai? Meu nome e Viviani.Gostei do seu blog e bem atualizado. Queria saber o que me diz do colageno hidrolizado? Nao seria ele mais puro ou mais concentrado? Para uma pessoa como eu com 54 anos seria melhor suplementar com esse colageno hidrolizado ou comer gelatina teria o mesmo efeito? Espero que me esclareca essas duvidas pois existe uma correria atras desse colageno para melhorar o corpo e pele.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Acho que você não entendeu muito bem o texto que eu escrevi. O suplemento de colágeno (seja ele hidrolisado ou não) não vai ter efeito nenhum na sua pele. Não adianta nada. Se você quiser, pode comer gelatina que é a mesma coisa, mas mesmo assim não tem efeito; para melhorar a firmeza da pele, suplemento de vitamina C (seja em frutas ou cápsulas). Só a vitamina C estimula a produção de colágeno.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. um homem chega a produção máxima aos 30 anos ne ,ele consegue manter ela naturalmente sendo uma pessoa saudável ate uns 40 e poucos?

    ResponderExcluir
  4. Dá pra manter o colágeno tendo uma alimentação saudável, rica em vitamina C. Usar protetor solar e evitar o sol, evitar fumar, essas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Valeu doutora é bom a gente ver que existem ainda pessoas honestas e que falam a verdade num mundo onde as indústrias enganam os outros

    ResponderExcluir
  6. Alem do colágeno tem outros que não são absolvido s pela pela? Tem algum produto que realmente penetra e ajuda o rosto, como produtos a base de vitamina E ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há sim. A vitamina E e a vitamina C penetram na pele e são antioxidantes, evitando o envelhecimento.

      Excluir
  7. Muito bom esses comentários, parabéns

    ResponderExcluir

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.