quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DRENAGEM LINFÁTICA e MASSAGEM RELAXANTE

DRENAGEM LINFÁTICA


A drenagem linfática é uma massagem que trabalha o sistema linfático, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é um líquido que banha os tecidos do corpo humano e é formada através do extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos. A linfa é filtrada nos gânglios linfáticos (linfonodos), e direcionada de volta ao sangue.
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que banha as células e devolvê-lo ao sangue. A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas (toxinas) que as células produzem durante seu metabolismo.
Não há um órgão específico que bombeie a linfa, então sua movimentação depende unicamente de agentes externos, como por exemplo, a compressão dos músculos (realizada durante exercícios físicos), a respiração, a atividade intestinal e inclusive a massagem denominada drenagem linfática.
A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos que ocorre por fatores internos.
A drenagem linfática auxilia a eliminação desses líquidos, por movimentar a linfa até os gânglios linfáticos. Esses líquidos serão encaminhados ao sangue e dessa forma poderá ser eliminado pela urina. Por esse motivo é muito comum sentir muita vontade de urinar após uma sessão de drenagem linfática.
Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
Gestantes também se beneficiam muito da drenagem, pois alivia os inchaços e as dores muito comuns nessa época.
Realizamos também na clínica a drenagem linfática pós-cirúrgica, que é utilizada como tratamento de recuperação após uma cirurgia plástica. Normalmente as drenagens podem ser iniciadas aproximadamente 15 dias após a cirurgia (o tempo varia conforme indicação médica). As manobras são mais suaves no local da cirurgia, e junto é utilizado um aparelho de ultrassom em cima do local.
O objetivo da drenagem pós-cirúrgica é acelerar a cicatrização local, reduzir inchaços e evitar que se formem fibroses (tecido de cicatrização interno) no local da cirurgia.
Existem alguns casos em que não é indicada a drenagem linfática, por exemplo, pessoas que tem ou já tiverem tumores, flebite ou trombose.

Nossa sessão de drenagem linfática dura cerca de 1 hora, inclui a bambuterapia e técnicas de massagem relaxante nos pés, mãos, cabeça e costas.


MASSAGEM RELAXANTE

Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.
O poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças.
Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.
Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.
As pessoas que não conhecem muito bem os benefícios da massagem associam a prática somente para o relaxamento como objetivo, porém, a massagem é capaz de proporcionar diversos outros benefícios físicos e emocionais, dos quais podemos destacar:
· Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar
· Reduz a ansiedade
· Combate o estresse
· Estimula a circulação sanguínea e linfática
· Reduz a tensão e dor muscular
· Elimina toxinas e resíduos metabólicos
Como vimos, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças e promoção da saúde.

3 comentários:

Pessoas, deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo.